Telenovela ambivalente: a oscilação entre a dureza da hegemonia e os 'mal ajustes' da decodiþ cação

AutorLarissa Leda Fonseca Rocha
CargoBacharel em Comunicação Social, Jornalismo
Páginas707-722
Artigo recebido em: 20/02/2018 Aprovado em: 09/05/2018
TELENOVELA AMBIVALENTE: a oscilação
entre a dureza da hegemonia e os “mal
ajustes” da decodiÞ cação
Larissa Leda Fonseca Rocha1
Resumo
Considerada o maior produto da Indústria Cultural brasileira a telenovela é
uma ferramenta de fundamental importância para a compreensão da relação
entre a lógica mercantil dos meios de comunicação de massa e práticas cul-
turais e populares. Passam pela telenovela reforços inegáveis do pensamento
hegemônico, mas algo a mais transita por lá, um modo de leitura e apropriação
popular que a usa como veículo de novas práticas simbólicas e atribuição de
sentido que permeiam as relações de poder - sempre tencionadas - entre domi-
nadores e dominados.
Palavras-chave: Telenovela, hegemonia, codi cação/decodi cação.
AMBIVALENT SOAP OPERA: the oscillation between the
hardness of the hegemony and the “bad adjustments” of the
decoding
Abstract
Considered the greatest product of the Brazilian Cultural Industry the soap
opera is a fundamental mechanism to understanding the relationship between
the market logic of the mass media and cultural and popular practices. Unde-
niable reinforcements of hegemonic thought pass through the soap opera, but
1 Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo, Doutora em Comunicação pela Pontifícia
Universidade Católica dp Rio Grande do Sul (PUCRS), Professora do Departamento de
Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). E-mail: larissaleda@
gmail.com / Endereço: Universidade Federal do Maranhão - UFMA: Av. dos Portugueses,
1966, Bacanga - São Luís – MA. CEP 65080-805
MESAS TEMÁTICAS COORDENADAS
LEITURAS SOBRE GRAMSCI E A COMUNICAÇÃO: economia,
cultura, política e as transformações no espectro midiático
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Larissa Leda Fonseca Rocha
something more transits there, a way of reading and popular appropriation that
uses it as a vehicle for new symbolic practices and attribution of meaning that
permeate the relations of power - always intended - between dominators and
dominated
Key words: Soap opera, hegemony, encoding/decoding.
1 INTRODUÇÃO
Uma rápida observação do prime time1 da maior emissora
de televisão do Brasil e mesmo uma das maiores do mundo, a T V
Globo2, nos permite perceber a fundamental importância econômica
e industrial da produção de telenovelas3 para o esquema de funcio-
namento da indústria cultural nacional. Acompanhar o des envolvi-
mento da história da televisão e da novela só deixa evidente o lugar
privilegiado que o gênero narrativo ocupa na organização do  uxo
televisivo e da estruturação do negócio do audiovisual. Perceber sua
importância na indústria da cultura, no entanto, não deixa claro o
lugar e a função da narrativa seriada no contexto da urbanização e
modernização brasileiras, nem mesmo ajuda a compreender o lu-
gar que a novela ocupa na construção das identidades, na negocia-
ção dos sentidos e nas disputas de poder que perpassam a relação
da mídia com as pessoas. De já que isto  que claro: há algo além
das lógicas econômicas, políticas e de posicionamento hegemônico
que atravessa o consumo das novelas, consumo este feito no tempo
da vida vivida, nas práticas mais rotineiras, tanto individuais quanto
compartilhadas, de consumo.
2 A LUGAR DA TELENOVELA: ENTRE A LÓGICA
MERCANTIL E AS PRÁTICAS CULTURAIS E
POPULARES
A produção de  cção seriada na TV brasileira é um negócio
rentável. Segundo dados do Obitel de 2015 (LOPES; GÓMEZ, 2016),
desde 2009 a exibição de  cção no prime time é 100% nacional. A
Globo detém 80% da produção e exibição inédita nacional e foi a
única emissora que sozinha, ultrapassou em média geral de audiên-
cia o conjunto de toda a TV paga. A história da TV e a sedimentação
da indústria cultural brasileira con rmam a supremacia da Globo
desde sua inauguração (26 de abril de 1965), ainda que hoje haja uma
certa perda de audiência, mas aí não apenas da emissora, mas do sis-
tema televisivo de modo geral e uma perda que responde a motivos

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