Uma aproximação à criança e à leitura

AutorDirce do Amarante
Páginas51-56
UMA APROXIMAÇÃO À CRIANÇA E À LEITURA
Dirce Waltrick do Amarante
No ensaio “A percepção do outro e o diálogo”, publicado em A Prosa do Mundo, de
1969, o filósofo francês Maurice Merleau-Ponty afirmou que “jamais se compreenderá que
um outro apareça diante de nós, o que está diante de nós é objeto”1. Isso porque, segundo a
sua teoria, só há lugar para outro em “meu campo”, portanto, é preciso que me desdobre e
me descentre para viver a experiência do outro, a qual “é sempre a de uma réplica de mim,
de uma réplica minha”2. Como réplica, o outro está sempre à margem, já que “é por trás de
nós que ele existe, assim como as coisas adquirem sua independência absoluta à margem do
nosso campo visual”3.
É no diálogo, na fala, entretanto, que se renova a mediação entre o mesmo e o outro.
Na opinião de Merleau-Ponty, “minha fala coincide lateralmente com a de um outro, ouço-
me nele e ele fala em mim, aqui é a mesma coisa to speak to e to be spoken to4. Para o
filósofo francês, “não sou apenas ativo quando falo, mas precedo a minha fala no ouvinte;
não sou apenas passivo quando escuto, mas falo de acordo com ... o que o outro diz”.5
Desse modo, na fala, conclui Merleau-Ponty, “se realiza a impossível concordância
das duas totalidades rivais, não que ela nos faça entrar em nós mesmos e reencontrar algum
espírito único do qual participaríamos, mas porque ela nos concerne, nos atinge de viés, nos
seduz, nos arrebata, nos transforma no outro, e ele em nós”6. Talvez, poderia supor, resida
aí o medo que temos do canto das sereias, de sua fala que põe fim aos “limites do meu e do
não-meu, e faz cessar a alternância do que tem sentido para mim e do que é não-sentido
para mim, de mim como sujeito e do outro como objeto”7.
Mais temível que a fala é, porém, o silêncio. No conto O silêncio das sereias, Kafka
afirma, a esse respeito, que as sereias “têm uma arma ainda mais terrível que o canto: o seu
1 MERLEAU-PONTY, Maurice. A Prosa do Mundo. São Paulo: Cosac &Naify, p.169.
2 Idem ibidem.
3 Idem, p.172
4 Idem, p.176.
5 178.
6 Idem, p.180.
7 Idem ibidem.
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