A universidade pública em tempos de ajustes neoliberais e desmonte de direitos

AutorMailiz Garibotti Lusa - Tiago Martinelli - Samara Ayres Moraes - Tiago Pacheco Almeida
CargoUniversidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Serviço Social, Curso de Serviço Social, Porto Alegre, RS, Brasil. - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Serviço Social, Curso de Serviço Social, Porto Alegre, RS, Brasil. - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Serviço Social, Curso de Servi...
Páginas536-547
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R. Katál., Florianópolis, v. 22, n. 3, p. 536-547, set./dez. 2019 ISSN 1982-0259
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-02592019v22n3p536
A Universidade pública em tempos de ajustes
neoliberais e desmonte de direitos
Mailiz Garibotti Lusa1
https://orcid.org/0000-0002-6007-1383
Tiago Martinelli2
https://orcid.org/0000-0002-3496-0873
Recebido em 01.02.2019. Aprovado em 16.04.2019. Revisado em 17.06.2019.
ESPAÇO TEMÁTICO: DIREITO À EDUCAÇÃO PÚBLICA, DEMOCRACIA E LUTAS SOCIAIS
A Universidade pública em tempos de ajustes neoliberais e desmonte de direitos
Resumo: Neste estudo é apresentada uma análise da educação pública brasileira, com enfoque no ensino superior, que toma por base o
histórico da contínua disputa entre projetos para área, considerando suas consequências para a educação brasileira ao longo do tempo.
Ao mesmo tempo, busca-se expressar a perspectiva daqueles que estão comprometidos com a luta por uma alternativa transformadora
e emancipatória para a educação, diante da conjuntura de ofensiva neoliberal e retirada de direitos. Através das categorias e concepções
do pensamento gramsciano, apontam-se instrumentos potencialmente transformadores e fortalecedores da estratégia de resistência à
hegemonia burguesa e neoliberal, fazendo deste conjunto de instrumentos um campo de intervenção para professores, pesquisadores e
alunos comprometidos com a defesa e com o fortalecimento da universidade pública.
Palavras-chave: Educação pública. Direitos sociais. Emancipação. Neoliberalismo. Luta de classes.
The Public University in Times of Neoliberal Adjustment and Loss of Rights
Abstract: This study presents an analysis of Brazilian public education, considering the history of disputes among different projects
for the area and the consequences for the country over time. The research focuses on higher education and aims to express the
perspective of actors committed to the struggle for a transformative and emancipatory alternative to education, challenging the
neoliberal offensive, and loss of rights. Using the categories and conceptions of Gramscian, the article points out instruments that
potentially transform and strengthen the strategies to resist to the bourgeois and neoliberal hegemony. This set of instruments may
represent a field of intervention for professors, researchers, and students committed to protecting and strengthening the public
university.
Keywords: Public education. Social rights. Emancipation. Neoliberalism. Class struggle.
© O(s) Autor(es). 2019 Acesso Aberto Esta obra está licenciada sob os termos da Licença Creative Commons
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1Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Serviço Social, Curso de Serviço Social, Porto Alegre, RS, Brasil.
2Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Serviço Social, Curso de Serviço Social, Porto Alegre, RS, Brasil.
3Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Serviço Social, Curso de Serviço Social, Porto Alegre, RS, Brasil.
4Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Curso de História, Porto Alegre, RS, Brasil.
Samara Ayres Moraes3
https://orcid.org/0000-0002-0361-5997
Tiago Pacheco Almeida4
https://orcid.org/0000-0002-0917-1696

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