Quimioterápicos

AutorEdison Ferreira Da Silva
Ocupação do AutorAdvogado
Páginas54-57

Page 54

No capítulo dos riscos químicos o destaque está na proteção ao trabalhador que manuseia as substâncias quimioterápicas antineoplásicas. Com relação aos quimioterápicos, entende-se por acidente: ambiental — contaminação do ambiente devido à saída do medicamento do envase no qual esteja acondicionado, seja por derramamento ou por aerodispersóides sólidos ou líquidos; pessoal — contaminação gerada por contato ou inalação dos medicamentos da terapia quimioterápica antineoplásica em qualquer das etapas do processo.

Para que não ocorram acidentes é necessário observar as recomendações contidas nos itens da NR-32 e na Resolução RDC n. 220, de 21 de setembro de 2004 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária — ANVISA. Compete ao empregador: proibir fumar, comer ou beber, bem como portar adornos ou maquiar-se; afastar das atividades as trabalhadoras gestantes, proibir que os trabalhadores expostos realizem atividades com possibilidade de exposição aos agentes ionizantes.

Deve preocupar-se com as questões de manuseio de quimioterápicos e seguir, no mínimo, as recomendações de prevenção. Todos os acidentes devem ser registrados em formulário específico. O vestuário deve ser removido imediatamente quando houver contaminação. As áreas da pele atingidas devem ser lavadas com água e sabão. Quando da contaminação dos olhos ou outras mucosas, lavar com água ou solução isotônica em abundância, providenciar acompanhamento médico.

A cabine de preparação (capela) deve estar sempre com vistorias que possa promover a descontaminação de toda a superfície interna da cabine. Em caso de contaminação direta da superfície do filtro, a cabine deverá ser isolada até a substituição do filtro. O responsável pela descontaminação deve paramentar-se antes de iniciar o procedimento.

É proibido a quem trabalha com quimioterápicos antineoplásicos iniciar qualquer atividade na falta de EPI; dar continuidade às atividades de manipulação quando ocorrer qualquer interrupção do funcionamento da cabine de segurança biológica.

Nas áreas de preparação, armazenamento e administração e para o transporte, deve ser mantido um kit de derramamento (kit de emergência) identificado e disponível, que deve conter no mínimo: luvas de procedimento, avental impermeável, compressas absorventes, proteção respiratória, proteção ocular, sabão, recipiente identificado para recolhimento de resíduos e descrição do procedimento.

Page 55

32.3.9.4. Dos Quimioterápicos Antineoplásicos
32.3.9.4.1...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT