O debate em torno dos fundamentos do direito natural em algumas das interpretações sobre o capítulo 7 do livro 5 da Ética Nicomaquéia de Aristóteles
Autor | Gerson Neves Pinto |
Cargo | Doutor em Filosofia pela École Pratique des Hautes Études- Sorbonne- Paris, Mestre em Filosofia pela UFRGS e Professor Adjunto de Filosofia do Direito na Unisinos |
Páginas | 359-367 |
359
Revista NEJ - Eletrônica, Vol. 17 - n. 3 - p. 359-367 / set-dez 2012
Disponível em: www.univali.br/periodicos
O DEBATE EM TORNO DOS
FUNDAMENTOS DO DIREITO NATURAL
EM ALGUMAS DAS INTERPRETAÇÕES
SOBRE O CAPÍTULO 7 DO LIVRO 5 DA
ÉTICA NICOMAQUÉIA DE ARISTÓTELES
THE DEBATE AROUND THE FUNDAMENTALS OF NATURAL RIGHTS IN SOME INTERPRETATIONS
OF CHAPTER 7 OF BOOK 5 OF ARTISTOTLE’S “ETHICA NICOMACHEA”
EL DEBATE ALREDEDOR DE LOS FUNDAMENTOS DEL DERECHO NATURAL EN ALGUNAS DE
LAS INTERPRETACIONES SOBRE EL CAPÍTULO 7 DEL LIBRO 5 DE LA ÉTICA A NICÓMACO DE
ARISTÓTELES
Ger son Ne ves Pin to1
RESUMO
O presente estudo pretende apresentar, de maneira sucinta, o debate em torno de algumas das
interpretações surgidas sobre o capítulo 7 do livro 5 da Ética a Ni cômaco , no qual Aristóteles, que teria
sido o pai intelectual de uma teoria do direito natural, afi rma que o direito “político”, a saber, aquele que
rege a vida do cidadão na pólis, é duplo: o direito (to di kaion ) natural, aquele que tem a mesma força
em toda a parte, pois que ele é independente da vontade do legislador, e, de outro lado, o direito legal,
o qual deve sua existência simplesmente ao fato de ter sido positivado.2
PALA VRAS -CH AVE: Lei Natural. Direito Natural. Direitos Humanos.
ABSTRACT
This study gives a brief overview of the debate around some interpretations of chapter 7 of Book 5 of “Ethica
Nicomachea”, in which Aristotle - considered the intellectual father of “Natural Rights Theory” - affi rms
that Political Rights, i.e. those that govern the lives of citizens in the Polis, is twofold: “Natural Rights” as
those that have the same force everywhere, because they are independent of the legislator’s intention,
and “Legal Rights”, which owe their existence simply to the fact that they have been positivized.”
KEYW O RD S: Natural Law. Natural Rights. Human Rights.
1 Doutor em Filosofi a pela École Pratique des Hautes Études- Sorbonne- Paris, Mestre em Filosofi a pela
UFRGS e Professor Adjunto de Filosofi a do Direito na Unisinos.
2 Aristóteles, 1959, 1134b 18-22: Da just iça polít ica, um a p art e é nat ura l e out ra p art e l egal: é nat ur al
aqu ilo q ue t em em toda par te a mesm a f orça e nã o dep ende de n ossa op iniã o; legal , a q ue d e in ício
pod e ser indif erent e ist o ou aquil o, m as qu e, um a ve z esta belecid o, se impõ e. A tradução da Ética
a Nicômaco, utilizada neste trabalho, tem como referência a tradução francesa realizada por René
Antoine GAUTHIER e Jean Yves JOLIF, Étique a Nicomaque. Introduction, traduction et commentaire,
Publications Universitaires de Louvain – Éditions Béatrice-Nauwelaerts, Paris, 1959.
Para continuar a ler
PEÇA SUA AVALIAÇÃO