Vestida de saudade viva: o sentimento saudoso como tra(d)ição na poesia de Maria Teresa Horta

AutorDurval Muniz de Albuquerque Júnior
CargoDoutor em História pela Universidade de Campinas
Páginas285-315
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-7976.2016v23n35p285
Vestida de saudade viva: o sentimento saudoso como
tra(d)ição na poesia de Maria Teresa Horta
Dressed in live longing: the nostalgic sentiment as tradition in the
poetry of Maria Teresa Horta
Durval Muniz de Albuquerque Júnior*
Resumo: Esse texto se inscreve no campo dos estudos sobre os usos do
passado. Tomando como material de análise a obra da poeta portuguesa Maria
Teresa Horta, notadamente seus livros Cronista não é recado, Minha senhora
de mim, Novas cartas portuguesas e Educação Sentimental, analisa como
ela se utiliza de gêneros narrativos, tanto literários, quanto memorialísticos e
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da história das mulheres e da escrita sobre e de mulheres em Portugal. Sua
obra redimensiona o uso saudosista de dados topos narrativos e das mitologias
nacionalista e conservadora que sustentaram, ao mesmo tempo, o regime
salazarista e a exclusão social das mulheres. Sua escrita realiza uma traição à
tradição e explicita que, nem sempre, saudade quer dizer regresso. .
Palavras-chave: saudade; tradição; traição; modelos narrativos; feminismo
* Doutor em História pela Universidade de Campinas (UNICAMP) e atualmente professor
permanente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/Natal) e do Programa de
Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Tem experiência
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e produção de subjetividade. E-mail: durvalaljr@gmail.com
286
Revista Esboços, Florianópolis, v. 23, n. 35, p. 285-315, set. 2016.
Abstract:       
Taking as material for analysis the work by Portuguese poet, Maria Teresa
Horta, notably her books Cronista não é recado, Minha senhora de mim,
Novas cartas portuguesas and Educação Sentimental, there is an analysis of
how she makes use of narrative genres, both literary, and memorialistic and
historiographical, considered traditional in performing a critical rereading
of the history of women and writing on and about women in Portugal. Her
work reassesses the nostalgic use of narrative data and the nationalistic and
conservative mythologies that sustained the Salazarist regime, and the social
exclusion of women, at the same time. Her writing carries out a betrayal of
tradition and explains that longing does not always mean regression.
Keywords: longing; tradition; betrayal; narrative models; feminism.
Quanta saudade
da seda do vestido
que à pele adere
num outro abraço
(Ritual do Amor)
Saudade não é regresso
No ano de 1967, a poetisa e escritora portuguesa Maria Teresa Horta
lança o livro de poesias intitulado Cronista não é recado1. Desde o título se
pode perceber a relação crítica que sua obra vai estabelecer com uma dada
tradição narrativa, com um dos gêneros narrativos que foi fundamental na
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As narrativas que nos séculos XVI e XVII registraram o que seriam os feitos de
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as façanhas de homens de estirpe e de escol, construindo através de narrativas
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deveriam ser lidas inocentemente como narrativas realistas e veristas sobre o
passado nacional, Maria Teresa Horta chama atenção para um elemento, muitas
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num país como o Portugal, da década de sessenta, ainda submetido ao regime
salazarista: o papel da linguagem, o papel da narrativa na construção do que
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tomados como relatos verídicos sobre a história pátria. Esse livro é muito
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