The reconceptualization movement in Latin America and its international expressions: critical analysis of the participation and contribution of the Brazilian Center for Cooperation and Interchange in Social Works/O Movimento de Reconceituacao na America Latina e suas expressoes internacionais: analise critica da participacao e contribuicao do CBCISS.

Autorde Carvalho Aquino, Isaura Gomes
CargoReport

Introducao

Este artigo e a condensacao de estudos e analises parciais realizados atraves de pesquisa de Iniciacao Cientifica do grupo de pesquisa Trabalho, Mercado de Trabalho e Servico Social, da Faculdade de Servico Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), como um subprojeto de pesquisa intitulada O Movimento de Reconceituacao do Servico Social na America Latina (Argentina, Brasil, Chile e Colombia): determinantes historicos, interlocucoes internacionais e memoria. E um projeto coordenado pelo nucleo de pesquisa Estado, Classes Sociais e Servico Social (Neclatss), da Faculdade de Servico Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). A pesquisa tem como fundamento teorico-metodologico a apropriacao e analise da materia objeto de estudo, em "[...] suas diferentes formas de desenvolvimento [...]", de modo que seja viavel "[...] rastrear seu nexo interno [...]" (MARX, 2013, p. 90) atraves de pesquisa bibliografica e de entrevista semiestruturada.

Portanto, atende aos objetivos de resgatar e analisar criticamente o significado historico e a contribuicao teorica do Centro Brasileiro de Cooperacao e Intercambio de Servicos Sociais (CBCISS), no lapso temporal entre 1960 e 1980, e de ampliar a investigacao e a reflexao acerca das particularidades da Reconceituacao do Servico Social brasileiro e as repercussoes do movimento na America Latina. Tem por mote contribuir com a sistematizacao e analise do Servico Social na historia latino-americana e suas interlocucoes internacionais.

A investigacao gerou dados que, analisados qualitativamente, sustentam a hipotese da pesquisa de que tanto o trabalho do assistente social, quanto a formacao profissional sao crivados por tensoes e projetos sociais distintos. Assim, possuem enfrentamentos historicamente demarcados na busca pela hegemonia, que objetam ou conformam o contexto de modernizacao conservadora predominante no Brasil, em face da ditadura civil militar.

Devido a gama de material bibliografico selecionado para a pesquisa de cerca de 340 titulos, entre artigos e livros (o que inclusive impossibilita a citacao de todos eles), foi realizado um recorte no objeto de estudo. Elegemos, portanto, o Documento de Araxa como premissa para debater criticamente o significado da participacao do CBCISS no Movimento de Reconceituacao da America Latina, particularmente no Brasil. O criterio de escolha para estudo do documento-sintese do Encontro de Araxa foi o fato de este ser a expressao da contradicao entre modernidade e tradicionalismo no Servico Social (PAULO NETTO, 1994). A analise do documento ampliou a hipotese da pesquisa e demonstrou que o CBCISS, no periodo em questao, constituiu-se em instrumento institucional, formal, sistematico, operacional e legal em face das condicoes impostas pela autocracia burguesa, de oposicao as raizes do Movimento de Reconceituacao no Brasil.

Posto isso, para a investigacao, foram realizados estudos de artigos selecionados dos Cadernos verdes CBCISS e da revista Debates sociais, alem de ter sido feita releitura do Documento de Araxa e uma entrevista semiestruturada realizada com um membro da atual diretoria do CBCISS. Para exposicao dos resultados parciais da pesquisa, tres mediacoes sao destacadas a partir das formulacoes oriundas do Seminario de Teorizacao do Servico Social, que originou o Documento de Araxa, analisadas de forma articulada: a primeira e referente ao desenvolvimentismo e seu corolario politico e economico garantidor de um modelo vetusta, travestido de moderno, sendo a industrializacao a unica forma de superar a pobreza e o subdesenvolvimento. A intervencao estatal era considerada indispensavel para capturar recursos e investir em setores economicos que nao interessavam ao grande capital, mantendo, a contendo, o processo de acumulacao de capital e adensamento da questao social. A segunda alude ao estruturalismo enquanto miseria da razao (COUTINHO, 2010). A natureza estruturalista, ao pretender fundar um metodo objetivo, cientifico e racionalista, acaba por limitar a propria razao a aplicacao de regras formais e a realidade objetiva e subsumida como materia-prima manipulada. A terceira, por fim, e a influencia neotomista, caudataria das protoformas do Servico Social e seu legado doutrinario do humanismo cristao. A vida social, aqui, tem por finalidade a felicidade geral construida pelos homens que sao, em essencia, seres que necessitam viver em sociedade, com o objetivo de buscar o bem-estar de todos.

CBCISS e Movimento de Reconceituacao

De acordo com Paulo Netto (1994), na decada de 1960, o Servico Social tradicional entra em crise. E o momento das grandes contestacoes no mundo, demarcando uma crise mundial de base urbano-industrial, expressao de uma conjuntura desgastada do padrao de acumulacao capitalista. Com a desaceleracao do crescimento, os Estados burgueses reestruturam estrategias para o direcionamento dos recursos aplicados as politicas sociais e as demandas de interesses economicos, reivindicadas pelos movimentos sociais, somam-se as reivindicacoes de foros sociais e culturais.

Projetos sociais diferentes, e ate mesmo divergentes, acirram as contradicoes e explicitam os espacos de lutas e resistencias das classes subalternizadas. E nessa relacao que ocorre a participacao do CBCISS, instituicao nao formadora de profissionais, mas que conta com a participacao de protagonistas vinculados a Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e a Pontificia Universidade Catolica de Sao Paulo (PUCSP).

Nao obstante, o que esta no foco do debate e a funcionalidade da profissao em contribuir para que o subdesenvolvimento seja superado. E questionada a intervencao profissional junto as expressoes da questao social - objeto de trabalho dos assistentes sociais--disputando sua eficacia, eficiencia e legitimidade. Evidencia-se, na primeira metade da decada de 1960, uma articulacao entre os profissionais da America Latina, que e diluida em torno de 1965. A razao para o desmonte dessa articulacao, com vistas a superacao de uma logica conformada com o capitalismo, nao e outra que nao as ditaduras na America Latina, inauguradas com o Golpe de 1964 no Brasil e, depois, com os demais golpes espraiados pelo Cone Sul.

Como a Ditadura no Brasil foi um golpe arquitetado pela burguesia interna em alianca com a burguesia externa norte-americana, visando ao controle economico, social, politico e cultural, o delineamento desse processo no Servico Social e a impossibilidade de incorporacao de uma referencia teorica e metodologica capaz de realizar a critica a sociedade burguesa.

A relacao entre o Movimento de Reconceituacao do Servico Social brasileiro e a ditadura civil militar sugere que o regime militar nao derrubou ou deslegitimou as formas profissionais consagradas e vigentes na sua emersao e consolidacao de raiz conservadora, empiricista e pragmatista (IAMAMOTO, 1992). Ao contrario, nos anos 1960/1970, ha interesse pela pratica tradicional do Servico Social, pois atende a duas necessidades do Estado burgues: preservar a subalternidade profissional calcada na execucao acritica de politicas sociais e, ao mesmo tempo, impedir a expressao dos focos de resistencias profissional que se opunham aos interesses das organizacoes e instituicoes nas quais os assistentes sociais...

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