Riscos Químicos

AutorEdison Ferreira Da Silva
Ocupação do AutorAdvogado
Páginas49-53

Page 49

A questão de riscos químicos principalmente nas áreas de prestação de serviços de saúde é de fundamental importância no processo de conhecimento e a obrigatoriedade de capacitação. Estes riscos são de fato aqueles que envolvem a maior probabilidade de propiciar um acidente e problemas à saúde do trabalhador, tendo em vista as questões que envolvem a exposição e a manipulação de produtos químicos em suas atividades laborais.

32.3. Dos Riscos Químicos
32.3.1. Deve ser mantida a rotulagem do fabricante na embalagem original dos produtos químicos utilizados em serviços de saúde.
32.3.2. Todo recipiente contendo produto químico manipulado ou fracionado deve ser identificado, de forma legível, por etiqueta com o nome do produto, composição química, sua concentração, data de envase e de validade, e nome do responsável pela manipulação ou fracionamento.
32.3.3. É vedado o procedimento de reutilização das embalagens de produtos químicos.

Desta forma, considera-se risco químico as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo do trabalhador pela via respiratória, na forma de poeiras, gases, neblinas ou vapores, ou por exposição, podendo ter contato com a pele e até ser absorvido pelo organismo também por ingestão.

Diante desta conceituação se faz necessário a elaboração de uma ficha técnica de cada produto químico que esteja no ambiente e nas atividades do trabalhador, pois na pratica parece ser uma coisa de enorme complexidade, mas não é esse o fato de receio na sua elaboração, face ao fato que todas as embalagens de produtos químicos já disponibilizam informações de precauções etc. Ademais, ao lidar com produtos químicos, a primeira providência é ler as instruções do rótulo no recipiente ou sua embalagem. Por seus diversos estados físicos nos ambientes de trabalho, os agentes químicos tornam-se uma grande ameaça que precisa ser combatida pelos técnicos de segurança e saúde do trabalho.

Portanto, a Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos — FISPQ propicia a identificação do produto, medidas de segurança, riscos possíveis, informações tóxica/químicas e dados gerais do produto/recipiente. Também devemos considerar, dentro das questões de agentes de risco químico, as várias formas que afetam o trabalhador, como poeiras, fungos, gases, névoas e vapores que podem ser absorvidos pelo ser humano.

Page 50

Com isso devemos criar dispositivos ou sistemas de proteção, denominadas de barreiras de contenção que possibilitam a prevenção destes riscos aos agentes químicos. Os efeitos à saúde vão depender do grau da exposição: se for curta ou longa, relacionadas ao contato com produtos químicos tóxicos na pele e olhos, ou por meio da respiração, resultando em doenças respiratórias crônicas, doenças nos rins, fígado e até mesmo alguns tipos de câncer.

Devemos estar atentos à elaboração do PPRA e do Mapa...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT