Um esboço de um programa weberiano para compreender o Pentecostalismo

AutorBrand Arenari
CargoÉ doutor em sociologia pela universidade Humboldt de Berlim
Páginas174-194
http://dx.doi.org/10.5007/2175-7984.2017v16n36p174
174 174 – 194
Um esboço de um programa
weberiano para compreender o
Pentecostalismo
Brand Arenari1
Resumo
Neste trabalho, procuro mapear os impedimentos históricos e ideológicos e também as possi-
bilidades da construção de um programa de pesquisa teórico e empírico organizado a partir das
ideias de Max Weber a respeito de um fenômeno religioso o qual este autor não presenciou, a
saber, o Pentecostalismo. Tendo em vista tal objetivo, construirei meus argumentos em quatro
eixos distintos: (1) “O Mainstream da análise do Pentecostalismo e o afastamento da perspectiva
weberiana”; (2) “Max Weber e o Materialismo”; (3) “Pentecostalismo e o Capitalismo”; (4) “A
promessa de salvação para uma nova classe na história”; e, por último, (5) “Notas a respeito
da cognição religiosa e o Pentecostalismo”. Ao término deste artigo, não tenho a pretensão de
apresentar uma tese final sobre o Pentecostalismo, mas sim, um conjunto de hipóteses bem
sólidas, aos moldes de um programa de pesquisa a ser desenvolvido e testado.
Palavras-chave: Max Weber. Pentecostalismo. Sociologia da Religião.
Introdução
Neste trabalho, procuro mapear os impedimentos históricos e ideológi-
cos e também as possibilidades da construção de um programa de pesquisa
teórico e empírico organizado a partir das ideias de Max Weber a respeito
de um fenômeno religioso o qual este autor não presenciou, a saber, o Pen-
tecostalismo. Tendo em vista tal objetivo, construirei meus argumentos em
quatro eixos distintos: (1) “O Mainstream da análise do pentecostalismo e o
afastamento da perspectiva weberiana”; (2) “Max Weber e o Materialismo”;
1 É doutor em sociologia pela universidade Humboldt de Berlim. Possui graduação em Ciências Sociais pela
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro e mestrado em Cognição e Linguagem pela Univer-
sidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em
Sociologia da religião e teoria social.
Política & Sociedade - Florianópolis - Vol. 16 - Nº 36 - Maio./Ago. de 2017
175174 – 194
(3) “Pentecostalismo e o Capitalismo”; (4) “A promessa de salvação para uma
nova classe na história”; e, por último, (5) “Notas a respeito da cognição re-
ligiosa e o pentecostalismo”. Ao término deste artigo, não tenho a pretensão
de apresentar uma tese nal sobre o Pentecostalismo, mas sim, a despeito da
linguagem ensaística, pois se trata da reorganização de uma apresentação oral,
um conjunto de hipóteses bem sólidas, aos moldes de um programa de pes-
quisa a ser desenvolvido e testado.
1 O Mainstream da análise do pentecostalismo e o
afastamento da perspectiva weberiana
Nas últimas páginas do livro A Ética Protestante e o Espírito do Capitalis-
mo2, Max Weber escreve em tom pesaroso sobre o destino do nosso mundo.
Weber manifestava seu pessimismo sobre o avanço da sociedade capitalista
e sua crescente racionalização, vaticinando em linhas nietzschianas que esta
sociedade poderia transformar os homens em “Especialistas sem Espírito e he-
donistas sem coração3”. Porém, no mesmo parágrafo, ele arma que ninguém
pode prever o futuro, ninguém sabe se “novos profetas” vão surgir no nal
desse processo, ou se haverá um retorno a “velhas ideias e crenças antigas”.
A verdade é que Max Weber não pode perceber, porque isso ainda era inci-
piente no seu tempo, mas muitos desses “novos profetas” que apareceriam nas
entranhas daquele “velho mundo” eram de fato, seus contemporâneos4.
O impacto dessas novas ideias e desses novos profetas somente cou claro
aos nossos olhos no nal do século XX. Eles não destruíram completamente
as forças daquele mundo que Weber tinha falado, nem podemos armar que
essas ideias zeram o mundo melhor ou até mesmo impediram a produção de
especialistas sem espírito e hedonistas sem coração. No entanto, essas ideias foram
2 Dieprotestantische Ethikundder Geistdes Kapitalismus.
3 Fachmenschen ohne Geist, Genußmenschenohne Herz.
4 Ref‌iro-me aqui ao f‌inal do século XIX e início do século XX, onde uma série de novas ideias religiosas surgiu
nos Estados Unidos, o que veio a ser conhecido como o movimento de New Thought. Paralelamente a este
conjunto de ideias, há também a famosa Christian Science. O núcleo básico dessas ideias que caracteriza
este movimento gira em torno da noção de que o homem pode curar doenças através do poder da mente. No
entanto, os conceitos dos efeitos do pensamento positivo – lei da atração, cura, força de vida, visualização
criativa e poder pessoal – são parte disso e têm evoluído ao longo do tempo e serviram de base para as teolo-
gias orientadoras do movimento New Age e do Pentecostalismo.

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