Trabalho e fiscalidade em tempos de crise pandêmica. Regulação legal excepcional no Brasil e na Europa

AutorMateo Scudeler, Ângela Fernandes de Castro Amaral, João Pedro Dutra Pietricovsky de Oliveira
CargoAdvogado/Bacharelanda em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB)/Bacharelando em Direito pela Universidade de Brasília (UnB)
Páginas368-411
ARTIGO
Revista dos Estudantes de Direito
da Universidade de Brasília;
17ª edição
TRABALHO E FISCALIDADE EM TEMPOS DE
CRISE PANDÊMICA: REGULAÇÃO LEGAL
EXCEPCIONAL NO BRASIL E NA EUROPA
LABOR AND TAXATION IN PANDEMIC CRISIS: EXCEPTIONAL
LEGAL FRAMEWORK IN BRAZIL AND EUROPE
Mateo Scudeler1
Ângela Fernandes de Castro Amaral2
João Pedro Dutra Pietricovsky de Oliveira3
Resumo: Em todo o mundo, os estados nacionais têm-se depara-
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excepcional, incerto e volátil de isolamento social e deterioração
econômica. Nesse contexto, o estudo comparado de medidas de
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tante ferramenta de revisão crítica da ciência jurídica. Partindo
de uma revisão das medidas legislativas adotadas pelo Brasil e
pelos quatro Estados-Membros da União Europeia mais afetados
pela pandemia até o momento (Alemanha, Espanha, França e Itá-
  
cotejo sistemático e consolidado de informações dessas jurisdi-
ções, a partir de uma metodologia quantitativa e qualitativa de
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tende-se demonstrar que, conquanto comunguem, em geral, dos
mesmos objetivos essenciais no direcionamento de suas regu-
lamentações, as jurisdições analisadas apresentem divergências
quantitativas e qualitativas substanciais nos modelos e escopos
    
respectivos ordenamentos jurídicos.
Palavras-chave: Regulação da crise COVID-19; Brasil; União
Europeia; Direito do Trabalho; Direito Fiscal.
1 Advogado. Professor voluntário da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília
(FD/UnB). Doutorando em Direito pela Universidade do Porto (U.Porto). Mestre em
Ciências Jurídico-Econômicas pela Universidade do Porto (U.Porto). Bacharel em Di-
reito pela Universidade de Brasília (UnB).
2 Bacharelanda em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB).
3 Bacharelando em Direito pela Universidade de Brasília (UnB).
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Abstract: All over the world, nation states are striving with the chal-
lenge to regulate the legal relations in an exceptional, uncertain and
volatile scenario of social isolation and economic deterioration. In
   
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of this work – proves to be an important tool for a critical review in
law studies. Based on a review of the legislative measures adopted
     -
ed by the pandemic so far (Germany, Spain, France and Italy), this
article seeks, in the end, to promote a systematic and consolidated
legal framework from these jurisdictions, founded on a quantitative
and qualitative methodology for researching, collecting, processing
and reviewing data. Finally, it shall be demonstrated that, in spite of
a certain degree of convergence to essential objectives in directing
their regulations, all the analyzed jurisdictions present substantial
quantitative and qualitative divergences in the models and scopes of
   
of their legal systems.
Keywords: COVID-19 crisis regulation; Brazil; Europe Union; Labor
Law; Fiscal Law.
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INTRODUÇÃO
Tal qual preconizado por Zygmunt Bauman na virada do século4,
a incerteza é a grande certeza do século XXI; marca da transição de
uma modernidade sólida para uma – outra – líquida. A dinâmica da
globalização contemporânea, das sociedades em rede e da integração
    -
tado Nacional tradicional, imprime um ritmo diferente às relações e
demandas humanas, ditando necessidades de regulações estratégicas e
imediatas de diversos setores da vida.
A crise pandêmica de COVID-19, causada pelo coronavírus SAR-
S-CoV-2, é mais um exemplo de que os Estados-Nação têm precisado
permanentemente reinventar as formas de intervenção e gestão social
para acompanhar o passo cada vez mais acelerado da história.
desenvolvi-
dos do planeta – aqui entendidos como aqueles integrados à dinâmica
econômica e produtiva mundial –, têm escalas cada vez maiores, com
repercussões em cadeias potencialmente irrestritas. No campo da regu-
lação jurídica da vida em sociedade, as funções dos Estados Democráti-
cos de Direito passam cada vez mais de um paradigma ultrapassado de
soberania total para uma nova conformação de soberanias partilhadas,
com integração de responsabilidades e compartilhamento de informa-
ções e padrões legais mínimos (Neves, 2012. p. 283).
Partindo da premissa essencial de que o Direito, enquanto sistema
atual e histórico de ordenação e legitimação dos Estados, é a ferramen-
ta maior de regulação das sociedades – derivada do próprio pacto so-
cial –; e considerando que, de acordo com os subsídios conceituais que
Teubner (apud Neves, 2012, pp. 263-265) fornece para a atualização da
semântica jurídica, espera-se uma maior interação circular e heterár-
quica entre as ordens políticas e os sistemas jurídicos mundiais; tem-se
que a comparação das respostas jurídicas dadas por diferentes sistemas
nacionais a fenômenos de ordem transnacional é relevante.
Isso posto, pretende este estudo apreciar, de forma objetiva e com-
parada, as principais medidas legais adotadas até o momento pelo Bra-
sil e pela União Europeia – e seus Estados-Membros mais afetados –,
4 BAUMAN, Zygmunt. Liquid Modernity. Cambridge: Polity, 2000.
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