Tipos e usos de ferramentas de apoio a gestão do conhecimento em uma empresa de tecnologia da informação

AutorFabio Correa, Fabricio Ziviani, Flávia Braga Chinelato
Páginas27-40
27
v. 22, n. 48, 2017.
p. 27-40
ISSN 1518-2924
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 22, n.48, p.
27-40, jan./abr., 2017. ISSN 1518-2924. DOI: 10.5007/1518-2924.2017v22n48p27
Tipos e usos de ferramentas de apoio a gestão do
conhecimento em uma empresa de tecnologia da
informação
Types and uses tools of support for knowledge management in a
company of information technology
Fabio CORREA (fabiocontact@gmail.com)* - Fabricio ZIVIANI (fazist@hotmail.com)** -
Flávia Braga CHINELATO (flaviachinelato@gmail.com)***
* Professor da Universidade Federal de São João Del-Rei
** Professor da FUMEC
*** Doutoranda da FUMEC; Professora do Centro Universitário UNA
Resumo
Diante da relevância da gestão do conhecimento no cenário organizacional, diversas ferramentas e
metodologias para a promoção da gestão do conhecimento nas organizações são identificadas no
mercado e na literatura, respectivamente. Esta pesquisa buscou identificar quais tipologias de
ferramentas de apoio a gestão do conhecimento são utilizadas por uma empresa de tecnologia da
informação, e como esta organização mensura o resultado obtido por esta utilização. Trata-se de uma
pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, d e estudo de caso com entrevista abe rta. Concluiu-se
que a empresa utiliza o 50% das tipologias analisadas sem um plano de gestão do conhecimento
formalizado.
Palavras-Chave: Gestão da Informação e Con hecimento. Ferramentas de Gestão do Conhecimento.
Tecnologia da Informação.
Abstract
Given the importance of knowledge management i n the organizational setting, various tools and
methodologies for the promotion of knowledge management in organizations are identified in the
market and literature, respectively. This research sought to identify which types of tools to support
knowledge management are used by an information technology company, and how this organization
measures the results obtained by this operation. This is a descriptive research with a qualitative
approach, case study with open interview. It was concluded that the company uses 50% of the types
analyzed without a knowledge management plan formalized.
Keywords: Information and Knowledge Management. Tools of Knowledge Management. Information
Technology.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
ARTIGO
Recebido em:
26/02/2016
Aceito em:
10/11/2016

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT