Sociedade de consumo e o consumismo: implicações existenciais na dimensão da sustentabilidade

AutorJosemar Sidinei Soares, Maria Cláudia da Silva Antunes de Souza
Páginas303-318
304
Recebido: 31/07/2018
Aprovado: 17/09/2018
SOCIEDADE DE CONSUMO E O CONSUMISMO: IMPLICAÇÕES
EXISTENCIAIS NA DIMENSÃO DA SUSTENTABILIDADE
CONSUMER SOCIETY AND CONSUMMISM: EXISTENTIAL
IMPLICATIONS IN THE DIMENSION OF SUSTAINABILITY
Josemar Sidinei Soares*
Maria Cláudia da Silva Antunes de Souza**
RESUMO: A pesquisa tem por objeto a análise da sociedade de consumo e as consequências na
vida humana, a partir de uma análise histórica e doutrinária referente à temática, sobretudo no
que se refere à questão da sustentabilidade. Assim, o objetivo da pesquisa é, analisar a sociedade
de consumo, seus hábitos e desejos e, quais as consequências na vida humana, demonstrando
que este assunto decorre diretamente de atitudes existenciais. A relação entre consumismo e
sustentabilidade não pode ser aperfeiçoada somente por meio de políticas públicas e diretrizes
jurídicas, mas a partir da disseminação de uma nova cultura de responsabilização humana diante
de si, dos ambientes nos quais interage e do próprio planeta. Políticas de sustentabilidade tendem a
sofrer diculdade para serem implementadas com êxito enquanto a cultura contemporânea ainda
enfatizar excessivamente o vínculo entre Felicidade e Consumerismo. Quanto à metodologia, foi
utilizada a base lógica indutiva por meio da pesquisa bibliográca.
Palavras-chave: Sociedade de Consumo. Consumerismo. Felicidade. Existência.
Sustentabilidade.
ABSTRACT: The aim of this research is to analyze the consumer society and the consequences
in human life, based on a historical and doctrinal analysis related to the theme, especially with
regard to the question of sustainability. Thus, the purpose of the research is to analyze consumer
society, its habits and desires, and what the consequences in human life, demonstrating that
this issue stems directly from existential attitudes. The relationship between consumerism and
sustainability can not be improved only through public policies and legal guidelines, but from
the dissemination of a new culture of human responsibility before the self, the environments in
which it interacts and the planet itself. Sustainability policies tend to be dicult to implement
successfully while contemporary culture still overemphasizes the link between happiness and
consumerism. As for the methodology, the inductive logic base was used through bibliographic
research.
Keywords: Consumer Society. Consumerism. Happiness. Existence. Sustainability.
1 INTRODUÇÃO
A sociedade de consumo é notavelmente calcada no crescimento do consumismo na
sociedade para manter a circulação de capitais e garantir a geração de lucro. Entende-se por
sociedade de con sumo a era contemporânea do capitalismo em que o crescimento econômico e
a geração de lucro e riqueza encontram-se predominantemente pautados no crescimento da
* Doutor em Filofosia - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Educação - UFSM. Mestre em Ciência Jurídica -
UNIVALI. Professor no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica - UNIVALI. E-mail: jsoares@univali.br
** Doutora e Mestre em Derecho Ambiental y Sostenibilidad - Universidade de Alicante, Espanha. Mestre em Ciência Jurídica -
UNIVALI. Professora no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica – UNIVALI. E-mail: mclaudia@univali.br

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT