Como-ver: um cinema de palavras na poesia de Manuel Gusmão

AutorMarleide Anchieta de Lima
CargoColaboradora do NEPA (Núcleo de Estudos de Literatura Portuguesa e Africana - UFF)
Páginas62-76
doi:10.5007/1984-784X.2015v15n24p62
62
|boletim de pesquisa nelic, florianópolis, v. 15, n. 24, p. 62-76, 2015|
COMO-VER: UM CINEMA DE PALAVRAS
NA POESIA DE MANUEL GUSMÃO
Marleide Anchieta de Lima
UFF
RESUMO: O artigo se propõe a apresentar uma análise da dinâmica cinematográfica presente na
escrita de Manuel Gusmão poeta e ensaísta literário português , e de seu trabalho com a
sonoridade, com os movimentos, com o jogo de luzes e sombras a co-mover a materialidade verbo-
visual dos poemas. Nesse sentido, desenvolvem-se reflexões acerca de uma teorização da imagem e
de uma ética do olhar oriundas dos próprios procedimentos imagéticos que se estabelecem no lirismo
crítico do referido poeta, no âmbito da poesia portuguesa contemporânea.
PALAVRAS-CHAVE: Poesia portuguesa contemporânea. Manuel Gusmão. Cinema.
HOW TO SEE: A CINEMA OF WORDS
IN MANUEL GUSMÃO’S POETRY
ABSTRACT: The article aims to present an analysis of the cinematographic dynamics of Manuel
Gusmão’s writing a Portuguese poet and literary essayist and of his work with sonority, with
movements, and with the game of light and shadow in co-moving the verb-visual materiality of the
poems. In this sense, some reflections are developed on a theorization of the image and an ethics of
looking arising from the imagistic procedures established in the critical lyricism of the mentioned
poet, in the scope of the Portuguese contemporary poetry.
KEYWORDS: Portuguese Contemporary Poetry. Manuel Gusmão. Cinema.
Marleide Ancheita de Lima é colaboradora do NEPA (Núcleo de Estudos de Literatura Portuguesa e
Africana - UFF)

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT