Redes de saberes: pensamento interdisciplinar

AutorCristina Novikoff - Marcus Alexandre de Pádua Cavalcanti
Páginas42-51
42
Redes de saberes: pensamento interdisciplinar
Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas Vol. 17 N. 110, jan./jun. 2016.
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/1984-8951.2016v17n110p42
Redes de saberes: pensamento interdisciplinar
Cristina Novikoff
Marcus Alexandre de Pádua Cavalcanti
Redes de Saberes: Pensamento Interdisciplinar
Resumo: O artigo discute a importância da articulação entre diferentes conhecimentos sob a
perspectiva de redes e propõem que saberes práticos e teóricos pode habitar um mesmo espaço,
se influenciando mutuamente. Portanto, objetiva demonstrar que o fenômeno que a princípio
parece objeto de estudo de uma única disciplina, também pode ser estudado por outras,
evidenciando que modificações e influências mútuas ocorrem quando diferentes modalidades de
conhecimentos convivem em um mesmo trabalho. Para tal desafio são apresentados argumentos
propositivos de conexão entre as disciplinas, como instrumentos praxiológico, para promover a
superação do saber fragmentado. Aduz-se a educação interdisciplinar como práxis
contemporânea do saber. A crítica à fragmentação dos saberes é sustentada nas discussões
epistemológicas acerca da complexidade e dos paradigmas do conhecimento, em especial, na
derivação do pensamento a partir da filosofia de Deleuze e Guattari, que se configura como uma
prática rizomática, em contraponto ao modelo epistemológico arbóreo cartesiano.
Palavras-chave: Rede. Interdisciplinaridade. Conhecimento.
Knowledge Networks: Interdisciplinary Thinking
Abstract: The article discusses the importance of coordination between different knowledge
from the perspective of networks and proposes practical and theoretical knowledge can inhabit
the same space, influencing each other. Therefore, objectively demonstrate that the phenomenon
that at first seems studied by a single discipline, can also be studied by others showing that
changes and mutual influences occur when different forms of knowledge coexist in the same
work. For this challenge is presented propositional arguments connection between disciplines,
as praxeological instruments to promote the overcoming of fragmented knowledge. Assumes
that the interdisciplinary education is the contemporary praxis of knowledge. The criticism of
the fragmentation of knowledge is sustained in epistemological discussions about the
complexity and paradigms of knowledge, especially in the derivation of thought from the
philosophy of Deleuze and Guattari, which is configured as a rhizomatic practice as opposed to
the epistemological model tree Cartesian.
Keywords: Network. Interdisciplinarity. Knowledge.
Esta obra foi licenciada sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Ada ptada.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT