A utilização da cultura como instrumento de desenvolvimento econômico e o papel da educação ambiental

AutorDionis Mauri Penning Blank - Claure Morrone Parfitt
CargoProfessor Adjunto no Curso de Direito da Faculdade Anhanguera de Pelotas/RS - Professora Adjunta no Curso de Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade Federal de Pelotas
Páginas105-124
105
DOI: 10.5433/2178-8189.2015v19n1p105
* Professor Adjunto no Cur-
so de Direito da Faculdade
Anhanguera de Pelotas/RS
e Assessor de Juiz de Direito
no Poder Judiciário do Es-
tado do Rio Grande do Sul
Bacharel em Direito, Espe-
cialista em Direito
Ambiental, Mestre em Ci-
ências e em Memória Soci-
al e Patrimônio Cultural pela
Universidade Federal de
Pelotas. E-mail: dionis
blank@gmail.com
** Professora Adjunta no Cur-
so de Curso Superior de
Tecnologia em Gestão
Ambiental da Universidade
Federal de Pelotas. Bacha-
rel em Arquitetura, Mestre
e Doutora em Planejamen-
to Urbano e Regional pela
Universidade Federal do Rio
Grande do Sul. E-mail:
clauremparfitt@gmail.com
SCIENTIA IURIS, Londrina, v.19, n.1, p.105-124, jun.2015 | DOI: 10.5433/2178-8189.2015v19n1p105
A utilização da cultura como
instrumento de desenvolvimento
econômico e o papel da educação
ambiental
USE OF CULTURE AS ECONOMIC DEVELOPMENT
TOOL AND THE ROLE OF ENVIRONMENTAL
EDUCATION
* Dionis Mauri Penning Blank
** Claure Morrone Parfitt
Resumo: Fenômenos como a culturalização das cidades
contemporâneas e a mercantilização do patrimônio cultural são
temas atuais que necessitam de maior exploração e compreensão.
Dessa forma, o objetivo geral deste trabalho de pesquisa foi
apresentar a educação ambiental, traduzida nos ideais de um
cidadão ecológico capaz de identificar, problematizar e agir,
como solução para o enfrentamento desses fenômenos e dos
seus efeitos negativos, como a singularidade, a perda da memória
local e a gentrificação. O patrimônio ocupa uma posição
privilegiada nas configurações da legitimidade cultural, nas
reflexões sobre identidade e nas políticas de vínculo social. Nas
sociedades de consumo e de cultura de massa, o uso do
patrimônio, a sua interpretação e até mesmo a sua simulação
passam a ser instrumentos de desenvolvimento local e nacional.
Consequentemente, revela-se a educação ambiental como uma
ferramenta capaz de propiciar a adequada utilização da cultura
como instrumento de revitalização urbana.
Palavras-chave: Cidade; Culturalização; Educação ambiental;
Memória; Mercantilização; Patrimônio cultural.
Abstract: Phenomena like the culturalization of contemporary
cities and the mercantilism of cultural heritage are current issues
that require further exploration and understanding. Thus, the
objective of this research work was to present the environmental
education, translated in the ideals of an ecological citizen able to
identify, discuss and act as a solution for addressing these
phenomena and its negative effects, such as uniqueness, loss
local memory and gentrification. The property occupies a
privileged position in the settings of cultural legitimacy, in the
reflections on identity and the social bond policies. In societies
of consumption and mass culture, the use of heritage, its
interpretation and even your simulation are to be local
development instruments and national. Consequently,
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DIONIS MAURI PENNING BLANK E CLAURE MORRONE PARFITT
SCIENTIA IURIS, Londrina, v.19, n.1, p.105-124, jun.2015 | DOI: 10.5433/2178-8189.2015v19n1p105
environmental education is revealed as a tool capable of
providing the proper use of culture as urban revitalization
instrument.
Keywords: City; Culturalization; Environmental education;
Memory; Mercantilism; Cultural heritage.

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