Captação de recursos no terceiro setor: fatores estratégicos para divulgação de informações

Autor:José Humberto da Cruz Cunha - José Matias-Pereira
Cargo:Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília - Doutor em Ciências Políticas pela Universidade Complutense de Madri - Espanha
Páginas:83-102
RESUMO

O objetivo presente é verificar até que ponto as informações divulgadas pelas entidades do terceiro setor no Distrito Federal permitem encontrar fatores quanto à Eficiência em alocar recursos aos programas, à Estabilidade Financeira, à quantidade de Informações Disponibilizadas e ao nível de Reputação das organizações sem fins lucrativos, importantes aos doadores segundo Trussel e Parson (2008).... (ver resumo completo)

 
TRECHO GRÁTIS
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8069.2012v9n18p83
83
ISSN 2175-8069, UFSC, Florianópolis, v.9, n.18, p.83-102, jul./dez., 2012
Captação de recursos no terceiro setor: fatores estratégicos para divulgação
de informações
Fundraising in the third sector: strategic factors for information disclosure
José Humberto da Cruz Cunha
Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília
Professor da Graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília
Endereço: Campus Universitário Darcy Ribeiro, Asa Norte, Prédio da Faculdade de
Economia, Administração e contabilidade - FACE/UnB
CEP: 70910-900 – Brasília/ DF – Brasil
E-mail: josehumberto@unb.br
Telefone: (61) 3107-0807
José Matias-Pereira
Doutor em Ciências Políticas pela Universidade Complutense de Madri - Espanha.
Pós-doutor em Administração pela Universidade de São Paulo - FEA/USP
Professor do Doutorado em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília
(UnB/UFPB/UFRN)
Endereço: Campus Universitário Darcy Ribeiro, Asa Norte, Prédio da Faculdade de
Economia, Administração e contabilidade - FACE/UnB
CEP: 70910-900 – Brasília/ DF – Brasil
E-mail: matias@unb.br
Telefone: (61) 3107-0807
Artigo recebido em 07/05/2012. Revisado por pares em 16/08/2012. Reformulado em
15/10/2012. Recomendado para publicação em 31/10/2012 por Sandra Rolim Ensslin (Editora
Científica). Publicado em 14/12/2012.
José Humberto da Cruz Cunha e José Matias-Pereira
ISSN 2175-8069, UFSC, Florianópolis, v.9, n.18, p.83-102, jul./dez., 2012
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Resumo
O objetivo presente é verificar até que ponto as informações divulgadas pelas entidades do
terceiro setor no Distrito Federal permitem encontrar fatores quanto à Eficiência em alocar
recursos aos programas, à Estabilidade Financeira, à quantidade de Informações
Disponibilizadas e ao nível de Reputação das organizações sem fins lucrativos, importantes
aos doadores segundo Trussel e Parson (2008). A análise fatorial foi utilizada e os resultados
corroboram a pesquisa do referencial teórico. Argumentamos, por fim, que os resultados
evidenciam uma relação confirmando que quanto menor a Despesa Total proporcional a cada
beneficiário há um aumento do grau de eficiência.
Palavras-chave: Terceiro setor. Informações estratégicas. Captação de recursos. Grau de
eficiência. Distrito Federal.
Abstract
The present objective is to verify to what extent the information disseminated by third sector
entities in the Federal District allow to find factors regarding the Efficiency in allocating
resources to programs, to the Financial Stability, the amount of Information Avialable and the
level of Reputation of non-profit organizations, important to the grantors, according to Trussel
and Parson (2008). The factorial analysis was used and the results corroborate the theoretical
framework research. We argue, finally, that the results evidence a relation confirming that the
lower the Total Expense proportional to each beneficiary more increased is the efficiency
degree.
Keywords: Third sector. Strategical information. Fundraising. Efficiency degree. Federal
District.
1 Introdução
As informações divulgadas pelas entidades captadoras são fundamentais para sustentar
sua continuidade, pois através da prestação de contas, os financiadores das entidades são
informados sobre a utilização dos recursos por eles concedidos.
Organizações do terceiro setor buscam a sua continuidade, assim como reza as bases
conceituais da contabilidade para todas as entidades. Para sua sobrevivência, buscam recursos
no mercado para financiar suas atividades, que podem, por exemplo, ser obtidos por parceiras
com instituições de representação internacional que gerenciam fundos multilaterais de
investimento ou através de convênios com os Estados e até por entidades também do terceiro
setor de outros países. Além das fundações nacionais e empresas nacionais e internacionais
como coloca Bettiol Júnior (2005).
Instituições, tais como Banco Mundial (BIRD), Banco Interamericano de
Desenvolvimento (BID) e Organização das Nações Unidas (ONU), têm a prática de repassar
recursos para financiar projetos sociais (MATIAS-PEREIRA, 2012). A escolha dos projetos e

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