Revolução Industrial

AutorEdison Ferreira Da Silva
Ocupação do AutorAdvogado
Páginas19-19

Page 19

Descritivamente, até o final do século XVIII, a maioria da população vivia no campo e produzia o que consumia, de maneira artesanal o produtor dominava todo o processo produtivo. Por a produção ser predominantemente artesanal, países como a França e a Inglaterra possuíam manufaturas.

As manufaturas eram grandes oficinas onde diversos artesãos realizavam as tarefas manualmente, entretanto, subordinados ao proprietário da manufatura. A situação de maior consumismo determinava aos empresários obter maiores lucros; o operário era explorado sendo forçado a trabalhar até 15 horas por dia em troca de um salário baixo.

Neste cenário, as atividades de produção eram desumanas pois agregavam o trabalho de mulheres e crianças obrigadas a trabalhar para sustentarem suas famílias. Diante disso, alguns trabalhadores se revoltaram com as péssimas condições de trabalho oferecidas, e começaram a sabotar as máquinas, ficando conhecidos como “os quebradores de máquinas”.

A Revolução Industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal particularidade dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas. Esta etapa da civilização humana caracteriza-se por três etapas.

Na primeira etapa, entre 1760 a 1860, a...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT