Um estudo a respeito do estágio curricular supervisionado nos cursos de Ciências Contábeis no Brasil com foco na teoria experiencial de aprendizagem

AutorMarco Aurélio Batista de Sousa, Gilberto José Miranda
CargoDoutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor-Associado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)/Doutor em Controladoria e Contabilidade (USP). Professor Adjunto - Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Páginas66-88
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8069.2019v16n39p66
66
ISSN 2175-8069, UFSC, Florianópolis, v. 16, n. 39, p. 66-88,
abr./jun. 2019
Um estudo a respeito do estágio curricular supervisionado nos cursos de Ciências
Contábeis no Brasil com foco na teoria experiencial de aprendizagem
A study about the curricular internship supervised in the courses of accounting sciences in
Brazil with focus on the experiential theory of learning
Estudio de la práctica curricular supervisada bajo el enfoque de la teoría experimental del
aprendizaje en los cursos de Ciencias Contables de Brasil
Marco Aurélio Batista de Sousa
Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa
Catarina (UFSC)
Professor-Associado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
Endereço: Avenida Ranulpho Marques Leal, n◦ 3484, Bairro: Distrito Industrial.
CEP: 79.613-000 - Três Lagoas/MS - Brasil
E-mail: mcbsousa@bol.com.br
Telefone: (67) 3509-3768
Gilberto José Miranda
Doutor em Controladoria e Contabilidade (USP)
Professor Adjunto - Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade
Federal de Uberlândia (UFU)
Endereço: Avenida João Naves de Ávila, n. 2121, Bloco 1F, sala 1F253, Santa Mônica,
CEP: 38400-902 - Uberlândia/MG -Brasil
E-mail: gilbertojm@ufu.br
Telefone: (34) 3239-4176
Artigo recebido em 20/11/2017. Revisado por pares em 15/04/2019. Reformulado em
09/05/2019. Recomendado para publicação em 10/05/2019 por Carlos Eduardo Facin Lavarda
(Editor-Chefe). Publicado em 30/06/2019
Marco Aurélio Batista de Sousa, Gilberto José Miranda
67
ISSN 2175-8069, UFSC, Florianópolis, v. 16, n. 39, p. 66-88, abr./jun. 2019
Resumo
Este estudo teve por objetivo investigar como as Instituições de Ensino Superior organizam e
operacionalizam o estágio curricular supervisionado nos Cursos de Ciências Contábeis no
Brasil à luz da Teoria Experiencial de Aprendizagem de David Kolb. Trata-se de um estudo
descritivo, com abordagem quantitativa, tendo sido elaborado por meio de coleta documental
nos Projetos Pedagógicos e/ou Regulamentos de Estágios de uma amostra de 210 instituições
de ensino superior (IES) brasileiras. Como resultado, verificou-se que: 97% das instituições
investigadas estabelecem o Estágio Supervisionado como uma atividade a ser desempenhada
individualmente; a carga-horária para a realização da atividade é bastante heterogênea; a
maior parte das instituições estabelecem as responsabilidades dos alunos, mas não dos demais
envolvidos (IES, professores, empresas cedentes e supervisores); o propósito central do
Estágio Supervisionado evidenciado é expor o aluno a situações práticas, sendo possível
visualizar os estágios do ciclo de aprendizagem experiencial de Kolb nas regulamentações da
maioria das IES investigadas.
Palavras-chave: Estágio curricular supervisionado; Curso de Ciências Contábeis; Teoria
experiencial de aprendizagem
Abstract
This study aimed to investigate how the Higher Education Institutions organize and
operationalize the supervised curriculum internship in the Courses of Accounting Sciences in
Brazil using David Kolb’s Experiential Theory of Learning. This is a descriptive study, with a
quantitative approach, elaborated through documentary collection in the Pedagogical
Projects and / or Internship Regulations of a sample of 210 Brazilian higher education
institutions. It was verified that 97% of the investigated institutions establish the Supervised
Internship as an activity to be performed individually; the hourly load for carrying out the
activity is quite heterogeneous; most institutions establish the responsibilities of students, but
not of the other ones (HEIs, professors, ceding companies and supervisors); the central
purpose of the Supervised Internship is to expose the student to practical situations and it is
possible to visualize the steps of the Kolb’s experiential learning cycle in the regulations of
most HEIs investigated.
Keywords: Supervised curricular internship; Course of accounting sciences; learning
experiential theory
Resumen
El objetivo de este estudio consiste en investigar la organización y ejecución de la práctica
curricular de los cursos de ciencias contables en las Instituciones de Educación Superior
(IES) de Brasil, a la luz de la Teoría Experimental de Aprendizaje de David Kolb. Es un
estudio descriptivo con abordaje cuantitativo, desarrollado por medio de colecta documental
de los proyectos pedagógicos y/o Reglamentos de Adiestramiento en 210 IES de Brasil. Se
verificó que el 97% de las IES investigadas organizan el adiestramiento como una actividad
de desempeño individual, con carga horaria heterogénea; la mayor parte de las IES
responsabilizan más a los alumnos que al resto de los factores involucrados (profesores,
supervisores, IES y entidades). El propósito fundamental del Adiestramiento Controlado
establecido por los IES es vincular los alumnos a situaciones prácticas, con lo que se
visualiza el ciclo de aprendizaje experimental de Kolb en los reglamentos de la mayoría de
las IES investigadas.
Palabras clave: Práctica curricular supervisada; Curso de Ciencias Contables; Teoría
experiencial de aprendizaje

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT