A relação entre preço e qualidade: uma contribuição metodológica utilizando lógica fuzzy

AutorJúlio Rohenkohl - Orlando Martinelli
CargoUniversidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Páginas97-123
http://dx.doi.org/10.5007/2175-8085.2018v21n2p92
Rev. Text. Econ., Florianópolis, v. 21 n. 2, p. 97 123, abr/out. 2018 ISSN 2175- 8085
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A relação entre preço e qualidade:
uma contribuição metodológica utilizando lógica fuzzy
The relationship between price and quality:
a methodological contribution using fuzzy logic
Júlio Rohenkohl
julioroh@gmail.com
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Orlando Martinelli
orlando.martinelli@gmail.com
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Resumo: O artigo apresenta uma contribuição metodológica para o estudo da relação entre preço e qualidad e
das mercadorias. Faz-se um exercício empírico para um produto alimentar. Utiliza -se a teoria dos conjuntos fuzzy
para analisar a relação entre a q ualidade e o preço das mercador ias, explorando variantes da ótica do consumidor
para captar a) a relevância de características qualitativas para o estabelecimento do preço a pagar e,
alternativamente, b) a relevância do preço como sinalizador de qualidade. Este método aproxima a formalização
matemática da manifestação do consumidor, reduzindo a necessidade de pressupostos teóricos inerentes à
organização da informação mediante técnicas de variação infinitesimal. O resultado do exercício sinaliza ser o
preço um indicador de qualidade das mercadorias, principalmente qu ando a qualidade torna-se ruim na
percepção dos consumidores.
Palavras-chave: Mercadorias; Qualidade; Relações Fuzzy
Códigos JEL: D00; L15; B52.
Abstract: The article presents a methodolog ical contribution to the study of the relation between price and
quality of goods. An empirical exercise is performed for a fo od product. Fuzzy sets theory is used to analyze the
relationship between quality and price o f products, exploring variants of the consumer's perspective to capture
a) the relevance of qualitative characteristics for the establishment of the p rice to be paid and, alternatively, b)
the price relevance as a quality flag. This meth od approximates the mathematical formalization to consumer
manifestation, reducing the necessity for theoretical assumptions inherent to the organization of information
through infinitesimal variation techniques. The result of the exercise signals that the price is an indicator of the
quality of the merchandises, especially when the quality becomes poor in the perception of the co nsumers.
Keywords: Merchandises; Quality; Fuzzy Relationships
JEL Codes: D00; L15; B52.
Recebido em: 14-03-2018. Aceito em: 28-05-2018.
http://dx.doi.org/10.5007/2175-8085.2018v21n2p92
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1 INTRODUÇÃO
A visão mais convencional de microeconomia estabelece que a determinação do preço
de uma dada mercadoria
1
normal é regida por dois constructos básicos: a lei de oferta e
demanda e o princípio da escassez associada à utilidade marginal dessa mercadoria. No plano
analítico individual, o sujeito econômico é capaz de ordenar, sem ambivalências, qualquer
número de mercadorias de acordo com as suas preferências individuais. As variações de
qualidade são perfeitamente distinguidas e compreendidas. Cada sujeito, no entanto, percebe
uma utilidade diferente para cada mercadoria qualitativamente distinta das demais, baseado
em suas preferências individuais. Assim, por exemplo, a manifestação de um aumento da
demanda relativamente à oferta induz logicamente a uma elevação do preço a ser pago por
quantidades adicionais, dada a maior percepção de escassez relativa da mercadoria associada
ao seu mapa de preferências. É possível derivar a sua curva de demanda individual e
estabelecer o preço relativo a outras mercadorias. Deste modo, cada mercadoria apresenta
uma única relação entre preço e quantidade demandada ou ofertada. Uma variação qualitativa
em uma mercadoria, a rigor, origina outra relação entre preço e quantidade.
No plano analítico agregado do equilíbrio geral, a qualidade das mercadorias de um
mesmo mercado ou indústria é suposta como homogênea ou idêntica entre as diversas
unidades, e o mix de tipos (indústrias) é constante. O ajuste de oferta e demanda que
determina o equilíbrio do mercado ocorre em função do preço e da quantidade da mercadoria.
A qualidade da mercadoria é bem estabelecida entre os demandantes e ofertantes, bem como é
um elemento constante no tempo transacional de mercado. O preço sinaliza perfeitamente a
escassez ou a abundância relativa da mercadoria e permite a coordenação das decisões
descentralizadas de diversos agentes que participam do mercado.
Simetricamente à face da demanda dos consumidores, o lado da oferta das firmas na
teoria econômica incorpora a mercadoria homogênea, a informação perfeita e as decisões sem
ambivalência, focalizando a atenção em variações marginais nos custos. A partir dos anos de
1920, uma série de contribuições teóricas e empíricas voltadas para o funcionamento da firma
e para a concorrência entre firmas em um plano industrial propôs argumentos que desafiaram
1
O uso recorrente das palavra s “mercadoria” e “produto” como equivalentes, em que pese sacrifício de estilo,
objetiva evitar conotações subjacentes a “bem” e “commodity”, a primeira palavra ligada a avaliaçõ es marginais
de utilidade e a última à presunção de homogeneidade qualitativa dos itens pr oduzidos e transacionados.

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