Entre o ver e o ser visto: notas sobre a visibilidade do homem e do animal no cinema e na literatura

AutorCarolina Anglada de Rezende
CargoIntegrante do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Letras da UFMG
Páginas34-45
doi:10.5007/1984-784X.2015v15n24p34
34
|boletim de pesquisa nelic, florianópolis, v. 15, n. 24, p. 34-45, 2015|
ENTRE O VER E O SER VISTO
NOTAS SOBRE A VISIBILIDADE DO HOMEM E
DO ANIMAL NO CINEMA E NA LITERATURA
Carolina Anglada de Rezende
UFMG/CAPES
RESUMO: Este artigo pretende estabelecer interseções entre a produção cinematográfica Ex isto , de
Cao Guimarães, e a obra literária que a motiva, Catatau, de Paulo Leminski, tendo como eixo a
discussão sobre as posições ocupadas pelo homem e pelo animal. A fim de evidenciar as implicações
de uma inversão crítica propiciada pela exposição do homem, que é perscrutado, e torna-se,
imagem, e do animal, que se posiciona como o detentor do olhar, recorremos ao pensamento de
George Didi-Huberman, Giorgio Agamben e Michel Foucault.
PALAVRAS-CHAVE: Sujeito-objeto. Homem-animal. Montagem. Cao Guimarães. Paulo Leminski.
BETWEEN SEEING AND BEING SEEN
NOTES ON THE VISIBILITY OF MAN AND ANIMAL
IN CINEMA AND LITERATURE
ABSTRACT: This article aims to establish intersections between the film Ex isto, made by Cao
Guimarães, and the literary work that motivates it, Catatau, by Paulo Leminski, with the discussion of
the positions occupied by the man and the animal. In order to emphasize the implications of a
critical reversal brought by exposure of man, that is scrutinized and becomes image, and animal,
which is positioned as the holder of the looking, we turn to the thought of George Didi-Huberman,
Giorgio Agamben and Michel Foucault.
KEYWORDS: Subject-object. Man-animal. Assembly. Cao Guimarães. Paulo Leminski.
Carolina Anglada de Rezende é integrante do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Letras
da UFMG.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT