Technological readiness and students' satisfaction in distance learning mode: the case of a training program of a state government/ Prontidao tecnologica e satisfacao de alunos na modalidade a distancia: o caso de um programa de capacitacao de um governo estadual/Prontitud tecnologica y satisfaccion de alumnos en la modalidad a distancia: el caso de un programa de capacitacion de un gobierno estadual.

AutorNascimento, Thiago Cavalcante
CargoArtigo--Tecnologia da Informacao
  1. INTRODUCAO

    A gestao publica vem passando por uma serie de mudancas nas ultimas decadas, advindas de reformas no aparelho do Estado. A nova estrutura surge na Inglaterra e nos Estados Unidos, recebendo o nome de New Public Management. Esse novo modelo prega uma serie de mudancas na gestao do aparato burocratico, buscando aumentar a eficiencia e eficacia da gestao publica (REZENDE, 2004, 2002; LYNN JR., 2001).

    Nesse modelo de gestao, tambem conhecido como paradigma gerencial, o cidadao passa a ser visto pelas instituicoes publicas de forma aproximada a das empresas privadas, ou seja, como clientes que demandam servicos. As mudancas no bojo dessa reforma exigem transformacoes profundas no ambiente cultural em que os servidores estao inseridos e, tambem, em seus conhecimentos e habilidades.

    Para atender as demandas desse novo paradigma, os servidores precisam de melhor qualificacao profissional, uma vez que o nivel de exigencia em relacao ao trabalho aumenta, novos processos sao criados e a dinamica entre poder publico e sociedade e acentuada. Para a ENAP (2009:17), algumas consequencias dessa nova forma de trabalho sao inevitaveis, "como o crescimento da incerteza nas relacoes de trabalho, causada pela mudanca constante de funcoes e tarefas, pelo menor detalhamento das atribuicoes e pela diminuicao das expectativas com relacao a propria carreira dentro da organizacao".

    Uma das principais questoes relacionadas aos servidores consiste no fato de que eles acabam sendo a representacao ou a propria imagem do Estado. Dessa forma, a propria imagem do governante, e do governo como um todo, pode ser afetada em decorrencia de um atendimento ineficaz ao cidadao. Diante desse cenario, "as escolas de governo desempenham papel fundamental nesse conjunto de esforcos. E sua incumbencia pensar formas de aprendizagem inovadoras, adequadas ao ensino adulto e profissional, sem perder de vista as diretrizes de politicas de desenvolvimento de pessoas" (ENAP, 2009:25).

    Nesse sentido, as Escolas de Governo constituem uma peca de extrema importancia no processo de capacitacao dos servidores publicos. Mediante a criacao de politicas de formacao e aperfeicoamento dos quadros publicos, essas escolas podem promoveu o alinhamento das demandas internas do aparelho do Estado as demandas populacionais (OLIVEIRA, 2001).

    Um dos principais problemas enfrentados por essas escolas e pelo proprio governo relaciona-se com a forma de capacitar um grande contingente de servidores nos modelos tradicionais de ensino, uma vez que estes, alem de limitarem o acesso, geram custos crescentes, pois impedem a mobilizacao de um numero elevado de pessoas para participar de atividades desenvolvidas em locais especificos. Em contextos como o enfrentado pelo governo estadual em estudo, com mais de 70.000 servidores ativos de perfis e necessidades distintas, esse problema e acentuado em decorrencia de sua pulverizacao geografica.

    Para enfrentar cenarios como esse, faz-se necessaria a utilizacao de modelos de treinamento e capacitacao mais flexiveis. A educacao a distancia e uma possivel solucao para o obstaculo ao treinamento de servidores, uma vez que permite maior flexibilidade no processo de aprendizagem e estimula o desenvolvimento das potencialidades individuais.

    Em consonancia com esse contexto, o governo estadual em estudo, por meio de sua Secretaria de Administracao e Recursos Humanos e de sua Escola de Governo, firmou uma parceria com a Fundacao Getulio Vargas do Rio de Janeiro para a elaboracao de um projeto que contempla inumeros cursos de capacitacao disponiveis a todos os servidores publicos estaduais, com o objetivo de atingir melhores niveis de gestao em seus quadros.

    Nesse novo modelo de ensino, a tecnologia e um imperativo e o nivel de prontidao dos individuos no uso de ferramentas computacionais aparece como algo importante na dinamica de aprendizagem. Assim, a disposicao dos individuos para usar e dominar novas tecnologias pode contribuir para a efetividade de cursos na modalidade a distancia. Nesse sentido, o presente artigo visa identificar os fatores determinantes de satisfacao de um programa governamental de capacitacao a distancia, por meio da escala de prontidao tecnologica desenvolvida por Parasuraman (2000).

  2. REFERENCIAL TEORICO

    Este artigo tem sua base teorica apoiada em quatro topicos principais. Inicialmente, discorre-se sobre o paradigma de gestao publica vigente, destacando-se suas principais caracteristicas e origem. Em seguida, empreende-se uma sucinta apresentacao das principais acoes publicas de educacao a distancia via internet. Em um terceiro

    momento, discutem-se questoes envolvendo a satisfacao dos alunos com cursos na modalidade EaD e apresentam-se os constructos teoricos testados empiricamente. Por fim, expoem-se as principais caracteristicas da escala de prontidao tecnologica TRI.

