Representação da informação musical: subsídios para recuperação da informação em registros sonoros e partituras no contexto educacional e de pesquisa

AutorCamila Monteiro de Barros
Páginas194-195
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 17,
n. 35, set./dez., 2012. (Sessão de Dissertações)
BARROS, Camila Monteiro de. Representação da informação musical: subsídios para
recuperação da informaç ão em registros sonoros e partituras no contexto educacional e de
pesquisa. 2012. 150 p. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) Programa de Pós-
Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis,
2012.
BANCA: Profa. Dra. Lígia Maria Arruda Café - PGCIN/UFSC (Orientadora)
Profa. Dra. Maria del Carmen Augustín Lacruz - Universidad de Zaragoza
Profa. Dra. Edna Lúcia da Silva - PGCIN/UFSC
Profa. Dra. Marisa Bräscher Basílio Medeiros - PGCIN/UFSC
Prof. Dr. José Augusto Chaves Guimarães - PPGCI/UNESP
RESUMO:
A Recuperação da Informação Musical é uma área de estudos multid isciplinar que visa construir
subsídios para representação, acesso e uso da informação musical. No entanto, para que a
transferência da informação seja a tingida com sucesso, é imprescindível incluir a perspectiva do
usuário nesses estudos. O objetivo geral dessa pesquisa é verificar quais metadados de
representação da informação musical são relevantes para sua recuperação, na perspectiva dos
usuários especialistas em Música. Os objetivos específicos são: a) levantar na literatura
características da música de forma a desenvolver um conjunto abrangente de metadados para
representação da informação musical; b) verificar quais são os metadados relevantes para
recuperação da in formação musical, de forma a constituir um conjunto mínimo de metadad os de
representação; c) estabelecer aproximaçõ es entre a relevância dos metadados e o contexto
educacional e de pesquisa em Música. Quanto aos proc edimentos metodológicos, a pesquisa foi
realizada em duas etapas. A primeira etapa, em que fora m elaborados o conjunto abrangente de
metadados e o instrum ento de co leta de da dos, foi desenvolvida com base na pesquisa
bibliográfica e documental, de forma exploratória e com tratamento qualitativo dos dados. O
levantamento bibliográfico compreendeu as fontes: Anais da International Society of Music
Information Retrieval Conference (ISMIR), Annual Review of Information Science and Technology
(ARIST), Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB), World
Wide Web Consortium ( W3C), Joint Information Systems Co mmittee (JISC). Os documentos
sofreram análise de conteúdo seguindo-se as três etapas estruturadas por Bar din (1994) e
consistindo, principalmente, na extraçã o de manifestaç ões dos autores que p udessem ser
convertidas em metadados de representação da informação musical e na verificação dos modelos
de metadados recomendados pelo W3C e JISC. A soma das informações extraídas da literatura e
dos padrões recomendados resultou em um quadro de 47 metadados de representação da
informação musical. Esse quadro de metadados foi convertido no instrumento de coleta de dados
(questionário), utilizado na segunda etapa. A segunda etapa teve c unho exploratório, com
DISSERTAÇÃO
v. 17, n. 35, 2012.
ISSN 1518-2924

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