A Teoria e Prática como uma Proposta de um Diagnóstico Empresarial

AutorClaudio Luiz Chiusoli
CargoUniversidade Estadual do Centro Oeste. PR. Brasil
Páginas40-50
40
Rev. Ciênc. Juríd. Empres., Londrina, v.18, n.1, p.40-50, 2017.
CHIUSOLI,C.L.
Claudio Luiz Chiusoli
Resumo
As organizações buscam cada vez mais serem competitivas para melhor atender o mercado, e para isso precisam se organizar internamente,
conhecendo os pontos fortes e aprimorando os pontos decientes, por este motivo se registra a importância do diagnóstico empresarial. O
objetivo deste artigo é analisar a opinião dos gestores quanto as ações estratégicas utilizadas, relativas às áreas funcionais da empresa. O
levantamento bibliográco considerou como estrutura teórica as principais áreas de uma organização que são: marketing, nanças, produção
e recursos humanos. A metodologia da pesquisa aplicada realizou um levantamento com 29 empresas, junto ao gestor responsável, cuja coleta
foi realizada pessoalmente por alunos do Curso de Administração da disciplina Diagnóstico Organizacional. Os resultados sugerem a pouca
aplicação e uso de uma gestão mais eciente nas empresas pesquisadas e, assim, foi possível ao diagnosticar cada área funcional a proposição
de um plano de ação para solução das fragilidades encontradas nas organizações. Como contribuição do estudo foram apontadas as áreas
que precisam de maior dedicação dos gestores e, ao mesmo tempo, este estudo permitiu aos alunos do Curso de Administração um melhor
aprendizado ao associar a teoria com as práticas aplicadas dentro das organizações. Assim, o estudo não só contribuiu para a ampliação do
conhecimento acadêmico dos alunos, mas também com a riqueza de informações, que agregaram valores para as decisões do gestor. Como
limitação do estudo se aponta que os resultados cam restritos para a análise entre empresas investigadas, não permitindo generalizações, uma
vez que a amostragem foi não probabilística por julgamento.
Palavras-chave: Diagnóstico Organizacional, Planejamento, Ambiente Interno.
Abstract
Organizations increasingly seek to be competitive in order to better serve the market and, for this, they need to organize themselves internally,
knowing the strengths and improving the decient points, for this reason, business diagnosis are very important. The objective of this article
is to analyze the managers’ opinion as to their strategic actions used regarding the functional areas of the company. The bibliographic survey
considered as theoretical structure the main areas of an organization, which are: marketing, nances, production and human resources.
The methodology of the research was done by means of a survey with 29 companies, together with the manager in charge, whose collection
was carried out personally by the administration course students of the discipline Organizational Diagnosis. The results suggest the little
application and use of a more efcient management in the companies researched and thus, it was possible, when diagnosing each functional
area, the proposition of a plan of action to solve the fragilities found in the organizations. As a contribution of the study, it was pointed out the
areas that need more effort on the managers’ part and, at the same time, allowed to the administration course students a better learning when
associating the theory with the applied practices within the organizations. Thus, the study not only contributed to the increase of the academic
knowledge of the students, but also to the wealth of information that added values to the manager’s decisions. As a limitation of the study, the
results are restricted to the analysis among investigated companies, not allowing generalizations, since the sampling was non-probabilistic by
judgment.
Keywords: Organizational Diagnosis, Planning, Internal Environment.
A Teoria e Prática como uma Proposta de um Diagnóstico Empresarial
Theory and Practice as a Proposal of a Business Diagnosis
Universidade Estadual do Centro Oeste. PR. Brasil.
E-mail: prof.claudio.unicentro@gmail.com
1 Introdução
Diante de um cenário global altamente mutável, cujos
impactos inuenciam todos os tipos de organizações, as
ferramentas gerenciais para tomada de decisão proporcionam
a sobrevivência no mercado para quem as domina. Com
base nisto, o referente trabalho visa à importância em
demonstrar como o diagnóstico empresarial pode oferecer o
diferencial competitivo, derivado de um programa gratuito do
Sebrae, “Negócio a Negócio”, de atendimento e orientação
empresarial, que oferece diagnósticos e recomendações, com
a proposta de auxiliar nas principais diculdades encontradas
no dia a dia da gestão de um negócio, em que consultores
credenciados fazem visitas antes e após para entrega do
diagnóstico (SEBRAE, 2009).
A proposta de um diagnóstico organizacional se
fundamenta em apresentar um quadro conável da real
situação que está sendo vivenciada na empresa, além disso,
é interessante perceber como as instituições se organizam
e planejam o negócio. Por meio dessa análise é possível
analisar os pontos fortes e fracos de uma organização. Como
pontos fortes se destacam as características positivas, as quais
incentivam ou colaboram para o crescimento da mesma; como
pontos fracos se entendem como as características ou aspectos
negativos da instituição, que prejudicam o cumprimento do

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