Responsabilidade social interna: práticas em passo fundo - rs

AutorPauline Costa - Alessandra Costenaro Maciel - Maicon Lambrecht Kuchak - Daniel Knebel Baggio - Bruna Faccin Camargo
CargoBacharel em Administração pela Faculdade Meridional - IMED - Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Professora do Instituto Meridional - IMED - Graduando em Administração pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Bolsista de Iniciação Científica CNPq. Agente de Orientação ...
Páginas19-38
Revista Global Manager
V. 15, N. 2, 2015
ISSN 1676-2819 - impressa | ISSN 2317-501X- on-line
http://ojs.fsg.br/index.php/global
RESPONSABILIDADE SOCIAL INTERNA: PRÁTICAS EM PASSO FUNDO - RS
INTERNAL SOCIAL RESPONSIBILITY: PRACTICES IN PASSO FUNDO - RS
Pauline Costaa, Alessandra Costenaro Macielb, Maicon Lambrecht Kuchakc, Da niel Knebel Baggiod, Bruna Faccin
Camargoe.
a Bacharel em Administração pela Faculdade Meridional IMED.
b Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria UFSM. P rofessora do Instituto
Meridional IMED.
c Graduando em Administração pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
UNIJUÍ. Bolsista de Iniciação Científica CNPq. Agente de Orientação Empresarial do Progra ma Negócio a
Negócio do Sebrae.
d Doutor em Contabilidade e Finanças / Universidades Zaragoza - Espanha. P rofessor do PPGDes/UNIJUÍ.
e Mestranda em Desenvolvimento pela Universidade Regional do Noroeste d o Estado do Rio Grande do Sul
UNIJUÍ.
Informações de Submissão
Maicon Lambrecht Kuchak,
Endereço: Linha 5 Leste, Distrito de
Santana, Ijuí - RS - CEP: 98700-000.
Recebido em: 04/05/2015.
Aceito em: 11/12/2015.
Publicado em: 31/12/2015.
Resumo
Em um cenário atual no qual as organizações vêm sofrendo
constantes mudanças surgem os desafios de recrutar e manter os
colaboradores. Neste contexto, destaca-se à avaliação da
Responsabilidade Social Interna (RSI), a qual vai além de manter os
direitos dos colaboradores. Diante disso, percebe-se a necessidade de
estudar a RSI e identificar as ações praticadas pelas organizações. A
elaboração deste estudo deu-se p or meio de uma pesquisa
exploratória, a qual analisou sete indicado res que buscam identi ficar
as práticas ocorrem nas empresas dos ramos de atividades de
comercio, indústria e prestação de serviço. O estudo tem co mo
objetivo avaliar as práticas de RSI em empresas de médio e grande
porte da cidade de Passo Fundo / RS. Conclui-se com base nos
resultados obtidos, que as empresas apresentam várias
particularidades em relação às ações práticas, sendo que dentre as
seis empresas pesquisadas todas obtiveram respostas positivas frente
ao tema que as enquadram como praticantes da RSI.
Abstract
In a current scenario where organizations have constantly changes
come great challenges in recr uiting and retaining employees. In this
context stands out the assessment of the Internal Social
Responsibility, which goes b eyond maintaining the rights of
employess. Thus, we see the need to study the Internal Social
Responsibility and identify the actions taken by organizations. The
study aims to evaluate the Internal Social Responsibility practices in
medium and large companies in the city of Passo Fundo / RS. For
this study an exploratory research which analyzed seven indicators
that sought to identify t he practices taking place within companies of
trade activities of branches, industry and service provision has been
Palavras-chave
Responsabilidade Social Interna. Cargos
e salários. Ações sociais.
Keywords
Internal Social Responsibility.
Positionsand salaries. Social actions.
Revista Global Manager v. 15, n. 2, p. 19-38, 2015.
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made. Through the results it was found that the companies have
several characteristics in relation to practical actions, and the six
companies surveyed all had positive respo nses that fall as Internal
Social Responsibility practitioners.
1 INTRODUÇÃO
Cada vez mais os profissionais concorrem em busca de oportunidades no mercado de
trabalho, cabendo então às empresas praticar ações efetivas de captação e retenção de talentos.
Ao mesmo tempo, as constantes mudanças no ambiente organizacional e acirrada
concorrência fazem com que as organizações tenham que constantemente mudar suas
estratégias, seja a partir do aperfeiçoamento da mão de obra ou nas práticas de gestão. Com as
mudanças no mercado torna-se desafiador para as empresas estarem adequadas as
modificações, a fim de manter um local de destaque no panorama atual.
Concomitante a este cenário surgem novas normas e adequações nas legislações, a
partir das quais as organizações precisarão alterar suas rotinas e processos administrativos.
Inserido neste contexto, um assunto que poderá agregar valor à empresa corresponde à
Responsabilidade Social Corporativa (RSC). Ela tem como objetivo proporcionar uma
avaliação cultural das empresas e analisar junto a estas o comportamento ético, as ações
sócias, os acionistas, os funcionários e demais stakeholders da organização (ASHLEY, 2005).
As empresas contemporâneas estão conduzindo suas atividades para adequar-se com
os padrões da responsabilidade social, sejam por proporcionar um plano de carreira para seus
colaboradores, ou por meio de ações sociais em comunidades carentes. Estas também
observam suas cadeias de valor, como por exemplo, se os fornecedores exercem a
responsabilidade social. Assim, as empresas criam novas estratégias para investimentos no
capital humano, com objetivo de manter os colaboradores no quadro funcional.
A mudança cultural voltada às práticas sociais deverá englobar todos os níveis
organizacionais, acarretando em mudanças nos costumes dos funcionários e, desta forma, os
mesmos se orgulhariam em trabalhar na empresa e levariam o nome desta para fora. Segundo
o Instituto Ethos (2015) a valorização dos funcionários refere-se a “atuar de forma
socialmente responsável com o público interno significa mais do que respeitar os direitos
garantidos pela legislação”. Cabem as áreas de recursos humanos o desenvolvimento das
práticas sociais dentro das organizações para conquista de novos colaboradores e a
sensibilização dos que já estão na empresa, para aceitar as novas rotinas sociais.

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