Questões e caminhos para uma história pública no Brasil

AutorRafaela Sales Goulart
Páginas338-345
Esboços, Florianópolis, v. 27, n. 45, p. 338-345, maio/ago. 2020.
ISSN 2175-7976 DOI https://doi.org/10.5007/2175-7976.2020.e68243
Questões e caminhos para uma história pública no Brasil
339/345
Organizado por Ana Maria Mauad, Ricardo Santhiago e Viviane Trindade
Borges, o livro “Que história pública queremos?” (What public history do we
want?) convida os leitores a participarem de um debate que caracteriza o
campo e os caminhos da história pública no Brasil. Como novidade, essa produção
de 2018, escrita por historiadores brasileiros e brasilianistas, oferece a tradução dos
seus vinte capítulos para o inglês, o que ressalta não só a relevância dos percursos

estabelecidos em território nacional, mas suas perspectivas de alcance internacional,

as tradições teóricas estrangeiras referentes à área.
Adicionam-se ao catálogo editado pela Letra e Voz1 esses textos em que os
autores compartilham suas visões sobre história e história pública ao mesmo tempo
que repensam seus próprios campos, temas, objetos, métodos e objetivos de pesquisa.
Assim, o que caracteriza a contribuição do livro perante a pretendida história pública
brasileira é exatamente a união entre uma espécie de autoavaliação das trajetórias e
experiências teóricas e práticas do ofício do historiador e a redescoberta da “dimensão
pública do conhecimento histórico” (MAUAD; SANTIAGO; BORGES, 2018, p. 11).
Nessa lógica, Ricardo Santhiago (2018, p. 329) defende que: “A história pública
feita no Brasil, assim, não é um esboço de uma nova subdisciplina ou de uma nova
    
meio”. Em “Pode-se falar de uma história pública brasileira?”, o autor demonstra, por
exemplo, que fatos e experiências históricas vivenciadas no Brasil após o período da
redemocratização – criação da Comissão Nacional da Verdade e da Lei do Acesso à
Informação; expansão do ensino superior através de políticas de governo; proliferação
de programas de TV, portais virtuais e publicações (de viés histórico) diversas; e
        
pela “virada pública da história” (SANTIAGO, 2018, p. 323) quanto pela demanda por
uma história pública brasileira.
Sobre o surgimento dos debates em história pública no Brasil, Rodrigo de
Almeida Ferreira (“Qual a relação entre história pública e o ensino de história?”) o
localiza a partir de eventos acadêmicos e/ou da Rede Brasileira de História Pública
(RBHP) e de publicações resultantes desses núcleos iniciados em 2011. Com base


diálogo interdisciplinar e democrático junto às comunidades. Assim, em “Quais as
 

(como o ProfHistória), ao passo que demonstra o avanço qualitativo de pesquisas e

público mais amplo” (FERREIRA, 2018, p. 58).

historiador no Brasil, Benito Bisso Schmidt, sob o questionamento: “Qual a relação entre
 
da expressão “história pública” ter sido reconhecida em contexto brasileiro no início do
1 Outros livros sobre a temática foram publicados pela mesma editora: ALMEIDA; ROVAI, 2011; MAUAD;
ALMEIDA; SANTHIAGO, 2016; ALMEIDA; MENESES, 2018; CARVALHO; TEIXEIRA, 2019.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT