Estudo sociocultural da comunidade discursiva do tratamento temático da informação em bibliotecas universitárias

AutorPaula Regina Dal'Evedove - Mariângela Spotti Lopes Fujita
CargoUniversidade Estadual Paulista
Páginas23-50
23
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 18, n. 36, p.
23-50, jan./abr., 2013. ISSN 1518-2924. DOI: 10.5007/1518-2924.2013v18n36p23
Estudo sociocultural da comunidade discursiva do
tratamento temático da informação em bibliotecas
universitárias
Study sociocultural community discursive treatment of
thematic information in the university libraries
Paula Regina DAL'EVEDOVE1
Mariângela Spotti Lopes FUJITA2
RESUMO
Parte-se da prerrogativa de que o c onhecimento individual é socialmente condicionado e, por
isso, torna-se necessário investigar o c onhecimento dos profissionais que influenciam direta ou
indiretamente os produtos gerados no tratamento temático da informação em contexto de
bibliotecas universitárias. Para tanto, a nalisa-se a comunidade discursiva do tratamento
temático da i nformação a partir do contexto i nstitucional e interação social por meio de
entrevista estruturada. Os resultados revelam a necessidade da Ciência da Informação a vançar
no estabelecimento de estudos que cerquem questões que envolvam a ação humana no processo
a partir da realidade social, a fim de aprimorar as concepções teóricas e metodológicas do
tratamento temático da informação em contexto de bibliotecas universitárias.
PALAVRAS-CHAVE: Tratamento temático da informação. Abordagem sociocultural. Bi bliotecas
universitárias. Comunidade discursiva. Interação social.
1 Universidade Estadual Paulista - p.dallevedove@gmail.com
2 Universidade Estadual Paulista - fujita@marilia.unesp.br
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons
ARTIGO
Recebido em:
18/09/2012
Aceito em:
11/03/2013
v. 18, n. 36, 2013.
p. 23-50
ISSN 1518-2924
24
ABSTRACT
It is assumed as a sociocultural approach to contemporary theories necessary to scientific
Information Science, considering that information should be treated from the observance of its
context of enunciation, situations and purposes, involving all social actors. In this sense, it is the
prerogative of the individual knowledge is socially conditioned and therefore it becomes
necessary to investigate the knowledge of professionals who directly or indirectly influence the
products generated in the thematic treatment of information in context of university libraries.
To do so, it explores the discursive community of thematic treatment information from the
institutional and social interaction through structured interview. The results revealed the need
of Information Science advance the establishment of studies that surround issues involving
human a ction from the social reality i n order to enhance the theoretical concepts and
methodological thematic treatment of information in context of university libraries.
KEYWORDS: I nformation subject treatment. Aporoache socioc ultural. University libraries.
Knowledge of professional. Social interaction.
1 INTRODUÇÃO
No âmbito dos processos de organização e representação da informação
existem lacunas em torno da atuação do profissional bibliotecário no que tange
ao autoconhecimento e consciência sobre suas próprias condições de trabalho,
fatores explorados de modo superficial pela Ciência da Informação. A este
respeito, Jacob e Shaw (1998) apontam o pouco interesse de pesquisas
empíricas centradas no contexto social mais amplo do processamento da
informação e apresentam o ponto de vista coletivista metodológico como meio
que possibilita a investigação da abordagem sóciocognitiva do sujeito dentro de
uma perspectiva sóciocultural mais ampla, estabelecendo subsídios sobre o
internoindividual dentro do externoambiente integ rando os vários níveis
de investigação para o alcance de eficazes sistemas de recuperação da
informação.
De acordo com Fujita (2007a, p.  o ponto básico das análises é que
o processo de conhecimento individual é socialmente condicionado e, nesse
sentido, é preciso ter o estudo do contexto sóciocultural do processo de
informação Sob esta vertente, o foco dos estudos de perspectiva sóciocognitiva
amplia a perspectiva individual para contextos sócioculturais. Tal postura em

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