Da Disciplina à Transdisciplinaridade pela Transgressão Waratiana: uma releitura heideggeriana do ensino jurídico

AutorAlbano Marcos Bastos Pêpe - Daniela Boito Maurmann Hidalgo
CargoDoutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná - Mestre em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio Dos Sinos
Páginas283-303
Da Disciplina à Transdisciplinaridade pela
Transgressão Waratiana: uma releitura
heideggeriana do ensino jurídico1
From Discipline to Interdisciplinarity in Luis Alberto Warat’s Perspective: a
heideggerian re-reading of law studies
Albano Marcos Bastos Pêpe
Daniela Boito Maurmann Hidalgo
Resumo: O presente artigo se propõe a repen-
sar a questão da educação em uma perspecti-
va transformadora e libertadora, em direção à
superação da relação sujeito-objeto que impera
no modo de fazer educação na modernidade.
A era da técnica e o paradigma racionalista
pensaram a educação a partir da disciplina. A
proposta que se apresenta confia na superação
da era do dispositivo (Ge-Stell), na qual a edu-
cação é um produto cuja aquisição permite o
acoplamento do instrumento: o diploma, cuja
função é alterar a essência das coisas. Busca-
-se refletir a educação a partir de um novo pa-
radigma: da vivência e da transdisciplinarida-
de, em que, pelo caminho da fala waratiana, a
relação sujeito-objeto dá lugar à intersubjetivi-
dade e ao reconhecimento do outro.
Palavras-chave: Educação. Disciplina. Trans-
disciplinaridade. Solipsismo. Intersubjetividade.
Abstract: The present article aims at rethink-
ing the educational issue through a trans-
forming and liberating perspective, in order
to surpass the relation, S-O (subject-object)
which governs the way of making education
in the modernity. The technology era and the
rationalist paradigm thought education from
the discipline- based approach. The pres-
ent proposal believes in the suppression of
of Ge-Stell era (era of enframing) that sees
education as a product, which the acquisition
allows the coupling of the instrument, the di-
ploma, whose function is to alter the essence
of things. We intend to contemplate education
from a new paradigm: the transdisciplinary
experience in Warat’s discourse, the S-O rela-
tion gives place to the intersubjectivity and to
the recognition of the other.
Keywords: Education. Discipline. Transdisci-
plinarity. Solipscism. Intersubjectivity.
1 Recebido em: 23/08/2012.
Revisado em: 08/11/2012.
Aprovado em: 24/02/2013.
Doi: http://dx.doi.org/10.5007/2177-7055.2013v34n66p283
Da Disciplina à Transdisciplinaridade pela Transgressão Waratiana: uma releitura heideggeriana do ensino jurídico
284 Seqüência (Florianópolis), n. 66, p. 283-303, jul. 2013
1 Introdução
O presente ensaio pretende propor uma reflexão acerca dos rumos
que o ensino jurídico tem tomado nessa quadra da história, traçando o
perfil das (im)possibilidades de uma retomada de um ensino transforma-
dor. Para essa empreitada, se projeta uma releitura, a partir da filosofia
hermenêutica e da hermenêutica filosófica, daquilo que ousamos chamar
de transgressão Waratiana.
Propõe-se uma virada da disciplina à transdisciplinaridade. A dis-
ciplina, entendida como modo de dominação dos corpos e das mentes, e
ligada, no ensino jurídico, à dogmática, desprendida da realidade social e
sem compromisso com sua real afirmação como conhecimento a ser com-
preendido, interpretado e aplicado no mundo prático – no qual os valores
constitucionais são desprezados, os conflitos se tornam mais complexos,
as promessas do Estado Constitucional resultam descumpridas –, encon-
tra suas impossibilidades pelo aprisionamento da educação na esfera bu-
rocrática e irrefletida da era da técnica. Já a transdisciplinaridade é enten-
dida como um lócus privilegiado no seio da qual os saberes se encontram
em uma significação no mundo, projeto de um mundo a ser sempre trans-
formado com a construção de sentidos autênticos que, no Direito, exige
que o ensino jurídico volte o seu olhar à sua capacidade de transforma-
ção. Transformação para projetar, no mundo prático, uma transformação
social de respeito aos valores comunitários, de solução de conflitos, e não
seu acirramento, de cumprimento de promessas, numa microrrevolução a
partir de nós mesmos, atores do processo/projeto educacional.
O necessário, então, o enfrentamento do que precisa ser desvelado,
a abertura para o novo, é o que se projeta aqui, num encontro-desvela-
mento-acontecimento, a partir de Heidegger, com Warat.
2 A Era da Técnica como Princípio Epocal e a Viragem da Vida
Ativa ao Homofaber e ao Animal Laborans
A era da técnica é a era do método e do disciplinamento, em que
tudo se converte em valor de troca. A experiência vivida, no mundo, como

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