Tipos de deficiência

AutorWladimir Novaes Martinez
Ocupação do AutorAdvogado especialista em Direito Previdenciário
Páginas28-33

Page 28

O espectro das limitações humanas é acrescido de informações específicas sobre algumas delas, com a descrição dos seus principais elementos.

Segundo Cristina Teresa Francisco de Queiroz, da APAE de São João da Boa Vista, rigorosamente todos somos deficientes, o que nos distingue é o grau da intensidade.

Amputação de membros

É uma perda parcial ou total de um ou mais membros, inferiores ou superiores, sem importar se a causa foi infortunística ou, ainda que tenha sido decorrente de cirurgia médica, implica numa deficiência.

Quem teve amputado um braço ou uma perna suportará constrangimentos para se locomover ou executar tarefas comuns, justifica ser reconhecido como pessoa com deficiência.

Paraplegia

Perda total das funções motoras dos membros inferiores, frequentemente atingindo ambas as pernas, tornando impossível à pessoa sozinha, sem ajuda de terceiros ou equipamentos tecnológicos, levantar-se, caminhar, às vezes, sentar-se ou deitar.

Os paraplégicos são sinônimos de deficiência a ponto de o símbolo oficial dela ser um homem numa cadeira de rodas. O fato de poderem participar das olimpíadas em quase 20 categorias não lhes retira a condição jurídica de limitados.

Ela será de dois tipos: a) fiácida, quando perece o tônus muscular e alguma anestesia cutânea e sobrevém a abolição dos refiexos tendinosos; e b) espástica, em que ocorre a hipertonia dos músculos.

Geralmente a paraplegia decorre de uma lesão na medula; a pessoa não tem o domínio e a sensibilidade dos membros inferiores, tornando muito difícil andar ou ficar sentado. Uma de suas consequências é o advento de doenças, com a perda do controle das necessidades fisiológicas.

A Wikipédia a define quando as vias motrizes do sistema piramidal, habitualmente em nível de medula espinal, interrompidas bilateralmente, sobrevinda a paralisia, o que afeta os membros inferiores ou toda parte inferior do corpo.

Essa enciclopédia popular indica cinco causas: a) lesões da medula espinhal; b) compressão medular; c) doenças infecciosas; d) intoxicações; e e) paraplegia espática infantil.

Page 29

Paraparesia

É uma paraplegia mais simples, a incapacidade motora parcial dos membros inferiores.

Todas as formas amenizadas de limitação motora, indicadas a partir do sufixo "paresia", dificultam a classificação para a determinação do nível incapacitante.

Monoplegia

Perda total de apenas um dos membros, de uma perna ou um braço. Numa figura incomum, a pessoa é acometida por problemas em apenas um dos membros, podendo se servir do outro que, aliás, acabará superdesenvolvido.

Monoparesia

O mesmo que a monoplegia, porém parcial. Neste caso a dificuldade singular é ainda menor, porque sua intensidade tem pouca expressão.

Tetraplegia

Anulação total das funções motoras de todos os membros. O tetraplégico é um indivíduo sem qualquer condição de buscar plenamente a sua realização pessoal; tem todos os membros inutilizados por um aleijão. Sua limitação é grave.

Quando uma paralisia afeta todas as extremidades do corpo humano, juntamente a musculatura do tronco, sobrevém a impossibilidade de mover os membros associados em grau variável, distúrbios de ordem mecânica respiratória.

A mesma Wikipédia assinala quatro causas: a) hemorragias cerebrais, insuficiência vértebro-basilar, esclerose lateral amiotrófica e lesões da medula...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT