Tem mulher no samba: a representação da figura feminina nos sambas das décadas de 1940-50

AutorLarissa Archanjo Oliveira - Cilene Margarete Pereira
CargoUNINCOR / FAPEMIG / CNPq
Páginas125-145
http://dx.doi.org/10.5007/1984-784X.2013v13n20p125
125
|b. pesq. nelic, florianópolis, v. 13, n. 20, p. 125-145, 2013|
TEM MULHER NO SAMBA
A REPRESENTAÇÃO DA FIGURA FEMININA
NOS SAMBAS DAS DÉCADAS DE 1940-50
Larissa Archanjo Oliveira
Cilene Margarete Pereira
UNINCOR / FAPEMIG / CNPq
RESUMO
Em Acertei no milhar: samba e malandragem no
tempo de Getúlio (1982), Claudia Matos observa
que, nas décadas de 1930-40, pode-se reconhe-
cer três grandes veios temáticos e estilísticos nas
letras dos sambas: o apologético-nacionalista;
aquele que ela identifica como samba malandro,
centrado em um discurso que se afirma sobre a
dubiedade, e o lírico-amoroso, no qual a figura
feminina ganha espaço central. Em busca da
identificação e análise dessas figuras femininas do
samba, este artigo se deterá no exame de algu-
mas letras das décadas de 1940-50, dando
destaque às composições de Herivelto Martins,
Geraldo Pereira e Lupicínio Rodrigues.
PALAVRAS-CHAVES: Samba. Personagem Feminina.
Malandro.
ABSTRACT
In Acertei no milhar: samba e malandragem no
tempo de Getúlio (1982), Claudia Matos notices
that, during the decades of 1930-40, three
great thematic and stylistic veins in the samba
lyrics can be recognized: the apologetic-national-
istic; one she identifies as sam-ba malandro,
centering on a speech that states itself on the du-
bious; and the loving-lyrical, in which the female
character gains central role. In search for identifi-
cation and analysis of these female characters in
the samba, this article will focus on the analysis of
some songs from the decades of 1940-50, giving
emphasis to the compositions of Herivelto Martins,
Ge-raldo Pereira and Lupicínio Rodrigues.
KEYWORDS: Samba. Female character. Malandro.
Larissa Archanjo Oliveira é mestranda em Letras na Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações.
Cilene Margarete Pereira é doutora em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas
(UNICAMP) e professora coordenadora do Programa de Mestrado em Letras da Universidade Vale do Rio
Verde de Três Corações.
http://dx.doi.org/10.5007/1984-784X.2013v13n20p125
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|b. pesq. nelic, florianópolis, v. 13, n. 20, p. 125-145, 2013|
TEM MULHER NO SAMBA
A REPRESENTAÇÃO DA FIGURA FEMININA
NOS SAMBAS DAS DÉCADAS DE 1940-50
Larissa Archanjo Oliveira
Cilene Margarete Pereira
INTRODUÇÃO
As influências rítmicas do samba, hoje um gênero musical (assim conside-
rado desde 1917, ano de gravação do primeiro samba com letra e melodia,
“Pelo Telefone”), chegaram ao Brasil, mais precisamente à Bahia, por meio
dos negros escravos que as levaram para o Rio de Janeiro. Ao longo de sua
constituição e consolidação, o samba sempre apresentou uma diversidade
rítmica e de estilos, tendo o morro e as regiões centrais da cidade do Rio de
Janeiro, das quais se destacam a Praça Onze e os bairros da Saúde, do Estácio
e da Lapa, como lugar de sua origem carioca. Mas é somente ao final da
década de 1920 que o gênero musical alcança verdadeiramente o Rio de
Janeiro e o Brasil a partir de um movimento migratório paradoxal ao “subir e
descer o morro”, fixando nas encostas da cidade carioca seu lugar de origem
mitológica. Esse movimento paradoxal se dá porque o chamado samba cari-
oca não teria nascido nos morros, mas em bairros próximos da zona central do
Rio. Segundo Heitor dos Prazeres:
A música era feita nos bairros: ainda não havia favelas, nem os chamados com-
positores do morro. O morro da Favela era habitado só pela gente que traba-
lhava no leito das estradas de ferro (mineiros, pernambucanos e remanescentes
da Guerra de Canudos). O samba original não tinha, portanto, nenhuma ligação
com os morros.1
João da Baiana confirma o depoimento de Heitor dos Prazeres, ressaltando
que o samba havia saído da cidade:
1 PRAZERES, Heitor dos apud SODRÉ, Muniz. Samba, o dono do corpo. 2. ed. Rio de Janeiro:
Mauad, 1998, p. 69.

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