Sentidos e percepções de crianças migrantes em Florianópolis

AutorSoraya Franzoni Conde, Karina Strohhaecker Lisa Alcubierre
Páginas358-368
358 DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-02592018v21n2p358
R. Katál., Florianópolis, v. 21, n. 2, p. 358-368, maio/ago. 2018 ISSN 1982-0259
Sentidos e percepções de crianças migrantes em
Florianópolis
Soraya Franzoni Conde1, 2
http://orcid.org/0000-0002-5271-6479
Recebido em 25.10.2017. Aprovado em 08.02.2018. Revisado em 15.03.2018.
ESPAÇO TEMÁTICO: FRONTEIRA, MIGRAÇÕES, DIREITOS SOCIAIS E SERVIÇO SOCIAL
Sentidos e percepções de crianças migrantes em Florianópolis
Resumo: Analisa os sentidos e as percepções de crianças migrantes a respeito de seus próprios processos de migração. A pesquisa foi
realizada em uma unidade de educação infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis e contou com a participação de treze
crianças migrantes e de uma criança nativa da cidade com idades entre quatro e seis anos. Utiliza como instrumento de coleta de dados
o questionário e entrevista realizada com as famílias. Com base no materialismo histórico dialético, foram utilizadas as categorias
totalidade e particularidade do fenômeno social migratório. Buscou-se na perspectiva histórico-cultural as bases para compreender as
percepções das crianças. As falas infantis revelam o modo como apreendem a totalidade das relações sociais vigentes, deixando claro a
classe social que pertencem. Além disso, essas falas também denunciam a forma como as contradições sociais determinam a objetividade
da vida social e as subjetividades desde tenra idade.
Palavras-chave: Migrações na Infância. Crianças Migrantes. Famílias Trabalhadoras.
Senses and perceptions of migrant children in Florianópolis
Abstract: This study analyzes the senses and perceptions migrant children have about their migration processes. The study was
conducted at a public pre-school in the municipal school system of Florianópolis and included participation of 13 migrant children and
one native child from the city from four to seven years old. The data collection instruments were a questionnaire and interviews
conducted with their families. Based on dialectical historic materialism, the categories totality and particularity of the migratory social
phenomenon were used. The study sought in the historic-cultural perspective the bases for understanding the perceptions of the
children. The children’s statements reveal how they learn about the totality of current social relations, making clear the social class that
they belong to. Moreover, these statements also indicate how social contradictions determine the objectivity of social life and its
subjectivities beginning at an early age.
Keywords: Migrations during childhood. Migrant children. Working families.
© O(s) Autor(es). 2018 Acesso Aberto Esta obra está licenciada sob os termos da Licença Creative Commons
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.pt_BR),
que permite copiar, distribuir e reproduzir em qualquer meio, bem como adaptar, transformar e criar a partir deste material,
desde que para fins não comerciais e que você forneça o devido crédito aos autores e a fonte, insira um link para a Licença
Creative Commons e indique se mudanças foram feitas.
Karina Strohhaecker Lisa Alcubierre2, 3
http://orcid.org/0000-0003-1164-4381
1 Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Departamento de Estudos Especializados em Educação,
Florianópolis, SC, Brasil (UFSC)
2 Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, SC,
Brasil (UFSC)
3 Prefeitura Municipal de Florianópolis, Secretaria Municipal de Educação, N.E.I. Colônia Z-11, Florianópolis, SC, Brasil (PMF)

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT