Redes sociais virtuais na sociedade da informação e do conhecimento: economia, poder e competência informacional

AutorEdna Angelo
CargoBibliotecária do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais
Páginas71-80
71
v. 21, n. 46, 2016
p. 71-80
ISSN 1518-2924
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação , v. 21, n. 46, p.
71-80, mai./ago., 2016. ISSN 1518-2924. DOI: 10.5007/1518- 2924.2016v21n46p71
Redes sociais virtuais na sociedade da informação e
do conhecimento: economia, poder e competência
informacional
Virtual social networks in the information society and knowledge:
economy, power and informational competence
Edna ANGELO
Bibliotecária do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais -
ednasangelo@yahoo.com.br
Resumo
Este artigo tem como objetivo fazer um apanhado teóri co a respeito das redes sociais
virtuais a fim de contextualizar sua conjun tura na sociedade contemporânea. Conclui-se que
por meio das redes sociais virtuais, certamente o usuário não será capaz de dominar o
universo informacion al tornando-se autônomo para designar habilidades ligadas ao uso da
informação e criando soluções para seus problemas para se denominar competente
informacional. No en tanto, pode se apresentar como uma porta de entrada para interagir
com a tecnologia e procurar novas fon tes de inf ormação, rumo à aquisição de novos
conhecimentos. O mundo "business", por sua vez (e mpresas e marcas), caminha para encará-
la de forma cada vez mais séria e profissional. É aí que está à comunicação da nova "era do
conhecimento": será no mundo virtual que os consumidores e marcas dialo garão.
Palavras-chaves: Redes sociais virtuais. Economia da inf ormação. Competência
informacional.
Abstract
This article aims to make a theoretic al overview about social networks in order to
contextualize th eir situation in contemporary society. In con clusion, through social
networks, certainly you will not be able to master informational universe becoming
autonomous to designate sk ills related to the us e of information and creating solutions for
their problems to be called competent informational. However, it can present itself as a
gateway to interact with technology and seek new sources of information, towards the
acquisition of new knowledge. The world "business" in turn (companies and brands), walks
to face her increasingly serious and professional manner. That 's where the communication of
the new "knowledge age": is the virtual world that consumers and brands will dialogue.
Keywords: Virtual Social Networks. Information economy. Information litera cy.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
ARTIGO
Recebido em:
29/12/2015
Aceito em:
26/02/2016

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT