Os saberes do trabalho: uma análise do caso dos mecânicos frente à reestruturação da indústria da reparação automotiva

AutorLaura Senna Ferreira
Páginas17-32
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Os saberes do trabalho: uma análise do caso dos mecânicos frente à reestruturação da indústria da reparação automotiva
Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas Vol. 16 N. 109, jul./dez. 2015
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/1984-8951.2015v16n109p17
Os saberes do trabalho: uma análise do caso dos mecânicos frente à
reestruturação da indústria da reparação automotiva
Laura Senna Ferreira
Os saberes do trabalho: uma análise do caso dos mecânicos frente à reestruturação da
indústria da reparação automotiva
Resumo: O propósito deste artigo é desenvolver uma reflexão sobre a natureza dos saberes
associados ao trabalho, considerando as especificidades dos conhecimentos tácitos que
compõem os ofícios. A partir do caso dos mecânicos automotivos da cidade de Porto Alegre
(RS), observa-se de que maneira o ingresso na profissão de homens provenientes de instituições
de ensino altera os modos de vida e trabalho imperantes. Indica-se que as transformações
recentes no ofício ocorrem tanto no plano técnico como no cultural. Analisam-se, na indústria
da reparação automotiva, as interfaces entre a admissão dos mais escolarizados, as
transformações nos saberes e a presença do discurso do empreendedorismo.
Palavras-Chave: ofício. Saberes tácitos. Conhecimento formal. Empreendedorismo.
Knowledge work: an analysis of mechanics front the restructuring of the car industry
Abstract: The central issue of the article is thinking about the nature of knowledge associated
to work, considering specificity of tacit knowledge that make up trades. The study considers,
based on the case of car mechanics in city of Porto Alegre (RS), the way that admission in this
profession of men from educational institutions changes the way of life and work prevailing in
the sector. The article exposes that the recent changes in the trade happen both on technical and
cultural plan. The text analyses in the automotive repair industry the connection among the
admission of more educated guys, the change on knowledge and the presence of
entrepreneurship discourse.
Key-Words: Environmental education. Attitudes. Behavior.
Esta obra foi licenciada sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Ada ptada.
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Os saberes do trabalho: uma análise do caso dos mecânicos frente à reestruturação da indústria da reparação automotiva
Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas Vol. 16 N. 109, jul./dez. 2015
1. Introdução
No curso das transformações recentes no mundo produtivo os trabalhadores se
deparam com a necessidade de adquirirem outras e renovadas qualificações. Desde o
momento em que as empresas passaram a adotar os paradigmas da empregabilidade e
do empreendedorismo, eles foram convidados a assumirem posturas e comportamentos
mais flexíveis e adaptados às novas demandas do mercado de trabalho. As posições
sociais de cada um encontram-se, assim, abaladas pelas dinâmicas globais da economia,
fazendo com que seja preciso responder às transformações, argumentar e justificar sobre
os seus afortunados ou precários lugares no mundo.
Num cenário de mudanças técnico-organizacionais que recoloca a subjetividade
do trabalhador como elemento chave na busca por produtividade, o domínio cognitivo
dos agentes da produção passa a ser fundamental para a competitividade dos
empreendimentos. Por conseguinte, os saberes do trabalho ascendem a outro patamar,
tanto em termos técnicos como no que diz respeito ao status, tornando-se parte do
cálculo econômico empresarial.
Com o advento das tecnologias, especialmente, da microeletrônica, são exigidos
novos conhecimentos da força de trabalho. Em função disso, ramos que até
recentemente eram abertos aos “práticos”, passam a ser monopólio dos “estudados”,
tendencialmente mais dispostos à racionalização dos processos de trabalho e à adoção
de posturas empreendedoras.
O presente estudo baseia-se em pesquisa realizada na cidade de Porto Alegre
(RS), quando foram realizadas, em diferentes momentos entre os anos de 2010 e 2013,
investigação em jornal do segmento dos serviços automotivos, etnografia nas oficinas e
entrevistas junto a mecânicos e membros de entidades influentes no setor.
Tendo em vista o exposto, o presente artigo divide-se em três seções.
Primeiramente, apresenta-se o debate teórico que serviu de base para o estudo. A seguir,
analisa-se o caso específico dos saberes associados ao ofício do mecânico automotivo.
Por fim, considera-se de que modo as mudanças no mundo do trabalho, principalmente
aquelas associadas às noções de empregabilidade e empreendedorismo, alteram os
modos de ser do ofício.
2. Os saberes cotidianos e do trabalho
Na sociedade moderna, do ponto de vista hegemônico, compreendem-se como
legítimos os saberes que são frutos de uma reflexão pura, considerada tanto mais precisa
quanto mais distante das mãos e das emoções dos homens. Em Descarte (1596-1650),
no âmbito de uma racionalidade iluminada, mente e corpo, sujeito e objeto, eu e outro,
passam a ser dicotômicos. O Cogito, ergo sum (penso, logo existo) é o modelo do
pensador individualizado, solitário, soberano e independente das relações sociais e
culturais contaminadoras do verdadeiro conhecimento, que é considerado como uma
construção exclusivamente mental-cognitiva. Na perspectiva cartesiana, o conhecimento
é concebido como tal quando se coloca de forma impessoal e objetiva, perdendo-se,
assim, toda e qualquer dimensão sociocultural dos saberes.
Em outra acepção, a qual explora a natureza relacional e a conexão entre “saber,
vida e contexto”, o primeiro é entendido como heterogêneo e entrelaçado às múltiplas

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