The importance of banking relationship in financing process of small and medium enterprises: a study in a branch of a Portuguese bank/A importancia do relacionamento bancario no financiamento das PME: estudo numa agencia bancaria Portuguesa.

Autorda Silva, Armando Mendes Jorge Nogueira
CargoTexto en portugués - Ensayo
  1. Introducao

    Este estudo tem por base uma amostra de pequenas e medias empresas (PME) detentoras de uma conta corrente numa instituicao bancaria nacional e visa identificar e caracterizar os principais indicadores reveladores do relacionamento bancario das empresas da amostra, nomeadamente: a reputacao das empresas, a duracao do relacionamento bancario entre PME e banco financiador e ainda a concentracao de responsabilidades detidas junto desse banco; o estudo visa ainda determinar a importancia do relacionamento bancario quer no custo do capital financiado (atraves do premio de risco atribuido a cada uma das contas correntes), bem como ainda no limite de credito disponibilizado pelo banco a estas PME.

    Desta forma espera-se contribuir para o estudo sobre as principais vantagens do relacionamento bancario sobre as condicoes do credito obtido, identificar possiveis desvantagens do relacionamento bancario associadas a existencia de um monopolio informacional por parte do banco financiador e que poderao traduzir-se em premios de risco mais elevados, dado que a informacao que o banco vai adquirindo ao longo do relacionamento com as PME nao e facilmente transferivel para um banco concorrente, ficando desta forma as empresas "capturadas".

    Conscientes de que as condicoes de financiamento sao indissociaveis de variaveis da performance economico-financeira da empresa, pretendese ainda perceber se as variaveis do relacionamento bancario impactam da mesma forma que as variaveis economico-financeiras no premio de risco e no montante de credito disponibilizado.

    Este tipo de estudo e pouco vulgar dadas as dificuldades na obtencao de dados adequados e por isso assume enorme importancia. No caso de paises emergentes e de paises cujo sistema financeiro nao seja muito desenvolvido torna-se decisivo para o futuro da maioria das empresas perceber as interacoes entre relacionamento bancario e performance economicofinanceira. Na verdade e de acordo com relatorio publicado pelo BCE em Novembro de 2012 (SAFE), o financiamento bancario continua a ser a principal fonte de financiamento externo utilizada pelas PME da zona euro ocupando uma percentagem de 74% do total, sendo que 33% diziam respeito a emprestimos bancarios e 41% a descobertos e linhas de credito. Contudo, varios estudos salientam as enormes dificuldades que as PME enfrentam para obterem credito bancario; La Torre et al. (2010) destacam, a esse proposito, um conjunto de fatores explicativos: primeiramente o financiamento as PME e dificil porque estas sao "opacas", ou seja torna-se dificil saber se as empresas tem capacidade de pagar (qual a viabilidade dos projetos) ou se estas tem vontade de pagar (devido ao perigo do risco moral); em segundo lugar, relativamente as grandes empresas, as PME sao mais suscetiveis de serem informais, especialmente nos paises em desenvolvimento, ou seja nao apresentam documentos contabilisticos fiaveis sobre a atividade da empresa, peculiarmente o nao registo de determinados passivos tais como dividas ao Estado (como o IVA e seguranca social) e aos seus empregados. Tais passivos ocultos conduzem ao aumento da opacidade informacional e consequentemente do risco de concessao de emprestimos a este tipo de empresas, levando muitas vezes a atribulo de taxas de juro mais elevadas e ao racionamento do credito; por ultimo, os mercados de capitais normalmente nao sao uma fonte de financiamento direta para as PME, dado que estas empresas sao incapazes de emitir divida ou capital em quantidades suficientemente grandes para atrair investidores.

    Atendendo a todos este fatores o relacionamento bancario pode, sobretudo em paises emergentes constituir a solucao para mitigar muitos dos problemas informacionais antes referidos e que sao responsaveis pelas dificuldades de acesso ao credito. A importancia de um estudo sobre esta materia para empresas portuguesas e tanto maior quanto se sabe que a literatura existente sobre o tema nao e consensual sobre os efeitos do relacionamento bancario ao nivel do credito obtido, sugerindo um aprofundamento da investigacao no sentido em que se projeta este estudo.

    Na verdade, a literatura existente sobre relacionamento bancario sustenta a existencia de uma relacao quer negativa (Berger & Udell, 1995b, Blackwell & Winters, 1997), quer positiva entre a duracao do relacionamento bancario e o custo do capital dos emprestimos (Degryse & Van Cayseele, 2000) medida pela taxa de juro. As pequenas e medias empresas sao apontadas como empresas que fornecem informacao contabilistica e financeira de fraca qualidade (opacidade de informacao), fazendo com que estas recorram maioritariamente ao financiamento bancario em detrimento de outras alternativas de financiamento. Atraves de um relacionamento bancario proximo os bancos podem adquirir informacoes qualitativas bastante relevantes, tais como desempenho economico-financeiro, a estrategia da empresa ou a estrutura de organizacao, que de outra forma seriam dificeis de obter. Tal informacao disponibilizada pela empresa, ou extraida pelo banco (decorrente de interacoes multiplas com as empresas), poderao entao refletir-se em melhores condicoes do financiamento.

    Contudo, a producao de informacao, resulta em economias de escala, muito complicadas de transferir para bancos concorrentes, permitindo ao banco financiador um monopolio informacional, tornando a troca de banco dispendiosa para a empresa. Este fator pode vir a tornar-se um custo associado ao processo de relacionamento bancario.

    Existe ainda outro fator que podera influenciar tais condicoes de financiamento, como o numero de relacionamentos bancarios que a empresa detem; basicamente se a empresa possui relacionamentos exclusivos apenas com o banco financiador, ou se tem relacionamentos multiplos. Existem autores que defendem que relacionamentos bancarios exclusivos trazem vantagens quer no custo do financiamento (Blackwell & Winters, 1997), quer no montante de credito. Desta forma, autores como Harhoff & Korting (1998) sustentam que relacionamentos bancarios exclusivos permitem uma maior disponibilidade de credito por parte do banco financiador. Contudo, relativamente ao exposto, nao existe na literatura consenso sobre as verdadeiras vantagens do relacionamento bancario.

    Este artigo encontra-se estruturado da seguinte forma: No capitulo 2 serao apresentadas as principais contributes teoricas sobre o tema do relacionamento bancario, bem como as principais vantagens e desvantagens de tal relacionamento nas condicoes do financiamento. No capitulo 3, sera efetuado um estudo empirico aplicado a algumas dezenas de PME portuguesas. Por ultimo, serao apresentadas as principais conclusoes emergentes deste estudo.

  2. Revisao de Literatura sobre Relacionamento Bancario

    O conceito de relacionamento bancario nao esta particularmente definido na literatura sobre intermediacao bancaria, contudo existem algumas contributes teoricas muito importantes neste dominio. Segundo Boot (2000), o relacionamento bancario pode ser definido como a prestacao de servicos financeiros atraves de um intermediario financeiro que investe na recolha de informacoes especificas dos seus clientes; esta informacao e privada pois muitas vezes e apenas detida pelo banco financiador e pela empresa. assim, o relacionamento bancario permite tambem avaliar a rentabilidade de tais "investimentos informacionais" atraves de interacoes multiplas ao longo do tempo e/ou com determinados produtos financeiros, atraves do cross selling. Pezzetti (2004), evidencia alguns aspetos considerados relevantes no relacionamento bancario: e um processo que se baseia em interacoes multiplas e continuas ao longo do tempo entre banco financiador e a empresa, que se traduz num profundo conhecimento das necessidades financeiras da empresa; desta forma, o relacionamento bancario implica interacoes multiplas com o mesmo cliente ao longo do tempo e/ou em produtos e servicos, no sentido de aumentar a fidelizacao dos mesmos, contribuindo desse modo para a estabilidade relacional e rentabilidade do banco a longo prazo; o mesmo autor salienta ainda que tal relacao deve acrescentar valor para ambos os intervenientes, ou seja devera ser lucrativa para ambas as partes, de forma a promover o seu compromisso e a confianca. na mesma linha de raciocinio, Degryse & Ongena (2001) entendem o relacionamento bancario como um relacionamento proximo entre as partes (banco - pme) que por sua vez ira contribuir para a reducao das assimetrias de informacao.

    Ao longo da literatura varios estudos empiricos procuraram demonstrar a importancia do relacionamento bancario entre Banco - PME, como um importante determinante nas condicoes do financiamento ou ate na performance empresarial. A este proposito, Degryse & Ongena (2001) analisaram empiricamente a ligacao entre o numero de relacionamentos bancarios que as empresas Norueguesas da sua amostra tinham e o eventual impacto na sua rentabilidade; os autores concluiram que a rentabilidade das empresas e tanto maior se, estas mantiverem relacionamentos bancarios exclusivos. Tambem Gambini & Zazzaro (2013) num estudo envolvendo empresas italianas concluem que a duracao das relacoes bancarias dificulta o crescimento de PME mas beneficia o processo de crescimento de empresas de media e grande dimensao que estejam a atravessar problemas.

    Do ponto de vista dos estudos empiricos, o relacionamento bancario tem vindo a ser medido com recurso, sobretudo, a duas variaveis. A primeira relacionada com a duracao do relacionamento banco - PME (que se entende como o periodo de tempo em que o banco vs empresa mantem um relacionamento financeiro), e a segunda o com o scope, que e medido pelo numero de diferentes produtos/servicos que a empresa adquire ao banco.

    A duracao do relacionamento bancario e uma questao importante a debater, uma vez que um relacionamento mais longo podera trazer vantagens para a empresa, na medida que uma empresa ate podera estar na disposto de inicialmente...

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