The relationship between information quality and individual impacts of the use of information in a public university/A relacao entre a qualidade da informacao e os impactos individuais do uso da informacao em uma universidade/ La relacion entre la calidad de la informacion y los impactos individuales del uso de la informacion en una universidad publica.

AutorSantos, Gilson Ditzel
CargoArtigo--TI
  1. Introducao

A partir da avaliacao do valor da informacao para a consecucao de seus objetivos estrategicos, as organizacoes podem planejar de forma eficaz o uso da informacao. E a otimizacao do uso da informacao passa pela gestao da Tecnologia da Informacao (TI), das pessoas e da informacao.

As pesquisas que investigam os impactos da TI no desempenho das organizacoes, bem como aquelas que analisam os impactos organizacionais da Qualidade da Informacao (QI) avancam no sentido de buscar o entendimento da relacao entre pessoas e contextos e os Sistemas de Informacao (SI), estudando de forma particular os fatores determinantes do sucesso de SI (PETTER, DELONE e MCLEAN, 2013). Nessa busca, percebe-se a realizacao de pesquisas em contextos organizacionais diferenciados, havendo interesse crescente pelo ambiente universitario (BREITER e LIGHT, 2006). Tambem, existe um redirecionamento dos metodos de pesquisa caracteristicos das investigacoes sobre adocao de tecnologia, de predominancia quantitativa, para a busca pela utilizacao de metodos hibridos (WU, 2012).

A relacao entre a QI e os Impactos Individuais (II) percebidos por usuarios de SI foi confirmada por Santos (2009), por meio de pesquisa quantitativa, utilizando modelagem de equacoes estruturais (SEM), realizada em uma universidade publica e em uma empresa do setor de energia. A pesquisa demonstrou, ainda, a influencia de variaveis exogenas (idade, tempo de trabalho, educacao e nivel hierarquico) sobre a percepcao de QI e II dos usuarios de SI. Como decorrencia desta constatacao, a presente pesquisa tem por objetivo explicar a relacao entre QI e II, considerando para isso as caracteristicas individuais do usuario de SI e o contexto em que ele esta inserido.

Por meio de analise de agrupamentos, foram determinados quatro grupos de usuarios na universidade pesquisada por Santos (2009). Dentre esses grupos foram selecionados nove individuos para a realizacao de entrevistas semiestruturadas. As entrevistas foram transcritas e analisadas por meio de analise de conteudo, com base nas seguintes categorias semanticas: antecedentes do uso da informacao, que inclui as percepcoes sobre QI; uso da informacao; e impactos do uso da informacao, que inclui II.

O artigo e organizado em sete secoes, incluindo a introducao. As secoes 2, 3 e 4 apresentam revisao de literatura sobre: qualidade da informacao; impactos individuais; e caracteristicas individuais e de contexto que influenciam as percepcoes dos usuarios de SI. A secao 5 explicita a metodologia utilizada, e a secao 6 apresenta os resultados obtidos. Conclusoes e referencias sao apresentadas nas secoes 7 e 8, respectivamente.

2 Qualidade da informacao

Kahn, Strong e Wang (2002) ampliaram o modelo de Wang e Strong (1996), incluindo os aspectos de servico inerentes a informacao, o que resultou no modelo denominado PSP/IQ, apresentado na Figura 1. Nesse modelo, tambem estao explicitadas duas definicoes da qualidade: conformidade com as especificacoes e atendimento ou superacao das expectativas dos consumidores. A primeira se refere as caracteristicas tecnicas da informacao e esta fortemente relacionada a coleta e gestao da informacao. A segunda coluna do quadro possui caracteristica mais subjetiva, de dificil afericao, e refere-se a necessidade do usuario em agregar valor a sua atividade.

Observando a excessiva concentracao de pesquisas em medidas para problemas especificos de QI, Pipino, Lee e Wang (2002) propuseram uma metodologia generica que combina medidas subjetivas e objetivas. Para orientar a medida subjetiva da QI, Pipino, Lee e Wang (2002) propuseram a utilizacao do questionario apresentado por Kahn, Strong e Wang (2002), com base nas definicoes das dimensoes da QI utilizadas no modelo PSP/IQ e mostradas na Figura 2.

3 Impactos individuais

O trabalho seminal de DeLone e McLean (1992, 2003) subsidia varias pesquisas empiricas sobre o sucesso de TI. O modelo multidimensional de DeLone e McLean (1992) propoe que o sucesso de uma organizacao em seus investimentos em TI seja avaliado a partir de seis dimensoes: qualidade do sistema; QI; qualidade do servico; uso da TI; satisfacao do usuario; e beneficios globais.

Pesquisas com enfoque no sucesso de TI que utilizaram o modelo de DeLone e McLean (1992, 2003) possibilitaram o estudo da relacao entre a QI e os impactos sobre o trabalho do proprio usuario (ETEZADIAMOLI; FARHOOMAND, 1996; TEO; WONG, 1998; WIXOM; WATSON, 2001; ALMUTAIRI; SUBRAMANIAN, 2005; IIVARI, 2005; WU; WANG, 2006; GORLA; SOMERS; WONG, 2010; ZHENG; ZHAO; STYLIANOU, 2013).

[FIGURE 3 OMITTED]

O instrumento sugerido por DeLone e McLean (2003) para a medida dos impactos individuais da TI, por ser um instrumento multidimensional completo, e o proposto por Torkzadeh e Doll (1999). Com base na teoria de atitude/comportamento, Torkzadeh e Doll (1999) descrevem uma cadeia de valores dos construtos de sucesso de sistemas que engloba crencas, atitudes, comportamentos e impactos sociais e economicos da TI (Figura 3).

No modelo proposto por Gable, Sedera e Chan (2008), os impactos individuais e organizacionais e a qualidade da informacao e do sistema sao medidos ao mesmo tempo. Portanto, nenhuma relacao de causalidade entre as dimensoes pode ser avaliada pelo modelo. No entanto, todas as dimensoes tem uma relacao causal com o construto de segunda ordem IS-IMPACT. O modelo, composto por quatro dimensoes e 27 variaveis, foi validado por meio de pesquisa exploratoria realizada em 27 agencias governamentais de um unico Estado australiano, e por meio de pesquisa confirmatoria realizada em uma grande universidade. Em linhas gerais, os construtos estao assim definidos:

  1. impacto Individual--e uma medida do quanto o SI influenciou as capacidades e a eficacia das acoes dos usuarios em relacao a organizacao;

  2. impacto organizacional--e uma medida do quanto o SI promoveu a melhoria das capacidades e resultados da organizacao;

  3. qualidade da Informacao--e uma medida que reflete a qualidade dos resultados do SI, ou seja, a qualidade da informacao apresentada nos relatorios e na tela;

  4. qualidade do Sistema--e uma medida do desempenho do SI sob o ponto de vista tecnico e de projeto.

    Santos (2009) realizou pesquisa sobre a influencia da QI sobre o II em duas organizacoes localizadas no Estado do Parana, uma do setor de energia eletrica e a outra, uma universidade. Foi utilizado o modelo PSP/IQ proposto por Kahn, Strong e Wang (2002) como construto de QI. O construto II foi operacionalizado por meio da adaptacao do instrumento de medida do impacto da TI no trabalho desenvolvido por Torkzadeh e Doll (1999). Adicionou-se ao construto de Torkzadeh e Doll (1999) o fator Tomada de Decisao, composto pelas seguintes variaveis: a) qualidade da decisao (WIXOM; TODD, 2005; SANDERS; COURTNEY, 1985); b) tempo para tomada de decisao (BENBASAT; SCHROEDER, 1977); c) esforco para tomada de decisao (WIXOM; WATSON, 2001). A analise dos dados foi operacionalizada por meio de modelagem de equacoes estruturais, com a utilizacao de analise multigrupos. Foram avaliados 494 questionarios validos para a organizacao do setor de energia eletrica e 399 questionarios validos para a instituicao de ensino superior. Os resultados confirmaram a relacao positiva direta da QI sobre II. O modelo validado na pesquisa e apresentado na Figura 4.

    [FIGURE 4 OMITTED]

    As pesquisas de Gable, Sedera e Chan (2008), e Santos (2009), utilizam abordagem quantitativa para identificar a relacao entre QI e II em organizacoes publicas. Ja o presente artigo estende os trabalhos citados por meio de estudo qualitativo, buscando descrever como se da a relacao entre QI e II, utilizando como estudo de caso uma universidade publica brasileira. Portanto, e imprescindivel que sejam consideradas caracteristicas individuais e organizacionais que definam o contexto em que a pesquisa se realiza, o que e explorado no topico seguinte.

    4 Caracteristicas individuais e de contexto que influenciam as percepcoes dos usuarios de SI

    De acordo com Seddon (1997), stakeholders diferentes, com interesses e necessidades particulares esperam resultados diferentes dos sistemas de informacao, ignoram as informacoes que nao lhes interessam e podem avaliar de maneira diferenciada um mesmo conjunto de resultados.

    Venkatesh et al. (2003), por sua vez, propuseram e validaram o modelo de aceitacao de TI pelo usuario denominado Unified Theory of Acceptance and Use of Technology (UTAUT). O modelo apresenta quatro variaveis moderadoras testadas, relacionadas as caracteristicas do individuo: experiencia; voluntariedade de uso; sexo; e idade.

    Santos (2009) estudou a influencia de caracteristicas individuais e de contexto na percepcao do usuario de SI sobre QI e II. Dentre as variaveis exogenas observadas, educacao foi a unica que teve sua influencia (negativa) sobre as percepcoes da QI confirmada em ambas as organizacoes pesquisadas. Ou seja, respondentes com titulo de especialista, ou inferior, tendem a avaliar a QI mais positivamente do que aqueles com titulo de mestre e doutor. Foram confirmadas, ainda, a influencia positiva da idade e tempo de trabalho sobre a percepcao da QI e do nivel hierarquico sobre a percepcao de II apenas em uma das organizacoes pesquisadas--quanto maior o nivel hierarquico do respondente, mais positiva e sua avaliacao sobre II. O autor tambem observou que o contexto organizacional (empresa publica e instituicao de ensino superior) influenciou as percepcoes dos usuarios de SI.

    Venkatesh e Bala (2008) estendem a pesquisa sobre a adocao e o uso da TI, apresentando e validando o modelo integrado de determinantes da Utilidade e da Facilidade de Uso percebidas, denominado Technology Acceptance Model 3 (TAM 3). As variaveis antecedentes utilizadas no modelo foram divididas em quatro categorias:

  5. diferencas individuais--incluem caracteristicas de personalidade e demograficas (auto eficacia, ansiedade e diversao no uso do computador);

  6. caracteristicas do sistema--relacionadas ao sistema...

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