The responsibility principle of H. Jonas as a counterpoint to the nanotechnologies (ir)responsible advance/O principio responsabilidade de H. Jonas como contraponto ao avanco (ir)responsavel das nanotecnologias.

AutorHupffer, Haide Maria

Introducao (1)

A manipulacao em nanoescala para producao de novos produtos, materiais e estruturas e uma das mais impactantes descobertas da tecnociencia. Pela manipulacao em nanoescala ja sao produzidos e lancados no mercado varios produtos e processos de industrias e areas, como a medicina, biomedicina, farmacia, alimentos, quimica, cosmetica, vestuario, energia, industria belica, comunicacao e informatica. As potencialidades sao imensas, tanto para o bem como para o mal, podendo gerar riscos e perigos invisiveis, irreversiveis e transtemporais. No processo de incorporacao de produtos em nanoescala podem ocorrer alteracoes nas caracteristicas fisico-quimicas, contaminar os ecossistemas, o ar, o solo e a agua, bem como penetrar no organismo humano rompendo as barreiras celulares. A impossibilidade de calcular seus riscos resulta em consequencias morais significativas, agravado pelo fato de o ser humano e o meio ambiente estarem servindo de cobaias para testarem produtos e processos de base nanotecnologica. Por isso, ha que se falar de uma nova etica para este novo mundo que se redesenha em nano escala.

A intencao nao e criticar os avancos da humanidade com a manipulacao de materiais em nanoescala, porem, refletir sobre a necessaria cautela, prudencia, limites e gestao de riscos para nao inviabilizar a existencia das futuras geracoes. Frente a incerteza cientifica que paira sobre as nanotecnologias, as decisoes devem estar ancoradas na responsabilidade inter/intrageracional. E e neste ponto que se destaca o objetivo geral que e: indicar o principio responsabilidade de Hans Jonas como principio orientador para refletir nos ambientes de pesquisa e desenvolvimento sobre a importancia de criar uma cultura de gestao de riscos com monitoramento constante dos processos e produtos nanotecnologicos.

Ja os objetivos especificos deste artigo podem ser delineados da seguinte forma: inicialmente, mostrar a aproximacao entre o pensamento de Heidegger e de Jonas quando ambos debateram o medo de que a pesquisa e a inovacao tecnologica poderiam ser usadas para o bem ou para o mal. O perturbador nos dois filosofos e o temor demonstrado apos a Segunda Grande Guerra Mundial com o avanco irresponsavel das novas tecnologias que, para ambos, deve ser segurado para nao comprometer a possibilidade de vida no tempo e no espaco. Na sequencia, buscar-se-a argumentar que o principio responsabilidade de Jonas pode ser considerado o fundamento filosofico do principio da precaucao. Por fim, refletir-se-a sobre os desafios do avanco (ir)responsavel das nanotecnologias realizando um dialogo com Jonas para indicar a necessidade de uma etica de responsabilidade no ambiente empresarial e no ambiente academico.

Busca-se responder ao seguinte problema: sob quais condicoes a comunicacao entre algumas ideias de Heidegger e Hans Jonas poderao servir para a estruturacao de um referencial etico para avaliar os avancos e os riscos que poderao ser gerados a partir do acesso humano a escala nanometrica?

A hipotese que se desenha neste momento tem os seguintes contornos: o "cuidado" e um elemento estruturante necessario de qualquer estudo que pretenda avaliar com seriedade e com a projecao consequencial do presente para o futuro no avanco das pesquisas, producao e comercializacao de produtos a base das nanotecnologias. O "cuidado" significa atencao para os desdobramentos da tecnica (Heidegger), que nao poderao escapar do controle humano.

O desenvolvimento do conteudo do artigo esta estruturado no metodo fenomenologico-hermeneutico, a partir das contribuicoes de Martin Heidegger. Segundo ele, uma das primeiras tarefas da fenomenologia e a apreensao das vivencias; a "[...] apreensao da consciencia de algo. [...] A fenomenologia e, portanto, um como da investigacao, aquele que atualiza os objetos na intuicao e somente fala deles na medida em que estao presentes em tal intuicao" (1999, p. 94 e 96). Portanto, o fenomeno nanotecnologico esta se desvelando na sociedade contemporanea e exigindo um "cuidado" por parte do ente homem e mulher. Por isso, a matriz teorica deste artigo esta estruturada em Heidegger e Hans Jonas, pois ambos alertam para a necessidade da cautela nos avancos tecnologicos e a necessaria consideracao dos efeitos--positivos e/ou negativos--para as atuais e futuras geracoes, bem como as consequencias no movimento humano proprio de cada uma das geracoes. A partir desta matriz teorica, se fara a uso da pesquisa bibliografica e analise de dados disponiveis sobre os avancos da utilizacao da nano escala, recolhidos de publicacoes existentes sobre a materia.

1 O cuidado com o ser em Heidegger e sua influencia em Hans Jonas para uma proposta etica para a civilizacao tecnologica

A diretriz fundamental no pensamento de Heidegger e a compreensao do ser para alem da metafisica objetivante e sua proposta de (re)pensar a questao fundamental do modo de ser-no-mundo e do existir. Desde Descartes e, principalmente, a partir do idealismo alemao, "a constituicao do ser da pessoa, isto e, do sujeito, se determina a partir da consciencia de si", mas para Heidegger (2000, p.273), nao basta compreender o conceito de consciencia de si no sentido formal da expressao, razao pela qual ele se propoe a realizar uma compreensao ontologica preparatoria para elucidar o sentido do ser e o horizonte da compreensao do ser. Esta e a revolucao no pensamento de Heidegger: por em relevo a constituicao fundamental do Dasein (ser-ai, ou seja, o homem) como ser-no-mundo ao situar o cuidado (Sorge) como correspondente ontologico da preocupacao com o meio envolvente.

Esse mundo do qual Heidegger (2000, p. 208) fala nao e a natureza ou o que em linguagem comum e designado como universo (animais, plantas e homens), como tambem nao e a soma de todos os entes. Isso para Heidegger e o ente intramundano que enquanto existente ja esta em um mundo. O ser-no-mundo pertence a natureza do Dasein (ser-ai), e na medida em que o Dasein existe, "com seu ser, um mundo ja esta projetado ante ele (isf ihm vorfeworfen", e que precisa ser compreendido na sua historicidade e na sua propria realidade. Por isso, para o filosofo, ter consciencia historica e a possibilidade de ver de modo proprio o mundo que se desvela na compreensao previa. E existir, para o filosofo alemao, significa ser-em-um-mundo e projetar diante de si um mundo (HEIDEGGER, 2000, p. 214).

O homem nunca e um "sujeito isolado, sem mundo, mas e um ente que em sua verdadeira essencia e constituido por seu mundo" (FREDE, 1998, p. 81-82). E e ai que a angustia em Heidegger (2002, p.249) tem um espaco privilegiado, pois "aquilo com que a angustia se angustia e o ser-no-mundo como tal". A angustia e a abertura privilegiada do Dasein, pois permite o questionamento sobre a possibilidade de ser-no-mundo e do proprio mundo, revelando o ser-livre para a liberdade de assumir e escolher a si mesmo.

O ser se distingue com o cuidar e o atender como modo fundamental de existir na temporalidade da cotidianidade. Ao cuidar do mundo, o ser cuida sempre de alguma maneira de si mesmo, de modo que o mundo aparece para ele e nele, como o cuidar. Assim, ser-no-mundo como cuidar-se e a inquietude que caracteriza o viver enquanto se esta situado em um mundo. Cuidar, para Heidegger (1999, p. 130), e ser-em-um-mundo e nao deve ser interpretado como ato da consciencia e sim com o que ele denomina de "cuidado (Sorge)". O viver esta na cotidianidade "enquanto mundo que aparece, enquanto mundo que cuidamos, mundo afetado pelo cuidado".

Cuidado em Heidegger tambem significa "velar por", inquietar-se e preocuparse em assumir o destino como um interesse existencial. O cuidado e um conceito em constante construcao em um desocultar continuo, pois quanto mais o ser humano se apropria do conhecimento sobre sua existencia, maior e sua atitude em relacao ao cuidado (RAMIREZ-PEREZ; CARDENAS-JIMENEZ; RODRIGUEZ-JIMENEZ, 2015).

Quando Heidegger coloca o fenomeno do cuidado, ele o desvela como um fenomeno fundamental do existir. O filosofo explica que o fenomeno do cuidado nao pode ser pensado como uma composicao de elementos teoricos, praticos e emocionais, mas sim, deve-se partir dele para poder explicar como "o existir do cuidado mesmo, tomado em sua originalidade, antes de qualquer interpretacao, o cuidado do mero ver e do mero perguntar se fundam no ser da existencia humana" (HEIDEGGER, 1999, p. 132).

O que Heidegger quer mostrar aqui e a possibilidade de interpretar ontologicamente o significado de ser-em e dentro-de-um-mundo a partir do cuidado. A forca com que Heidegger insere o cuidado como aprendizagem pelo qual o ser humano deve passar a pensar o futuro esta alicercada na sua questao fundamentadora de que e pelo cuidado que o homem tem possibilidade de novamente reconduzir seu pensar para sua essencia (HEIDEGGER, 1983, p. 158).

Heidegger (1969, p. 29-30) tinha uma percepcao nitida de que para instigar o pensar e o experienciar era importante utilizar exemplos da natureza e relaciona-los com os fenomenos de um mundo carregado de sentido para o homem, valendo-se, para isso, de reflexoes sobre o brilho dos raios de sol, a tormenta, a chuva, etc. O ato de meditar sobre um universo cheio de coisas a serem percebidas leva a pensar o ser em seu sentido, e este pensar tem a possibilidade de tocar o intimo do ser, sua essencia. E do cotidiano e nao dos conceitos que Heidegger propoe a experiencia do pensar. O admirar da simplicidade da vida abre uma clareira no pensar, pois a natureza e prodiga em exemplos que tornam a tarefa do pensamento acessivel a todos os que querem empreender uma etica conservacionista e de responsabilidade com o meio ambiente. E este ato do pensamento e um permitir ir alem-de-si-mesmo.

Outra questao posta por Heidegger (2000, p. 320) e a reflexao sobre a temporalidade como possibilidade de constituicao ontologica do Dasein em que o Dasein e chamado a responder sobre sua acao na natureza. Do mesmo modo, o Dasein nao pode se desprender do seu...

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