Vida e morte da empresa familiar diferenciada

AutorHaroldo Malheros Duclerc Verçosa
Páginas87-89

Page 87

O homem, ou seja, o ser humano, " movido por seus interesses, predominantemente de natureza egoísta, pensando em si mesmo e no seu bem-estar. Afinal de contas, trata-se da antiga luta pela sobrevivência. O preço pago pelos benefícios de se viver em comunidades não anula essa índole natural. Mas este fato não afasta o reconhecimento de que altruístas existem, buscando o próprio bem ao lado daquele da coletividade.

O modelo ideal entre egoísmo e altruísmo é aquele em que cada um realiza os seus objetivos pessoais ao mesmo tempo em que beneficia a sociedade. Veja-se que a Lei das Sociedades Anónimas, reguladora de um tipo societário de objetivo intrinsecamente lucrativo (e, portanto, egoísta) se preocupa com esta questão, atribuindo ao seu controlador uma responsabilidade que vai além dos seus interesses pessoais, passando pelos acionistas minoritários, pelos seus empregados e pela comunidade em que ela atua, os quais cabe resguardar.

No mundo capitalista, naturalmente impulsionadas as pessoas buscam sobreviver pela sua própria iniciativa, criando oportuni-dades em tal sentido, de forma individual ou coletiva. Para esta finalidade muitos meios lícitos estão disponíveis e no campo que nos interessa uma das formas de viver é explorar uma determinada atividade económica, entre as quais a empresa mercantil que, em situações de normalidade, apresentará o lucro esperado pelo empresário. A distribuição interna e externa e o giro desse lucro preencherão o papel social da empresa no mercado.

Ahistória de algumas empresas apresenta particularidades únicas, que não se repetem no tempo e no espaço. Trata-se daquelas de natureza familiar, que apresentam um produto diferenciado, trazido ao mundo pelo seu idea-lizador, que lhe deu nascimento e a fez crescer forte e sadia dentro de um mercado restrito. Para isto não é preciso que a sua atividade consista em produção própria de bens e de serviços para revenda. Pode se tratar de uma empresa que arregimenta produtos de fornecedores especializados, organiza-os de forma criativa e os disponibiliza aos interessados mediante retribuição financeira.

Mesmo que a ideia haja germinado pronta na cabeça do seu autor, o produto precisa ser desenvolvido, solidificado, distribuí-

Page 88

do e conservado na sua qualidade crescente, em determinado espaço de tempo.

O empresário que lhe deu nascimento percebe a existência de um mercado aberto à exploração. Ele é virgem ou quase. Há produtos similares em parte, não...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT