Residência multiprofissional em saúde: o olhar dos preceptores sobre o processo de ensino-aprendizagem

AutorLuciana de Conceição - Silva Márcio Eduardo Brotto
CargoAssistente Social. Mestranda em Serviço Social no Programa de Pós Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - Assistente Social. Doutor em Serviço Social. Professor do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Páginas885-901
Artigo recebido em: 24.02.2016 Aprovado em: 07.11.2016
DOI: http://dx.doi.org/10.18764/2178-2865.v20n 2p 885-901
RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE:
o olhar dos preceptores sobre o processo
de ensino-aprendizagem
Luciana da Conceição e Silva1
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ)
Marcio Eduardo Brotto2
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ)
Resumo
O estudo é sobre o processo ensino-aprendizagem na Residência Multiprof‌i s-
sional em Saúde (RMS) a partir da análise dos relatos de preceptores das áre-
as de Psicologia, Serviço Social e Enfermagem. Os Programas de Residência
Multiprof‌i ssional em Saúde fazem parte das estratégias da Política de Forma-
ção de Recursos Humanos da Saúde no Brasil e af‌i rmam ter como objetivo
contribuir com a revisão do modelo assistencial através da formação de um
novo perf‌i l prof‌i ssional na saúde. Tem como objetivo aproximar-se dos relatos
e percepções dos preceptores sobre o processo de formação na RMS. Tal pes-
quisa envolveu as seguintes estratégias metodológicas: revisão bibliográf‌i ca;
análise documental; observação de campo e entrevista semiestruturada. Para a
análise dos dados utiliza análise de Conteúdo Temática. Nos resultados, obser-
va fragilidades em relação à participação dos preceptores na construção e revi-
1 Assistente Social. Mestranda em Serviço Social no Programa de Pós Graduação da Pontifícia
Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Assistente Social na Secretaria de
Saúde do Município de Carapebus/RJ e no Programa Estadual de Transplantes do Rio de
Janeiro. E-mail: lucyesilva@hotmail.com
2 Assistente Social. Doutor em Serviço Social. Professor do Programa de Pós-Graduação em
Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). E-mail:
meb.brotto@uol.com.br
| Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RJ
|
R. Marquês de São Vicente, 225, Gávea, Rio de Janeiro/RJ | CEP: 22451-900
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Luciana de Conceição e Silva | Márcio Eduardo Brotto
DOI: http://dx.doi.org/10.18764/2178-2865.v20n 2p 885-901
são do Projeto Político Pedagógico bem como aos processos de planejamento
do ensino e avaliação do curso, em especial a perspectiva multiprof‌i ssional.
Palavras-chaves: Saúde, residência, educação.
MULTIPROFESSIONAL RESIDENCY IN HEALTH: the look
of the preceptors on the teaching-learning processes
Abstract
The study is about the teaching-learning process in the Multidisciplinary Resi-
dency in Health (RMS) from the analysis of preceptors reports from the f‌i elds
of psychology, social work and nursing. The Multidisciplinary Residency Pro-
gram in Health are part of the strategies of the Health Human Resources Trai-
ning Policy in Brazil and say they aim to contribute to the review of the care
model through the formation of a new professional prof‌i le on health. It aims to
approach the reports and perceptions of tutors on the training process in RMS.
Such research involved the following methodological strategies: literature re-
view, document analysis; f‌i eld observation and semi-structured interview. For
data analysis we used analysis of thematic content. The results observed weak-
nesses in relation to the participation of tutors in the construction and revision
of the Pedagogical Political Project as well as to educational planning and eva-
luation processes of the course particularly the multidisciplinary perspective.
Key words: Health, residency, education.
1 INTRODUÇÃO
O exercício da preceptoria, a partir da supervisão da prática,
mostra-se como estratégia principal deste processo. Esta mediação
exige do preceptor conhecimento, bom senso, criatividade e for-
mação continuada. Implica, ainda, em compreensão da dinâmica
do processo ensino-aprendizagem a partir da prática, das especif‌i -
cidades que caracterizam o trabalho em saúde e do entendimento
da complexidade do trabalho multiprof‌i ssional. Muito importante
também é a compreensão acerca das transformações do mundo do
trabalho e das políticas sociais públicas e do exercício prof‌i ssional
na saúde. (SANTOS, 2010).
Assim, elencou-se como questão norteadora dessa pesquisa:
como tem sido a contribuição dos preceptores para a formação mul-
tiprof‌i ssional em saúde dos residentes, por meio do processo de en-
sino no e pelo trabalho e que objetiva a construção de uma formação
crítica para o SUS?

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