Técnicas de estudo e leitura técnica para acadêmicos de direito

AutorEderson Nadir Pires Dornelles - Madie da Silva Ribas Soares - William Smith Kaku
CargoAcadêmico do Curso de Graduação em Direito da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus Santo Ângelo - Acadêmica do Curso de Graduação em Direito da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus Santo Ângelo - Doutor e Mestre em Direito pelo CPGD/UFSC
Páginas95-112
TÉCNICAS DE ESTUDO E LEITURA TÉCNICA PARA ACADÊM ICOS DE DIREITO
TECHNIQUES FOR STUDY AND READING TECHNIQ UE FOR LAW STUDENTS
Ederson Nadir Pires Dornelles
1
Madie da Silva Ribas Soares2
William Smith Kaku3
Sumário: Introdução. 1 Apresentação do problema. 2 Exigências do ensino superior. 3 O que é
estudar no ensino superior? 4 Técnicas de estudos: ferramentas para um aprendizado eficaz. 5 Leitura
técnica: especificidades. Conclusão. Referências.
Resumo: O artigo procura revelar para o alunado de ensino superior a necessidade de adotar-se
novas práticas de estudo que profissionalizem sua atitudes e comportamentos em relação ao estudo, como
nova e inescapável exigência que recai sobre ele a partir d o momento que ingressa no ensino superior.
Assim, técnicas de estudo e leitura técnica emergem como uma necessidade a fim dele alcança r um
estudo eficaz e com sucesso.
Palavras-chave: Técnicas de estudo. Leitura técnica. Metodologia. Ensino superior.
Aprendizagem.
Abstract: The paper aims to show the pupils for higher education need to adopt new practices
to professionalize their study of attitudes and behaviors related to the study, as a new and inescapable
requirement that falls on it from the moment he starts the graduate teaching. Thus, study skills and
reading technique emerge as a necessity in order to achieve a effectively and successfully study.
Keywords: Studying skills. Reading technique. Methodology. Higher education. Learning.
Introdução
Ao ingressar no ensino superior, regra, geral o(a) acadêmico(a) não está devidamente
preparado(a) para o que irá enfrentar durante o transcorrer de seu curso superior. De fato, a sua
experiência como estudante até esse momento é marcado por características atitudes, posturas e
comportamentos que necessitam ser aprimoradas d iante de novas e mais exigentes demandas para o
sucesso acadêmico e, futuramente, profissional.
Essas novas exigências surpreendem o(a) estudante e, caso ele(a) não adquira novas técnicas de
estudo e leitura, seu sofrimento e angústias diante de tanta carga de exigências intelectuais perduram
durante todo o transcorrer do curso. Assim, as técnicas de estudo e leitura técnica volta m-se para ajudar o
alunado em sua nova fase de estudos, cujas exigênc ias e propósitos são diferenciados daquilo que ele já
experimentou até então.
Portanto, este ar tigo procura contribuir para o aprendizado e aperfeiçoamento de práticas e
atitudes do alunado de ensino superior, dotando-o de instrumental novo e necessário par a alcançar um
Este artigo é produzido dentro dos obj etivos do projeto de pesquisa “Cidadania Multicultural e Integração Social Nacional e
Internacional: Epistemologia Crítica e Justiça Político-Social”, aprovado institucionalmente e mantido junto ao Programa de Pós-
Graduação em Direito Mestrado da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), campus Santo
Ângelo, e coordenado pelo Prof. Dr. William Smith Kaku. O trabalho é fruto de atividades desenvolvidas pelo Grupo de Estudo e
Pesquisa criado e vinculado ao referido projeto de pesquisa, envolvendo estudantes de Graduação em Direito. O artigo conta com o
apoio institucional da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) através de Auxílio Recém
Doutos (ARD).
1 Acadêmico do Curso de Graduação em Direito da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus
Santo Ângelo. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa criado e vinculado ao projeto de pesquisa “Cidadania Multicultural e
Integração Social Nacional e Internacional: Epistemologia Crítica e Justiça Político-Social”, mantido junto ao Programa de Pós-
Graduação em Direito Mestrado da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), campus Santo
Ângelo, e coordenado pelo Prof. Dr. William Smith Kaku. Bolsista do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIIC) da URI.
2 Acadêmica do Curso de Graduação em Direito da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus
Santo Ângelo. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa criado e vinculado ao projeto de pesquisa “Cidadania Multicultural e
Integração Social Nacional e Internacional: Epistemologia Crítica e Justiça Político-Social”, mantido junto ao Programa de Pós-
Graduação em Direito Mestrado da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), campus Santo
Ângelo, e coordenado pelo Prof. Dr. William Smith Kaku.
3 Doutor e Mestre em Direito pelo CPGD/UFSC. Educador e pesquisador interdisciplinar em Direito e Relações Internacionais.
Professor do Programa de Mestrado e do Curso de Graduação em Direito da Universidade Regional Integrada Alto Uruguai e das
Missões (URI), Campus Santo Ângelo. Pós-Doutorando pelo PPGD-UFRGS, supervisionado pela Profa. Dra. Claudia Lima
Marques.

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