O uso do design thinking como ferramenta no processo de inovação em bibliotecas

AutorDiana Marcela Bernal Ramírez, Thais Batista Zaninelli
Páginas60-75
59
v. 22, n. 49, 2017.
p. 59-74
ISSN 1518-2924
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 22, n.49, p. 59-74,
maio/ago., 2017. ISSN 1518-2924. DOI: 10.5007/1518-2924.2017v22n49p59
O uso do design thinking como ferramenta no processo de
inovação em bibliotecas
Use of design thinking as a tool in the process of innovation in libraries
Diana Marcela Bernal RAMÍREZ (dimabera@yahoo.es)*
Thais Batista ZANINELLI (thais.zaninelli.uel@gmail.com)**
* Mestranda no Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da UEL.
** Professora Do Departamento de Ciência da Informação da UEL.
Resumo
Este artigo tem como finalidade a presentar estudos de c asos de sucesso do uso da
abordagem do Design Thinking (DT) em bibliotecas e teve como objetivo estudar o Design
Thinking através da história, as fases que compõem esta abordagem de inovação, bem como
a importância da fase da prototipagem, e a relevância do Design Thinking na Ciência da
Informação. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, na qual foram pesquisadas
bases de dados para a coleta de informações pertinentes, como artigos de periódicos da
Capes, livros e páginas de internet. Como resultado da análise das informações se conseguiu
identificar a importância do DT na área da Ciência da Informação e as vantagens que pode
representar esta nova abordagem no contexto acadêmico e de negócios.
Palavras-chave: Design Thinking; Bibliotecas; Origem do Design Thinking; Fases do Design
Thinking; Ciência da Informação
Abstract
This study to present a theoretical article on success stories of Design Thinking (DT) in
libraries, which aimed to study the Design Thinking through of the story, the phases that
make up this methodology, a s well as the importance of the stage of prototyping, and the
relevance of Design Thinking in Information S cience. To this end, it was made a
bibliographical research where databases employed to collect relevant information were the
Capes journal articles, authors of books and internet pages. As a result of analysis of the
information it w as able to identify the importance of DT in the field of Information Science
and the advantages that can represent this new methodology to a level academic and
business.
Keywords: Design Thinking; Libraries; Origin of Design Thinking; Phases of Design
Thinking; Information Science
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
ARTIGO
Recebido em:
23/06/2016
Aceito em:
10/04/2017
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1 INTRODUÇÃO
Abordar o tema inovação, em especial o processo desenvolvimento de
produtos e s erviços de informação, exige uma reflexão acerca d e quais são as
características que definem in ovação ( BEHARRY; PUN, 2011; SCOZZI, GARAVELLI;
CROWSTON, 2005) e como as bibliotecas universitárias utlizam as ferramentas
voltadas para a inovação.
É notório que os serviços informacionais tradicionais oferecidos por estas
organizações estão passando por significativas mudanças devido a vários fatores,
que vão desde a mudança no comportamento dos usuários em relação ao ambiente
físico da biblioteca até o rápido avanço na tecnolog ias de informação. Atualmente
estes e outros fatores que serão abordados ao longo do texto causam impacto direto
no sucesso do processo de inovação.
Dada esta crescente atenção, nas últimas décadas, um número notável de
pesquisadores tem tentado identificar abordagens que são cruciais para o sucesso
do processo de inovação em diferentes contextos ( OSTROM, BITNER et al. 2010) .
Entretanto, devido à complexidade envolvente neste processo, este pode ser
realizado por meio de diferentes abordagens, como, por exemplo, a abordagem
proposta pelo Design Thinking (DT).
Basicamente, o DT é uma ferramenta de inovação, uma abordagem
predominantemente de g estão, que se vale de técnicas que os designers usam para
resolver problemas antigos de uma forma inovadora (NITZCHE, 2 012; FASCINE,
2014). Assim, entend er quais as abordagens que o DT propõe no âmbito d as
bibliotecas universitárias é um tema desafiador, uma vez que ambos os temas,
inovação em serviços de informação e DT, ainda são p ouco explorados em um
mesmo contexto.
Nesse sentido, para estudar a abordagem do DT como suporte no processo
de inovação nos serviços informacionais em bibliotecas universitárias, é necessário
analisar como o c omportamento das pessoas de forma geral está mudando. Isso
porque, com a abertura dos mercados, a chamada globalização, em que todos os
países e suas atividades foram melhor expostos ao mundo e essas mesmas
atividades podem ser intercambiadas entre os países, havendo ajuda mútua, há
evolução das nações.
Nesse contexto, McGrew e Lewis ( 1992) salientam que a globalização é [...] o
processo pelo qual os eventos, as decisões e as atividades numa parte do mundo
provocam repercussões significativas (e cada vez mais rápidas) para pessoas e
comunidades de outro quadrante distante do mundo. Também implica uma
intensificação do g rau de interação, inter-relação e interdependência entre os
estados e as sociedades que constituem a comunidade mundial.
Vale lembrar que os avanços tecnológicos vividos nos últimos anos, por um
lado, trouxeram a evolução para as organizações e as pessoas, tanto no âmbito dos
processos orgnizacionais quanto nas alterações no formato de comunicação; por
outro lado, também trouxeram fechamentos de organizações que não conseguiram
evoluir e se adpatar a esse novo cenário, pelo que se fez necessário olhar para outras
alternativas (CASTELLS, 1998, p. 4).
Assim, nessa busca por alternativas para a sobrevivência das organizações
neste atual cenário, para que as organizações, além de permanecerem no mercado,
sejam competitivas, ganhou força o t ema da inovação, ou seja, as empresas agora
têm que pensar no todo, tais como nos colaboradores, nos clientes, nos usuários, nas
novas características do mercado, enfim, os avanços das tecnologias de informação e
comunicação diminuíram a distância, bem como os serviços que as empresas
forneciam, pois desta forma foram eliminadas as fronteiras comerciais, sociais e
culturais. E no âmbito dos serviços de informação das bibliotecas universitárias não
foi diferente.
Em paralelo a estas mudanças, a empresa ID EO, organização reconhecida no
mundo pelos projetos de sucesso, lançava-se no mercado da inovação (NITZSCHE,

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