    2.1. A Nova Administracao Publica

    A administracao publica brasileira e formada por uma grande miscigenacao de modelos de gestao, como o Patrimonialismo, a Burocracia Weberiana e, mais recentemente, o Gerencialismo (New Public Management). Nao e possivel, ainda hoje, apontar uma logica unica ou dominante.

    O patrimonialismo consistia basicamente na falta de diferenciacao clara entre o que pertencia ao Estado e o que era de direito do governante, razao pela qual a administracao era exercida em funcao do interesse pessoal.

    Em resposta ao modelo patrimonialista ate entao operante, surgiu a burocracia, considerada uma ferramenta capaz de viabilizar a racionalidade tecnica, a divisao social do trabalho e o combate as praticas e vicios oriundos do patrimonialismo, privilegiando uma dimensao racional baseada em normas e procedimentos claros, impessoais e formais (SILVA; VITAL; CABRAL, 2009; FREITAS JR.; PEREIRA, 2009).

    De acordo com Fadul e Souza (2006), a partir do momento em que a burocracia se consolidou como um modelo de administracao publica, houve melhora na performance das atividades desenvolvidas pelo Estado, em seu desenho organizacional e institucional, mas tambem revezes relativos a eficiencia e eficacia na forma de administrar o "interesse publico".

    O surgimento do pensamento gerencialista na esfera publica teve como base a argumentacao de que a burocracia estatal e inoperante, insulada, ineficiente e incapaz de enfrentar os desafios impostos pela sociedade moderna (LYNN JR., 2001).

    Essa nova orientacao tem inicio com uma serie de reformas administrativas iniciadas na decada de 1980 nos Estados Unidos e na Inglaterra, cujo objetivo era responder a crise do Estado intervencionista (MARTINS; IMASATO; PIERANTI, 2007; PRADO; PO, 2007; REZENDE, 2004, 2002).

    Para Giacomo (2005), a mudanca para o paradigma gerencial de administracao publica surgiu como uma resposta a globalizacao, visto que esta poderia representar uma dificuldade adicional no processo de formulacao e implementacao das politicas publicas nacionais.

    A introducao, em grande escala, das tecnologias de informacao e comunicacao, vem alterando de modo significativo as formas de organizacao e realizacao do trabalho no setor publico, em todos os niveis, desde os mais modestos ate aqueles que demandam um conhecimento mais especializado. O cenario internacional reforca essa tese: restricoes fiscais, competicao global, crescente complexidade e interdependencia entre os setores publico e privado, alem de uma maior pressao da sociedade por eficiencia [...] a substituicao do velho modelo burocratico-weberiano, autocentrado, para uma abordagem de carater mais gerencialista, implica, necessariamente, uma clara definicao de responsabilidades e uma destinacao muito criteriosa dos recursos publicos (GIACOMO, 2005:6).

    Sintetizando a ideia do gerencialismo, Freitas Jr. e Pereira (2009) afirmam que esse modelo busca dar maior agilidade a gestao publica mediante um processo de desburocratizacao (mantendo a estrutura burocratica), pelo qual o Estado passa a agir com os principios de uma empresa, tendo o cidadao como seu cliente, ou seja, como consumidor de seus servicos.

    E claro que o modelo gerencial nao pode ser considerado uma verdade absoluta. Como qualquer outro modelo, tambem e passivel de criticas, como as desenvolvidas por Schubert (2009), que considera esse modelo de gestao apenas uma moda, principalmente na esfera politica, a qual tem tratado o tema como um slogan governamental. Outra critica ao modelo corresponde ao fato de que, apesar da grande repercussao do new public management, nem sempre este alcanca os resultados esperados, principalmente nos paises em desenvolvimento, pois estes apresentam tracos culturais que impedem a plena concepcao do modelo gerencial Pillay (2008).

    Segundo a ENAP (2009), a administracao publica brasileira tem se esforcado para buscar uma maior profissionalizacao e modernizacao, com o objetivo de melhorar a gestao e, consequentemente, prestar melhores servicos a sociedade.

    Ha um empenho geral para a regulamentacao de carreiras, a renovacao dos quadros e a profissionalizacao, que pode ser percebido nos ambitos federal, estadual e municipal. Todas essas iniciativas podem ajudar a melhorar a imagem do servico publico (ENAP, 2009:25).

    Nesse cenario, o fator humano nas instituicoes publicas ganha destaque, pois e por meio das pessoas que essas instituicoes poderao atender as diversas demandas sociais. Segundo Longo (2007), e dificil encontrar trabalhos que analisem as mudancas sociais e o futuro das sociedades sem levar em consideracao o fator humano.

    2.2. Acoes Publicas de Educacao a Distancia no Brasil

    A educacao a distancia nao pode ser considerada uma novidade no mundo, pois ja no final do seculo XIX agricultores europeus, com o intuito de aumentar sua produtividade, utilizavam este sistema para ensinar a plantar e a cuidar do rebanho bovino. Contudo, e com a introducao de recentes tecnologias de comunicacao, especialmente a internet, que esta modalidade de ensino tem se potencializado (MATIAS-PEREIRA, 2008).

    Trata-se, em geral, de uma educacao...

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