Uma proposta de arquitetura de microsserviços aplicada em um sistema de CRM social

AutorLuiz Felipe Correa Chiaradia, Douglas Dyllon Jeronimo Macedo, Moisés Lima Dutra
Páginas150-162
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
147
v. 23, n. 53, 2018.
p. 147-159
ISSN 1518-2924
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 23, n. 53, p.
147-159, set./dez., 2018. ISSN 1518-2924. DOI: 10.5007/1518-2924.2018v23n53p147
Uma Proposta de Arquitetura de Microsserviços
Aplicada em um Sistema de CRM Social
A Proposal of Microservice Architecture Applied in a Social CRM
System
Luiz Felipe Correa CHIARADIA (luiz.fcc@gmail.com) *
Douglas Dyllon Jeronimo MACEDO (douglas.macedo@ufsc.br) **
Moisés Lima DUTRA (moises.dutra@ufsc.br) ***
* Mestrando no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de
Santa Catarina (PGCIn/UFSC).
** Professor da Universidade Federal de Santa Catarina do Departamento de Ciência da Informação e
do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação PGCIn.
*** Professor da Universidade Federal de Santa Catarina do Departamento de Ciência da Informação e
do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação PGCIn.
Resumo
A explosão informacional, impulsionada, principalmente, pelo uso massivo de serviços da Web 2.0 é
vista como um desafio para as noções tradicionais do CRM, considerando-se que o consumidor passa a
ter um papel ativo no relacionamento com a empresa. Neste contexto, surge o CRM Social que é
construído a partir da integração das estratégias tradicionais da Gestão de Relacionamento com o
Cliente com ferramentas capazes de recuperar, armazenar e analisar informações coletadas das redes
sociais. Por meio de uma pesquisa qualitativa e aplicada, este artigo busca abordar os conceitos das
áreas de gestão de relacionamento com o cliente, CRM Social e Web 2.0 , enumerando as características
e benefícios oferecidos. A arquitetura de microsserviços consiste em um padrão de projeto que im plica
no desenvolvimento de pequenos serviços, com tarefas bem definidas. Baseando-se nestas definições,
propõe uma arquitetura de microsserviços para um sistema de CRM Social, que, apesar de aplicável
para o enquadramento em questão, deverá ser testada com o intuito de determinar se a mesma atende
aos requisitos propostos, visando performance e acurácia nas análises.
Palavras-chave: CRM Social. Web 2.0. Inteligência Competitiva. Microsserviços.
Abstract
The informational explosion, driven mainly by the massive use of Web 2.0 services, is seen as a
challenge to the tradition al conceptions of CRM, considering that the consumer starts to play an active
role in the relationship with the company. In this context, Social CRM emerges, which is built on the
integration of tradition al Customer Relationship Management strat egies with tools capable of
retrieving, storing and analyzing information collected from social networks. Athwart a qualitative and
applied research, this article pursues to grapple the concepts of the areas of customer relationship
management, Social CRM and Web 2.0, enumerating the characteristics a nd benefits offered. The
microservices architecture consists in a design pattern that implies the development of small services
with well-defined tasks. Based on these definitions, it proposes a micro-service architecture for a Social
CRM system, which, although applicable to the context in question, should be tested in order to
determine whether it meets the proposed requirements, aiming to reach the desired performance and
accuracy levels in analysis tasks.
Keywords: Social CRM. Web 2.0. Competitive Intelligence. Microservices.
ARTIGO
Recebido em:
20/12/2017
Aceito em:
13/06/2018

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