Por uma educação para sustentabilidade

AutorAdriano Oliveira Martins - Raquel Cristina Ferraroni Sanches
CargoMestrando do Curso de Direito do Centro Eurípides Soares da Rocha de Marília-UNIVEM - Mestre e Doutora em Educação pela UNESP-Marília
Páginas61-78
61
Veredas do Direito, Belo Horizonte, v.9 n.17 p.61-78 Janeiro/Junho de 2012
RESUMO
Este estudo analisa uma proposta de educação sustentável, objetivando ex-
por o conceito da sustentabilidade à luz de uma perspectiva pedagógico-edu-
cacional de delinear a questão tanto na visão do ativista ambiental quanto
do empresário engendrado em um sistema capitalista, visando a demonstrar
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as atuais diretrizes educacionais a esse respeito. Conforme se compreende
o valor desta proposição, por meio da coleta e análise de dados e conceitos,
em um segundo momento busca-se a exegese dos seus pressupostos, bem
como tecer uma crítica a respeito da forma como se compreende os por-
   
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pais indagações que se formam a respeito da temática, visando a enxergar as
resoluções possíveis, melhorando, assim, a compreensão sobre o tema. As-
sim sendo, conclui-se que somente por meio da ação conjunta entre Direito,
educação e incentivo governamental, pode-se obter um resultado efetivo a
respeito do problema quanto à degradação do meio ambiente e opção por
um comportamento sustentável.
Palavras-chave: Educação. Sustentabilidade. Educação Sustentável. Meio
Ambiente.
POR UMA EDUCAÇÃO PARA
SUSTENTABILIDADE
Adriano Oliveira Martins
Mestrando do Curso de Direito do Centro Eurípides Soares da Rocha de
Marília – UNIVEM. Docente do Curso de Direito do Centro Eurípides
Soares da Rocha de Marília – UNIVEM. Docente do Curso de Direito da
Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP - Campus Lins. Docente
do Curso de Pós-Graduação do Centro Universitário
Toledo de Araçatuba – UNITOLEDO – SP.
End. Eletrônico: adrisino@hotmail.com
Raquel Cristina Ferraroni Sanches
Mestre e Doutora em Educação pela UNESP - Marília. Pró-Reitora do
Centro Universitário Eurípedes de Marília – UNIVEM. Docente do Curso
de Mestrado do Centro Universitário Eurípedes de Marília – UNIVEM – SP.
End. Eletrônico: raquell@univem.edu.br
POR UMA EDUCAÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE
62 Veredas do Direito, Belo Horizonte, v.9 n.17 p.61-78 Janeiro/Junho de 2012
EDUCATION FOR SUSTAINABILITY
ABSTRACT
This study examines a proposal for sustainable education, aiming to expo-
se the concept of sustainability in the light of pedagogical and educational
perspective, as to determine both, the vision of the environmental activist
as well as the vision of the entrepreneur engendered in a capitalist system.
 
protection, as well as the current educational guidelines in this regard. As
we understand the value of such proposition - by collecting and analyzing
data and concepts - in a second stage, we look into the exegesis of its as-
sumptions, as well as we criticize the way we understand the reasons of the
ineffectiveness of both the protection of the ideal of sustainability and the
awareness of entrepreneurs. At last, this paper seeks to answer key ques-
tions related to the theme in order to see possible resolutions, thus impro-
ving the understanding on the matters. Therefore, it is concluded that only
through joint actions between law, education, and government incentive,
we can get effective results on the problem of environment degradation and
the option for a sustainable behavior.
Key words: Education, Sustainability, Sustainable Education, Environ-
ment.
1 INTRODUÇÃO
Na medida em que, tratando-se do aspecto pedagógico de uma
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entraves que requerem mais do que instrução, requerem iniciativa política
e colaboração do Direito.
É sabido que a cada dia a necessidade de uma educação acerca
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de iniciativas governamentais que buscam adotar um comportamento “ver-
de”, reconhecendo a importância da sustentabilidade e suas benesses, no
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