Um esboço de um programa weberiano para compreender o Pentecostalismo
Autor | Brand Arenari |
Cargo | É doutor em sociologia pela universidade Humboldt de Berlim |
Páginas | 174-194 |
http://dx.doi.org/10.5007/2175-7984.2017v16n36p174
174 174 – 194
Um esboço de um programa
weberiano para compreender o
Pentecostalismo
Brand Arenari1
Resumo
Neste trabalho, procuro mapear os impedimentos históricos e ideológicos e também as possi-
bilidades da construção de um programa de pesquisa teórico e empírico organizado a partir das
ideias de Max Weber a respeito de um fenômeno religioso o qual este autor não presenciou, a
saber, o Pentecostalismo. Tendo em vista tal objetivo, construirei meus argumentos em quatro
eixos distintos: (1) “O Mainstream da análise do Pentecostalismo e o afastamento da perspectiva
weberiana”; (2) “Max Weber e o Materialismo”; (3) “Pentecostalismo e o Capitalismo”; (4) “A
promessa de salvação para uma nova classe na história”; e, por último, (5) “Notas a respeito
da cognição religiosa e o Pentecostalismo”. Ao término deste artigo, não tenho a pretensão de
apresentar uma tese final sobre o Pentecostalismo, mas sim, um conjunto de hipóteses bem
sólidas, aos moldes de um programa de pesquisa a ser desenvolvido e testado.
Palavras-chave: Max Weber. Pentecostalismo. Sociologia da Religião.
Introdução
Neste trabalho, procuro mapear os impedimentos históricos e ideológi-
cos e também as possibilidades da construção de um programa de pesquisa
teórico e empírico organizado a partir das ideias de Max Weber a respeito
de um fenômeno religioso o qual este autor não presenciou, a saber, o Pen-
tecostalismo. Tendo em vista tal objetivo, construirei meus argumentos em
quatro eixos distintos: (1) “O Mainstream da análise do pentecostalismo e o
afastamento da perspectiva weberiana”; (2) “Max Weber e o Materialismo”;
1 É doutor em sociologia pela universidade Humboldt de Berlim. Possui graduação em Ciências Sociais pela
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro e mestrado em Cognição e Linguagem pela Univer-
sidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em
Sociologia da religião e teoria social.
Política & Sociedade - Florianópolis - Vol. 16 - Nº 36 - Maio./Ago. de 2017
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(3) “Pentecostalismo e o Capitalismo”; (4) “A promessa de salvação para uma
nova classe na história”; e, por último, (5) “Notas a respeito da cognição re-
ligiosa e o pentecostalismo”. Ao término deste artigo, não tenho a pretensão
de apresentar uma tese nal sobre o Pentecostalismo, mas sim, a despeito da
linguagem ensaística, pois se trata da reorganização de uma apresentação oral,
um conjunto de hipóteses bem sólidas, aos moldes de um programa de pes-
quisa a ser desenvolvido e testado.
1 O Mainstream da análise do pentecostalismo e o
afastamento da perspectiva weberiana
Nas últimas páginas do livro A Ética Protestante e o Espírito do Capitalis-
mo2, Max Weber escreve em tom pesaroso sobre o destino do nosso mundo.
Weber manifestava seu pessimismo sobre o avanço da sociedade capitalista
e sua crescente racionalização, vaticinando em linhas nietzschianas que esta
sociedade poderia transformar os homens em “Especialistas sem Espírito e he-
donistas sem coração3”. Porém, no mesmo parágrafo, ele arma que ninguém
pode prever o futuro, ninguém sabe se “novos profetas” vão surgir no nal
desse processo, ou se haverá um retorno a “velhas ideias e crenças antigas”.
A verdade é que Max Weber não pode perceber, porque isso ainda era inci-
piente no seu tempo, mas muitos desses “novos profetas” que apareceriam nas
entranhas daquele “velho mundo” eram de fato, seus contemporâneos4.
O impacto dessas novas ideias e desses novos profetas somente cou claro
aos nossos olhos no nal do século XX. Eles não destruíram completamente
as forças daquele mundo que Weber tinha falado, nem podemos armar que
essas ideias zeram o mundo melhor ou até mesmo impediram a produção de
especialistas sem espírito e hedonistas sem coração. No entanto, essas ideias foram
2 Dieprotestantische Ethikundder Geistdes Kapitalismus.
3 Fachmenschen ohne Geist, Genußmenschenohne Herz.
4 Refiro-me aqui ao final do século XIX e início do século XX, onde uma série de novas ideias religiosas surgiu
nos Estados Unidos, o que veio a ser conhecido como o movimento de New Thought. Paralelamente a este
conjunto de ideias, há também a famosa Christian Science. O núcleo básico dessas ideias que caracteriza
este movimento gira em torno da noção de que o homem pode curar doenças através do poder da mente. No
entanto, os conceitos dos efeitos do pensamento positivo – lei da atração, cura, força de vida, visualização
criativa e poder pessoal – são parte disso e têm evoluído ao longo do tempo e serviram de base para as teolo-
gias orientadoras do movimento New Age e do Pentecostalismo.
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