Os servidores públicos estão aderindo a funpresp? Um estudo em uma instituição federal de Ensino
Autor | Tatiane Sartori - Luana Dos Santos Fraga - Kelmara Mendes Vieira - Daniel Arruda Coronel |
Cargo | Secretariado Executivo Bilingue Universidade Federal de Santa Maria - Economista. Universidade Federal de Santa Maria - Administradora. Doutora em Administração. Universidade Federal de Santa Maria - Economista/Administradora. Doutor em Economia Aplicada. Universidade Federal de Santa Maria |
Páginas | 587-612 |
Artigo recebido em: 20.07.2016 Aprovado em: 07.11.2016.
DOI: http://dx.doi.org/10.18764/2178-2865.v20n 2p 587-612
OS SERVIDORES PÚBLICOS ESTÃO ADERINDO
A FUNPRESP? UM ESTUDO EM UMA
INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO
Tatiane Sartori1
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Luana dos Santos Fraga2
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Kelmara Mendes Vieira3
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Daniel Arruda Coronel4
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Resumo
Este artigo tem por objetivos: identifi car o percentual de adesões dos servidores
em um dos Campi de uma Universidade Federal; descrever o perfi l dos respon-
dentes, segundo os que aderiram e não aderiram ao fundo de previdência com-
plementar; avaliar os motivos da adesão e não adesão à FUNPRESP; verifi car
o nível de conhecimento, riscos e retornos acerca da FUNPRESP, segundo os
1 Secretariado Executivo Bilingue/UNISINOS. Doutora em Administração. Secretária
Executiva na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). E-mail:
tatianesartori@
yahoo.com.br
2 Economista. Mestre em Administração. Bolsista no Programa de Pós-Graduação em
Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). E-mail: luana.fraga92@
gmail.com
3 Administradora. Doutora em Administração. Professora Associada da Universidade
Federal de Santa Maria (UFSM). E-mail: kelmara@terra.com.br
4 Economista/Administradora. Doutor em Economia Aplicada. Professor Adjunto da
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). E-mail: daniel.coronel@uol.com |
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM | Av. Roraima, 1000. Bairro Camobi. Santa
Maria – RS | CEP:
97105-900
588
Tatiane Sartori | Luana dos S. Fraga | Kelmara M. Vieira | Daniel A. Coronel
DOI: http://dx.doi.org/10.18764/2178-2865.v20n 2p 587-612
que aderiram e não aderiram e; analisar o nível de informações sobre contratos,
relatórios e ajustes dos que aderiram. A pesquisa constitui-se em um estudo
exploratório, abordagem quantitativa e aplicação de questionários. A maioria
dos servidores não aderiu à FUNPRESP e estes desconhecem os riscos e retor-
nos que o fundo proporciona. Conclui que, em contrapartida, os que aderiram
acreditam que o fundo dê um retorno fi nanceiro positivo e discordam receber
informações importantes como os ajustes da parcela e relatórios atualizados
Palavras-chave: Plano de Previdência Complementar, FUNPRESP, servidores
públicos.
PUBLIC WORKERS ARE ENTERING THE FUNPRESP? A
STUDY IN AN INSTITUTION OF FEDERAL EDUCATION
Abstract
This article aims to: identify the percentage of server accessions in one of the
Campuses of a Federal University; Describe the profi le of the respondents ac-
cording to those who joined and did not join the supplementary pension fund;
evaluate the reasons for joining and not joining FUNPRESP; verify the level
of knowledge, risks and returns about FUNPRESP, according to those who
have adhered and have not joined; analyze the level of information on con-
tracts, reports and adjustments of those who joined. The research consisted of
an exploratory study, quantitative approach and application of questionnaires.
Most of the servers did not join FUNPRESP and they are unaware of the risks
and returns that the fund provides. On the other hand, those who joined believe
that the fund will make a positive fi nancial return and disagree with receiving
important information such as portion adjustments and up-to-date reports.
Key words: Supplementary Pension Plan, FUNPRESP, public workers.
1 INTRODUÇÃO
O Regime Previdenciário no Brasil iniciou seu ciclo a par-
tir da Consti tuição de 1988, a qua l representou um marco na his-
tória democrática brasileira. A Constituição marcou a reformulação
do sistema fi scal fazendo com que houvesse uma maior efi ciência
do sistema tributário. Porém, até o ano de 1998, praticamente não
existia um sistema de previdência no serviço público da União, dos
Estados e dos Municípios. (PACHECO FILHO; WINKLER, 2005).
Ao contrário do setor privado, onde a aposentadoria é limitada pelo
teto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a aposentadoria
no setor público sempre foi obtida com os vencimentos integrais,
porém a regra de aposentadoria mudou a partir de fevereiro de 2013
quando entrou em vigor a Lei nº 12.618, de 30 de abril de 2012, que
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