Razão tradicional e razão crítica: os percursos da razão no ensino e a pesquisa em administração na concepção da teoria crítica

AutorFrancis Kanashiro Meneghetti - José Henrique de Faria - Dorival De Stefani
CargoProfessor Titular do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná. Curitiba. PR. Brasil - Professor do Departamento Acadêmico de Gestão e Economia e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba. PR. Brasil - Professor da UNINTER. Curitiba. PR. Brasil
Páginas140-154
Artigo recebido em: 1º/05/2015
Aceito em: 19/02/2016
http://dx.doi.org/10.5007/2175-8077.2016v18n45p140
Esta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso.
140 Revista de Ciências da Administração • v. 18, n. 45, p. 140-154, agosto 2016
RAZÃO TRADICIONAL E RAZÃO CRÍTICA: OS PERCURSOS DA
RAZÃO NO ENSINO E A PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO NA
CONCEPÇÃO DA TEORIA CRÍTICA
Traditional Sense and Reason Critical: the routes of reason in
teaching and research in administration in understanding of
critical theory
José Henrique de Faria
Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná. Curitiba. PR. Brasil. Professor
Titular do PPGS/ISAE-PR. Curitiba. PR. Brasil. E-mail: jhfaria@gmail.com
Francis Kanashiro Meneghetti
Professor do Departamento Acadêmico de Gestão e Economia e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Universidade
Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba. PR. Brasil. E-mail: fkmeneghetti@gmail.com
Dorival de Stefani
Professor da UNINTER. Curitiba. PR. Brasil. E-mail: dorivaldestefani@gmail.com
Resumo
Questionar a razão que constrói as razões é condição
essencial para compreender como se constitui, na
atualidade, o ensino e a pesquisa em Administração.
Para tanto, o objetivo central deste trabalho é refletir
sobre a prática científica caracterizada pela Razão
Tradicional (Ciência Moderna) e pela Razão Crítica.
Não se trata de avaliar o status dessas razões, mas de
propor uma reflexão sobre a prática científica. Assim,
faz-se mister verificar o que é razão, sua relação com o
Iluminismo e o que se entende por Eclipse da Razão; o
entendimento e as características da Razão Tradicional
e sua relação com o capitalismo e o progresso; o
entendimento e as características da Razão Crítica e
sua relação com o materialismo histórico; a relação
entre Razão Tradicional e Razão Crítica. A Razão Crítica
supera a Razão Tradicional não por negação, mas
por incorporação. A Razão Crítica que questiona os
porquês, as utilizações, os interesses, as consequências
históricas e os resultados obtidos pela ciência.
Palavras-chave: Razão Crítica. Razão Tradicional.
Ciência Moderna. Administração.
Abstract
Question the reason that builds the reasons is essential
for understanding how, are lately, teaching and research
in management. Therefore, the main objective of
this paper is to reflect about the scientific practice
characterized by the Traditional Reason (Modern
Science) and the Critical Reason. It is not a question
of assessing the status of these reasons, but to propose
a reflection about scientific practice. Thus, it becomes
necessary to check what is right, its relationship with
the Enlightenment and what is meant by Eclipse of
Reason; understanding and characteristics of the
Traditional Reason and its relationship to capitalism and
progress; understanding and characteristics of Reason
Criticism and its relationship to historical materialism;
the relationship between Traditional Reason and Critical
Reason. Reason Critical overcomes the Traditional
Reason not by denial, but by incorporation. The Critical
Reason questioning the whys, uses, interests, historical
consequences, the results obtained by science.
Keywords: Critical Reason. Traditional Reason.
Modern Science. Administration.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT