Sharing economy and collaborative consumption: what are we researching?/Economia compartilhada e consumo colaborativo: o que estamos pesquisando?

Autorda Silveira, Lisilene Mello
CargoGestao e Sustentabilidade

Introducao

A preocupacao crescente acerca da responsabilidade ambiental e social que a sociedade contemporanea tem cultivado gera questionamentos sobre os contextos de evolucao da humanidade, entre eles o consumo exagerado. Atualmente as relacoes de consumo sao desenvolvidas de forma desequilibrada e desigual, consequencia do sistema economico contemporaneo, que proporciona a ma distribuicao de renda, descartabilidade, manipulacao e oferta desenfreada. Sabe-se que o consumo sempre fez parte dos costumes e habitos dos seres humanos. Porem, pesquisas apontam que manter o alto nivel de consumo dos dias atuais sera insustentavel devido a baixa quantidade de recursos naturais ainda disponiveis (Bradshaw & Brook, 2014; WWF, 2012; Dauvergne, 2010).

Esse movimento de hiperconsumo tem como resposta a emergencia da economia compartilhada, que parece ser um proximo estagio para reestruturar como a economia opera (Cohen & Kietzmann, 2014). Desde entao, diferentes modelos de negocio baseados na ideia de compartilhamento, troca ou emprestimo surgiram. A difusao continuada desses modelos e favorecida por uma necessidade crescente de producao e consumo sustentaveis nos negocios e na sociedade. A economia compartilhada parece responder a essa necessidade por meio da producao de modelos de negocio que combinam o crescimento economico com sustentabilidade ambiental e social, dimensoes-base do conceito de desenvolvimento sustentavel. Tomados em conjunto, a economia compartilhada e o desenvolvimento sustentavel aparentam ter o potencial de produzir novas formas de organizacao e concorrencia, bem como alterar ou refinar os modelos ja existentes.

Nesse contexto, emerge o conceito de consumo colaborativo como uma forma recente de negocios que aproveita as mudancas tecnologicas, particularmente a internet. Ao contrario do consumo tradicional, o consumo na economia compartilhada baseia-se nas pessoas que trabalham de forma colaborativa, compartilham ideias e praticas e geram interacoes, promocoes e venda de produtos de forma cooperativa (Botsman & Rogers, 2009). Varias sao as iniciativas e praticas que podem ser enquadradas na perspectiva do consumo colaborativo, tais como: eBay, ZipCar, Uber, Airbnb, Freecycle, CouchSurfing e demais iniciativas de coworking em todo o mundo. Enfim, o consumo colaborativo, nas suas mais variadas formas, e uma realidade repleta de desafios relativos as formas e modelos de organizacao.

Ao debrucar-se sobre o tema, pesquisadores e academicos buscam compreender os beneficios da tematica contemporanea e identificar as lacunas que podem ser exploradas. Nesse contexto surge a questao de pesquisa deste artigo: como o estudo sobre economia compartilhada e consumo colaborativo tem evoluido e quais as tendencias apontadas pela producao cientifica internacional? Assim, o objetivo do estudo e analisar as publicacoes cientificas internacionais relacionadas as tematicas economia compartilhada e consumo colaborativo e proporcionar um mapa das problematicas dos estudos publicados nessas areas.

A escolha das palavras economia compartilhada ou consumo colaborativo buscou ampliar a pluralidade de termos e contemplar ambos. A opcao pela analise da producao cientifica internacional embasou-se no destaque dado as publicacoes internacionais nas referencias dos proprios pesquisadores brasileiros (Munck & Galleli, 2016; Souza & Ribeiro, 2013; Gomes, Lavarda & Torrens, 2012; Graeml & Macadar, 2010). Alem disso, os periodicos internacionais tem maior amplitude de circulacao por ser publicados em lingua inglesa (Goulart & Carvalho, 2008). Dessa forma, foi feita uma analise bibliometrica, seguida de uma analise sistematica de literatura, dos artigos publicados na base de dados das colecoes Scopus, Web of Science, Springer Link, Wiley Online Library, Sciverse ScienceDirect e Sage, de 1978 a fevereiro de 2016.

Os resultados mostraram que as pesquisas que envolvem essa tematica sao relativamente recentes, uma vez que somente a partir de 2012 foi identificado um continuo e crescente numero de publicacoes sobre consumo colaborativo e economia compartilhada. Foi possivel identificar os periodicos com mais artigos publicados, os periodicos com mais citacoes e os autores mais citados. A analise final identifica quatro problematicas em que as publicacoes analisadas foram classificadas e aponta as principais contributes de cada uma delas. Por fim, este artigo oferece um panorama das pesquisas em consumo colaborativo e economia compartilhada e apresenta uma taxonomia das problematicas presentes na literatura corrente e insights para futuras pesquisas.

O artigo se estrutura, alem desta introducao, em quatro partes. Na secao 2 sao apresentados alguns aspectos que descrevem o campo de consumo colaborativo e economia compartilhada. Na secao 3 sao descritos os procedimentos metodologicos adotados para a feitura deste trabalho. Na secao 4 sao apresentados os principais resultados, que propoem uma discussao acerca das problematicas identificadas. Na secao 5 sao expostas as consideracoes finais, seguidas da lista de referencias usadas neste trabalho.

Economia compartilhada e consumo colaborativo

O consumo sempre fez parte dos costumes e habitos dos seres humanos. O ato de consumir esteve mais voltado para a sobrevivencia alimentar, as necessidades de moradia e a protecao dos humanos, entre outros, no inicio das civilizacoes. Principalmente a partir do seculo XX, o nivel de consumo medio per capita aumentou de forma substancial, deixou de atender somente as necessidades basicas dos individuos para abranger tambem desejos, vontades e outras formas de satisfacao trazidas pelo consumo de bens e/ou servicos. No entanto, pesquisas apontam que em poucos anos sera insustentavel o alto nivel de consumo, se considerarmos a quantidade de recursos naturais ainda disponiveis (Bradshaw & Brook, 2014; WWF, 2012; Dauvergne, 2010).

A economia compartilhada teve origem na decada de 1990, nos Estados Unidos, impulsionada pelos avancos tecnologicos que propiciaram a reducao dos custos das transacoes on-line peer-to-peer (Shirky, 2012) e viabilizaram a criacao de novos modelos de negocio baseados na troca e no compartilhamento de bens e servicos entre pessoas desconhecidas (Schor, 2014). A economia compartilhada e constituida por praticas comerciais que possibilitam o acesso a bens e servicos, sem que haja, necessariamente, a aquisicao de um produto ou troca monetaria (Botsman & Rogers, 2009). Dessa forma, a criacao de um numero cada vez maior de novos modelos de negocio tambem foi promovida e assim expandiu a economia compartilhada (Gansky, 2010).

A economia compartilhada, tambem denominada de economia mesh (Gansky, 2010), consumo colaborativo (Botsman & Rogers, 2009) ou consumo conectado (Dubois, Schor & Carfagna, 2014), e uma nova tendencia que se expande por meio de novas organizacoes e novos modelos de negocio, com foco no compartilhamento (Gansky, 2010). E considerado um sistema socioeconomico construido em torno do compartilhamento de recursos humanos e fisicos, o qual inclui a criacao, producao, distribuicao, o comercio e consumo compartilhado de bens e servicos por pessoas e organizacoes (Gansky, 2010). Essas iniciativas comerciais englobam transacoes como o compartilhamento, emprestimo, aluguel, a doacao, as trocas e o escambo (Botsman & Rogers, 2009). No entanto, a economia compartilhada tambem e compreendida como um conjunto de iniciativas de consumo conectado, que enfatiza o reuso de produtos e as conexoes peer-to-peer, elimina intermediarios e possibilita interacoes face a face, alem de proporcionar uma nova configuracao dos modelos de negocio da economia tradicional (Dubois et al., 2014). O consumo colaborativo e uma forma de acomodar necessidades e desejos de uma forma mais sustentavel, atraente e com pouco onus para o individuo (Botsman & Rogers, 2009). As iniciativas desse sistema tem motivacoes sociais e psicologicas que nao sao continuas e que poderiam ate ser destruidas pela presenca do dinheiro (Benkler, 2006).

Ha tres formas ou sistemas de consumo colaborativo: a) sistema de servicos de produtos, b) mercados de redistribuicao e c) estilos de vida colaborativos. Os sistemas de servicos de produtos, ou Product-Service System (PSS), sao definidos como um conjunto comercial de produtos e servicos...

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