Trabalho socioeducativo no Serviço Social à luz de Gramsci: o intelectual orgânico

AutorAdriana Giaqueto Jacinto
CargoUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
Páginas77-85
77
Trabalho socioeducativo no Serviço Social à luz de
Gramsci: o intelectual orgânico
Trabalho socioeducativo no Serviço Social à luz de Gramsci: o intelectual orgânico
Resumo: Este ensaio aborda a contribuição do pensamento de Gramsci para o Serviço Social tendo como referência a apreensão das
relações entre política e cultura, com ênfase na dimensão educativa do trabalho do assistente social. O questionamento central é, se o(a)
assistente social, enquanto profissional que trabalha com a classe expropriada de seus direitos fundamentais, pode assumir o papel de
intelectual orgânico, na concepção gramsciana. Parte da história de vida e obra de Gramsci para situar o conceito de intelectual orgânico
e sua relação com outros conteúdos imbricados na temática da política e cultura, refletindo sobre a ampliação do entendimento de prática
pedagógica, apreendendo-a no amplo processo de lutas de classes, vinculado à questão da hegemonia.
Palavras-chave: Intelectual orgânico. Gramsci. Serviço Social. Dimensão educativa.
Socio-Educational Work in Social Service in Gramscian thinking: the Organic Intellectual
Abstract: This essay addresses the contribution of Gramscian thinking to social service using as a reference the apprehension of the
relations between politics and culture, with an emphasis on the educational dimension of the work of social assistants. The central
questioning is: can social assistants, as professionals who work with the class that has been expropriated of its basic rights, assume the
role of organic intellectuals, in the Gramscian concept? It uses the history of the life and work of Gramsci to situate the concept of the
organic intellectual and his relationship with other contents imbricated in the theme of politics and culture, reflecting on the expansion
of the understanding of pedagogical practice, grasping it in the broad process of the class struggles, linked to the issue of hegemony.
Keywords: Organic intellectual. Gramsci, Social Service. Educational dimension.
Recebido em 20.07.2016. Aprovado em 19.10.2016.
ENSAIO
Adriana Giaqueto Jacinto
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
R. Katál., Florianópolis, v. 20, n. 1, p. 77-85, jan./abr. 2017

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT