Resultados

AutorVera Lucia de Campos Corrêa Shebalj
Páginas77-93

Page 77

Um total de 17 medições em campo foi efetuado, conforme as dire-trizes apresentadas na metodologia. Este capítulo apresenta os dados básicos obtidos em cada local de medição.

4.1. Localização dos registros efetuados

O mapa na Figura 6 indica a localização das 17 medições efetuadas, cujos endereços estão registrados na Tabela 10. Detalhes sobre o ambiente de cada medição, assim como os registros internos e externos, são apresentados no Apêndice I.

TABELA 11 – Endereços dos locais de medição

Page 78

FIGURA 6 – Mapa dos bairros de Curitiba – Localização dos registros

Page 79

4.2. Percepção dos usuários

O quadro resumo com as respostas obtidas de todos os questionários é apresentado no Apêndice II deste trabalho. A compilação estatística dessas informações é ilustrada nos gráficos das Figuras 7 a 13. Esclarece-se que houve retorno de 33 entrevistas, com o intuito de obter a percepção geral dos usuários, mas foi possível efetuar a medição de campo em 17 dos imóveis de todos os respondentes. Quando questionado sobre a qualidade acústica em sua moradia, o pesquisado alegou deficiência em 27% dos casos (Figura 7). No entanto, salienta-se que a maioria, 40% dos pesquisados, apontaram uma qualidade média.

FIGURA 7 – Percepção sobre a qualidade acústica do imóvel

Conforme ilustra a Figura 8, o Ruído urbano é constatado por 57% dos indagados que, mesmo em pontos distintos da pesquisa, esta que abrangeu desde o bairro Mossunguê ao Cristo Rei, externaram queixas uníssonas.

Page 80

FIGURA 8 – Percepção sobre o incômodo com o ruído urbano

Tais resultados indicam que não existem parâmetros prévios para avaliar a boa qualidade, sendo evidente um descontentamento quando o assunto é condição adequada e bem estar acústico perante os incômodos provenientes do ruído urbano.

No que cerne ao ruído esporádico, àquele relacionado aos locais próximos à linha férrea, por exemplo, foi constatado o tipo de incômodo em 40% do total, como indicado na Figura 9. Com o mesmo percentual têm-se os ruídos eventuais provenientes de vizinhos (Figura 10). Em taxa inferior, encontra-se a percepção de incômodo frente ao ruído de equipamentos prediais (Figura 11).

FIGURA 9 – Percepção sobre o incômodo com ruídos esporádicos

Page 81

FIGURA 10 – Percepção sobre o incômodo com ruídos de vizinhos

FIGURA 11 – Percepção sobre o incômodo com equipamentos prediais

Insta salientar que as construções estudadas nesta pesquisa são pós-uso, com tempos de vida bem variados, porém, em sua maioria, superior a 5 anos. Esse tempo físico identifica uma alvenaria mais resistente, com chapisco, emboço e reboco uma laje com espessura maior, entre outras. As principais queixas levantadas foram relativas às cons-

Page 82

truções mais recentes, entre um e dois anos, que ainda estão fora da norma de desempenho.

Na Figura 12 indicam-se as falhas das construções apontadas pelos pesquisados, que admitiram a entrada de ruído indesejável às suas residências, em que 47% do grupo avaliado estão cientes das falhas e 53% não identificam nenhuma patologia que facilita a penetração do ruído urbano.

FIGURA 12 – Conhecimento sobre eventual falha na vedação acústica do ambiente

Por fim, observou-se, em um primeiro momento, que a legislação que regula o assunto acústica não é conhecida por 77% dos entrevistados (Figura 13). Ocorre que os conceitos e exigências das Normas e Legislações pertinentes somente são conhecidos por quem se dedica a essa ciência, o que diria o leigo. Até então, os normativos utilizados, relacionados às NBR 10151:2000 para área externa, e NBR 10152:1987 para interna, são pouco manuseados pelos projetistas. O que se espera da NBR 15575:2013 é realmente a amplificação desse assunto.

Page 83

FIGURA 13 – Conhecimento do usuário sobre a legislação vigente

4.3. Medições e análises

As informações básicas do ambiente interno de cada local avaliado são apresentadas no conjunto de Tabelas 18 a 49, a seguir.

Nas Figuras 18 a 53 têm-se os registros das medições internas em condição de esquadria fechada, medições externas e, em alguns casos, medições internas em condição de esquadria aberta. As datas e horários de cada medição são indicados nos próprios gráficos.

Ao final de cada subseção, no mesmo conjunto de tabelas indicado, apresentam-se os resultados...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT