Questões Críticas para o Fortalecimento da Independência da ANEEL

AutorDébora Hiromi Yanasse
Ocupação do AutorAdvogada do Tauil & Chequer Advogados Associado à Mayer Brown LLP
Páginas116-139
116 QUESTÕES CRÍTICAS PARA O FORTALECIMENTO DA INDEPENDÊNCIA DA ANEEL
1. INTRODUÇÃO
Nos ’ltimos  anos as agências reguladoras brasileiras incluindo a Agência
Nacional de Energia Elétrica ANEEL sofreram um perigoso processo de
perda de independência decorrente de uma política de maior intervencio
nismo em diversos setores da economia agravada por um viés populista
imediatista que resultou no aumento da insegurança jurídica em diversos
setores regulados especialmente o setor elétrico
A ANEEL instituída pela Lei Federal n  de  de dezembro de
 é uma autarquia sob regime especial vinculada ao Ministério de Minas
e Energia MME que tem por inalidade regular e iscalizar a geração
transmissão distribuição e comercialização de energia elétrica em confor
midade com as políticas e diretrizes do governo federal Sua lei de criação
contempla mecanismos que deveriam lhe assegurar independência deci
sória e orçamentária essenciais para o cumprimento de sua missão qual
seja proporcionar condições favoráveis para que o mercado de energia
elétrica se desenvolva com equilíbrio entre os agentes e em beneício da
sociedade
De fato o desenvolvimento do setor elétrico exige o equilíbrio ou em
outras palavras a adequada composição dos m’ltiplos interesses políticos
e econômicos de seus diversos agentes como sumariamente ilustrado na
igura a seguir
Cf arts  e  da Lei Federal n  de  de dezembro de 
AGÊNC)A NAC)ONAL DE ENERG)A ELÉTR)CA A Missão a Visão e os Valores da ANEEL
Disponível emhttpwwwaneelgovbrmissaoevisaoinheritRedirecttrueredire
ctFaaneel Acessado em  de julho de 
DÉBORA HIROMI YANASSE 117
Governo
consumidores
Interesses
estratégicos
Equilíbrio
Agentes
regulados
Modicidade
tarifária
Qualidade
do serviço
Garantia
de direitosInteresse
público
Remuneração
adequada
Contratos
honrados
Regras
claras
Fonte: ANEEL.3
Ocorre que a ANEEL não tem conseguido assegurar esse equilíbrio de
interesses em razão da captura do regulador por interesses políticos que
não representam o interesse dos agentes regulados e nem mesmo o inte
resse p’blico Em linhas gerais a teoria da captura
sustenta que em regra
AGÊNC)A NAC)ONAL DE ENERG)A ELÉTR)CA Folder )nstitucional da ANEEL Disponível em
httpwwwaneelgovbrarquivosPDFfolderintitucionalANEELpdf Acessado
em  de julho de 
Daniel Bregman discorre sobre a evolução da referida teoria nascida nos Estados Unidos
Antes de Stigler  duas correntes dominavam a abordagem do comportamento do
regulador na teoria econômica a NPT e a Teoria da Captura  A NPT Normative Analysis
as a Positive Theory se propunha a tratar a regulação de uma forma um tanto peculiar os
aspectos normativos como deveria se comportar o regulador até então não eram clara
mente separados dos aspectos positivos como ele de fato se comportava nas abordagens
teóricas A existência de falhas de mercado apresentadas na seção anterior eram as prin
cipais razões para a regulação de determinada ind’stria A outra corrente que procurava
explicar o comportamento do regulador era a Teoria da Captura A constatação de que não
havia forte correlação entre as falhas de mercado e a regulação numa ind’stria motivou o
seu surgimento (averia captura do legislador quando o aparato regulatório fosse criado
para atender a demanda por regulação da ind’stria e do regulador quando a agência aten
desse aos interesses da ind’stria com o tempo  O trabalho de Stigler  é emblemá
tico representou um divisor de águas na abordagem teórica do comportamento do regu
lador Apesar de não chegar a conclusões muito diferentes daquelas da Teoria da Captura
o trabalho de Stigler inovou ao se propor a integrar a análise da economia e do comporta
mento político Os políticos não utilizariam seu poder para promover o bem comum mas
seriam como todos os agentes maximizadores de uma função utilidade Assim os grupos

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