Reflexões sobre o ensino de direito e cinema

AutorKathryn Brown
Páginas27-39
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE DIREITO E CINEMA1
KATHRYN BROWN2
   
tradicional dos cursos de direito e de ciências humanas em todo o mundo. Nos
últimos anos, muitos estudos reveladores foram publicados sobre as formas
com que as normas jurídicas e as práticas culturais se relacionam e, em alguns
casos, transformam uma a outra tanto dentro quanto fora do local onde são
produzidas.3 Essa é uma área de estudo que continua a crescer, sobretudo na
medida em que acadêmicos debruçam-se sobre uma variedade maior de pro-
dutos culturais e de trocas internacionais. O objetivo deste artigo é considerar
   
como professora assistente nessa área de estudo efervescente e em rápida

criar uma ementa balanceada para alunos europeus, em uma área de estudos

com tradição de common law, sobretudo o Reino Unido e os Estados Unidos.
Eu gostaria de contextualizar rapidamente o ambiente de aprendizado no
qual o curso de Direito e Cinema é conduzido. Fui convidada a desenvolver
1 Traduzido do inglês por Julia Nemirovsky.
2 Kathryn Brown possui formação em direito e história da arte, sendo professora da Univer-
sidade de Tilburg, na Holanda, onde leciona cursos na interseção entre direito e cultura po-
pular, tendo publicado extensivamente sobre artes visuais e estéticas. Seus livros incluem
Women Readers in French Painting 1870—1890 (2012), (como editora e autora) The Art
Book Tradition in Twentieth-Century Europe (2013), Law and Popular Culture: Internatio-
nal Perspectives (2014), Interactive Contemporary Art: Participation in Practice (2014) e
Perspectives on Degas (forthcoming). Ela já ocupou posição de pesquisadora visitante na
University of British Columbia, Tulane University, University of Kent em Canterbury, e na
Australian National University. Email: k.j.brown@tilburguniversity.edu.
3 Orit Kamir faz uma análise bastante útil das diferentes abordagens metodológicas sobre o
estudo de direito e cinema em “Why “Law-and-Film” and What Does it Actually Mean? A
Perspective”, Continuum: Journal of Media & Cultural Studies, 19:2 (junho 2005), 255—78.
       -
   
and Interdisciplinarity’ in Law and Popular Culture: International Perspectives, eds Michael
Asimow, Kathryn Brown, and David Ray Papke (Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars
Publishing, 2014), 285-304.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT