Um olhar sobre o sentido do trabalho para docentes de uma instituição de ensino superior pública

AutorJuliana Kern, Vânia Medianeira Flores Costa, Bruna de Vargas Bianchim, Rita de Cássia Trindade dos Santos
Páginas106-123
UM OLHAR SOBRE O SENTIDO DO TRABALHO PARA DOCENTES DE UMA
INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICA
Juliana Kerna, Vânia Medianeira Flores Costab, Bruna de Vargas Bianchimc, Rita de Cássia
Trindade dos Santosd
a Mestre em Administração. Universidade Federal de Santa Maria. julianakern199 1@gmail.com.
b Doutora em Administração. Universidade Federal de Santa Maria. vania.costa@ufsm.br
c Mestranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. bruna.bia nchim@gmail.com
d Mestranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. r ita.santos0606@gmail.com
Informações de Submissão
Recebido em 10/06/2017
Aceito em 27/10/2017
Publicado em 25/03/2018
Resumo
Este estudo tem por objetivo analisar o sentido do trabalho para
docentes de uma instituição de ensino superior pública. Para tanto foi
realizada uma pesquisa de natureza descritiva e abordagem
qualitativa, com docentes de uma instituição de ensino superior
pública. A partir dos resultados obtidos concluiu-se que para os
docentes o sentido do trabalho está predominantemente associado à
dimensão individual de desenvolvimento pessoal, reconhecimento,
evolução do conhecimento, sentimento de pertença seguido da
dimensão organizacional de autonomia e contribuição social.
Abstract
This study aims to analyze the meaning of the work for teachers of a
public higher education institution. For this, a research of descr iptive
nature and qualitati ve approach was carried out, with professors of a
public higher education institution. From the results obtained it was
concluded that for the teachers the sense of work is predominantly
associated with the individual dimension of personal development,
recognition, knowledge evolution, sense of belonging followed by
the organizational dimension of autonomy and social contribution.
Palavras-chave
Sentido do trabalho. Docentes. Ensino
superior.
Keywords
Sense of work. Teachers. Higher
education.
1 INTRODUÇÃO
O trabalho é denotado como um símbolo de liberdade do homem para a transformação
de sua natureza. Por ser um elemento fundamentalmente integrador da sociedade, é a
condição necessária ao desenvolvimento humano e o componente básico das relações sociais
(ARVEY; RENZ; WATSON, 1998). Dejours (2007) afirma que o trabalho é central na vida
das pessoas em face da construção da identidade, da realização pessoal, da formação das
relações sociais e da evolução da convivência e da cultura. O autor comenta ainda que em
virtude dessas características, estudos relacionados à temática têm tomado dimensões
Revista Global Manager Edição Especial v. 17, n. 2, p. 106-123, 2017
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expressivas, perfazendo discussões em diversos campos, o que pode ser constatado desde os
escritos da Escola Sociotécnica em meados dos anos 1950, quando diversos pesquisadores
passaram a buscar, por diferentes metodologias, compreender que aspectos contribuem para
que o trabalho tenha sentido de acordo com a percepção de grupos de pessoas distintos. A
maioria desses estudos foi baseada nas investigações desenvolvidas por pesquisadores do
grupo Meaning of Work International Research Team (MOW, 1987) e, posteriormente, por
Morin (2001).
Diante dessa centralidade exercida pelo trabalho, a compreensão dos aspectos que lhe
conferem sentido de acordo com a percepção de diferentes classes profissionais torna-se
relevante, e com a categoria docente não é diferente. Além disso, há carência de pesquisas
envolvendo indivíduos dessa área. De acordo com Silva e Mafra (2014) os estudos na área da
Educação e da Pedagogia, de modo geral, enfatizam aspectos relacionados à natureza do
trabalho docente, envolvendo discussões sobre a prática, a docência, a formação e
competências educacionais. Na área da Psicologia, pesquisas a respeito da relação entre
trabalho e saúde ganham destaque. Já no campo da Administração aspectos relacionados à
formação, à prática e ao desenvolvimento de competências educacionais têm sido mais
debatidos, porém com foco maior no processo do que na natureza da atividade. Evidenciando-
se assim certa carência por abordagens mais aprofundadas, visto que poucos são os estudos
encontrados na literatura que tratam especificamente desse profissional.
Miller já afirmava em 1991 que o ambiente e a pressão sobre determinadas tarefas têm
alterado as experiências de trabalho docente e seus sentidos. No caso brasileiro, as definições
da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996), LDB-96, promoveram
uma remodelação da educação, tornando-se um marco no cenário acadêmico (PAIVA;
MELO, 2009). Suas implicações atingem diretamente os professores universitários quanto às
exigências de formação inicial e continuada, ou seja, em relação à titulação acadêmica e à
dedicação. Paiva e Melo (2009) destacam ainda o “antigo” Exame Nacional de Cursos (ENC)
e o “atual” Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) como outra fonte de
pressão sobre o corpo docente, no sentido de responsabilizá-los pelos resultados alcançados
pelos seus alunos.
De acordo com Silva e Mafra (2014), no decorrer do tempo são perceptíveis as
mudanças e o aumento no número de exigências quanto às atividades acadêmicas de nível
superior ensino, pesquisa, extensão, orientação e administração o que tem ocasionado,
muitas vezes, crises identitárias no exercício da profissão dos docentes.

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