Análise de sustentabilidade ambiental em uma indústria de bebidas: um enfoque no processo produtivo

Autor:Claudio Luiz de Freitas - Fernando Richartz - Elisete Dahmer Pfistcher
Cargo:Graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina - Graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina - Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina
Páginas:35-52
RESUMO

Um dos principais causadores de impactos ambientais nas indústrias é seu processo produtivo, responsável pela produção de resíduos que podem causar grandes danos ao meio ambiente. O objetivo deste trabalho é analisar a sustentabilidade ambiental de uma indústria de bebidas, com enfoque em seu processo produtivo. Para isso, realizou-se um estudo de caso, de caráter exploratório, com abordagem quali-quantitativa. O estudo foi dividido em três fases,... (ver resumo completo)

 
ÍNDICE
TRECHO GRÁTIS

Page 35

Environmental Sustainability Analysis in a beverage industry: focus on the production process.

Fernando Richartz

Graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina Endereço: Rua Senador Alberto Paqualine, 34 CEP: 88090-400 – Florianópolis/ SC Email: nandorichartz@hotmail.com Telefone: (48) 8406-6422

Cláudio Luiz de Freitas

Graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina Endereço: Rua Douglas Seabra Levier, 61 - Apto. 303-A CEP: 88.040-410 – Florianópolis/ SC Email: freitasclf@hotmail.com Telefone: (48) 9168-9947

Elisete Dahmer Pfitscher

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina Professora do Mestrado em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina Endereço: Rua Mário Cândido da Silva, 46 - Bairro Itaguaçu CEP: 88.085-475 – Florianópolis/ SC Email: elisete@cse.ufsc.br Telefone: (48) 8817-2019 ou (48) 3364-2028

Artigo recebido em agosto de 2009. Passou por uma avaliação double blind review em novembro de 2009. Aceito em dezembro de 2009 pela Editora Científica Sandra Rolim Ensslin. Artigo apresentado no XVI Congresso Brasileiro de Custos, 2009, Fortaleza, 2009

Page 36

Um dos principais causadores de impactos ambientais nas indústrias é seu processo produtivo, responsável pela produção de resíduos que podem causar grandes danos ao meio ambiente. O objetivo deste trabalho é analisar a sustentabilidade ambiental de uma indústria de bebidas, com enfoque em seu processo produtivo. Para isso, realizouse um estudo de caso, de caráter exploratório, com abordagem qualiquantitativa. O estudo foi dividido em três fases, sendo a primeira a Fundamentação Teórica; a segunda fase, a Análise de Sustentabilidade; e a terceira e última fase, a aplicação do Plano Resumido de Gestão Ambiental 5W2H. Os resultados apontam que a empresa apresenta uma boa sustentabilidade ambiental, mas possui aspectos a serem melhorados. No que se refere ao processo produtivo, o resultado da sustentabilidade ambiental foi considerado bom, mas a empresa apresentou aspecto deficitário que comprometeu seus resultados e, portanto, podem ser melhorados e, consequentemente, melhorar a sustentabilidade global dessa indústria de bebidas.

Palavras-chave: Análise de Sustentabilidade Ambiental, Gestão Ambiental-5W2H, Indústria de Bebidas.

One of the major sources of environmental impact at industries is its production process, which is responsible for the creation of residues that can damage the environment severely. This paper analyzes environmental sustainability in a beverages industry by focusing on its production process. To achieve this goal, an exploratory case study was conducted, employing a quantitativequalitative approach. The study was divided into three parts, beginning with the Theoretical Background, followed by the Sustainability Analysis, and the application of the summarized environmental management Plan 5W2H. The results indicate that the firm presents a good level of environmental sustainability, but there is still room for improvement. Regarding the production process, good results were obtained for environmental sustainability, but the company presented faulty aspects which hindered its results and can be enhanced in order to improve the global sustainability of this beverages industry.

Key words: Environmental Sustainability Analysis. Environmental Management – 5W2H. Beverages

Industry.

1 Introdução

O processo produtivo, originário das indústrias e obviamente fundamental a estas e indiretamente a toda a sociedade à qual a indústria está inserida, está cada vez mais sofisticado.

Vítimas da globalização e de um mundo cada vez mais dinâmico, no qual cada instante representa uma nova invenção, uma nova criação, as indústrias se veem obrigadas a se render às tecnologias mais modernas, pois apresentam melhores condições de competitividade em um mercado exigente e seletivo.

É esse mesmo mercado que exige das indústrias compromisso com a sociedade a qual está inserida, compromisso este representado pelas condições que a empresa apresenta a seus colaboradores e à comunidade em geral e, principalmente, compromisso com o meio ambiente, representando assim uma preocupação com a qualidade de vida.

Nesse sentido, as empresas muito têm se preocupado com os impactos

Page 37

provocados por seus processos produtivos ao meio ambiente e em como promover uma gestão ambiental eficiente, causando, dessa forma, menores danos ao meio ambiente e reforçando suas políticas de responsabilidade sócioambiental.

Este estudo fica resumido a duas questõesproblema: (i) Qual a sustentabilidade ambiental global da indústria? (ii) Qual a sustentabilidade ambiental evidenciada no processo produtivo?

Nesse contexto, o presente trabalho propõe analisar o comportamento da sustentabilidade ambiental de uma indústria de bebidas, evidenciando seu processo produtivo, a fim de se verificarem os impactos causados por esse processo por meio das ferramentas de gestão ambiental com suporte da Contabilidade, caracterizandose, assim, como objetivo geral deste estudo.

Justificase a escolha de uma indústria de bebidas, por ser uma das indústrias mais evidentes, e por ainda não existirem muitos trabalhos abordando esse ramo de atividade econômica. Além disso, essa indústria é responsável pelo abastecimento da marca da qual é franqueada em todo o estado de Santa Catarina.

Este artigo está organizado da seguinte maneira: esta primeira seção de caráter introdutório; na segunda seção, apresentase a fundamentação teórica que dá suporte às discussões apresentadas no trabalho. A seção 3 aborda a metodologia e a trajetória metodológica, seguida da seção 4, na qual se discute o estudo de caso realizado neste trabalho e seus resultados. Na seção 5, têmse as considerações finais e sugestões para futuros trabalhos e, por fim, apresentam- se as referências bibliográficas.

2 Metodologia da Pesquisa

Esta seção aborda os procedimentos para condução do trabalho, apresentando o seu enquadramento metodológico, seguido dos procedimentos de revisão de literatura e da trajetória metodológica, que apresenta rapidamente os principais aspectos deste estudo.

Com relação ao enquadramento metodológico, este estudo é de natureza exploratória, que, de acordo com Gil (2002, p. 41),

tem como objetivo proporcionar maior finalidade com o problema com vistas a tornálo mais explicito ou a construir hipóteses. Podese dizer que estas pesquisas têm o objetivo principal o aprimoramento de idéias ou a descoberta de intuições.

É caracterizado como um estudo de caso que, para Yin (2005, p.

a estratégia preferida quando se colocam questões do tipo “como” e “por que”, quando o pesquisador tem pouco controle sobre os acontecimentos e quando o foco se encontra em fenômenos menos

19),representa

Page 38

contemporâneos inseridos em algum contexto da vida real.

A coleta dos dados que fundamentam as análises apresentadas aqui são de fonte primária, pois são dados coletados diretamente em campo, por ser um estudo de caso. Esses dados foram coletados na empresa.

Este trabalho possui abordagem qualiquantitativa, uma vez que apresenta envolvimento de dados estatísticos que remetem à abordagem quantitativa, mas também é utilizada a abordagem qualitativa em alguns momentos.

Segundo Richardson (1999), “os estudos que empregam uma metodologia qualitativa podem descrever a complexidade de determinado problema, analisar a interação de certas variáveis, compreender e classificar processos dinâmicos vividos por grupos sociais”.

Já a abordagem quantitativa geralmente implica a utilização de questionários e o envolvimento estatístico para a análise dos dados.

Para a realização deste trabalho, fezse uma verificação in loco, realizada por um dos autores, onde se aplicou uma lista de verificação composta de 123 questões. Além disso, considerouse necessária a realização de uma entrevista com dois funcionários da empresa, sendo um técnico e o outro, graduado em Química.

Para a revisão de literatura, adotaramse teses e artigos científicos como fontes de informação. Para a utilização de artigos científicos como revisão de literatura, delimitouse a busca aos artigos publicados nas duas edições do Congresso UFSC de Controladoria e Finanças & Iniciação Científica em Contabilidade. Procedeuse a busca pelos títulos que remetiam ao tema Contabilidade Ambiental, sendo selecionados 12 artigos. Em seguida, buscouse nestes os que continham pelo menos uma das seguintes palavraschave: Gestão Ambiental, Contabilidade Ambiental, GAIA, SICOGEA e 5W2H. Selecionaramse, então, oito artigos e partiuse então para a leitura dos seus resumos, a fim de se chegar aos seis artigos que compuseram a fundamentação teórica deste estudo juntamente com as teses.

A trajetória metodológica deste estudo dividiuse em três fases: a revisão teórica, que resgata os principais conceitos trabalhados neste...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO